O câncer colorretal é o principal tumor que acomete o aparelho digestivo. Estima-se que um em cada dez tumores diagnosticados seja de origem cólon e retal.
Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre os homens, perdendo apenas para o de próstata e o de pulmão. Entre as mulheres é o segundo, atrás apenas do câncer de mama.
Cerca de 90% dos casos, o tumor maligno se origina a partir de pólipos presentes na mucosa do intestino. Eses pólipos são pequenas elevações benignas que surgem na parede do cólon e/ou do reto. Contudo, com o passar dos anos, pode se transformar em um tumor maligno, o adenocarcinoma.
Por isso, a principal forma de prevenção do câncer colorretal é cuidar da saúde intestinal, bem como o rastreamento através de exames, entre eles a colonoscopia. Pois, uma vez que detectado precocemente, é tratável e curável na maioria dos casos.
Fatores de risco para o câncer colorretal
Consumo excessivo de embutidos (por exemplo: salsicha, presunto, mortadela, entre outros)
Excesso de carne vermelha
Dieta rica em carboidratos e produtos industrializados
Obesidade
Sedentarismo
Diabetes mellitus
Tabagismo
Alcoolismo
Idade acima de 50 anos
Presença de pólipos intestinais
Doença inflamatória intestinal (Doença de Crohn, Colite Ulcerativa)
Histórico familiar de câncer colorretal
O câncer colorretal tem origem em fatores dietéticos, ambientais e genéticos. Mas, um dos principais fatores de desenvolvimento desta doença é a má alimentação.
Não apenas os carboidratos, açúcares, os óleos industrializados, alimentos com agrotóxicos, alimentos industrializados, bem como o excesso de bebida alcoólica, carne vermelha e embutidos aumentam o risco de desenvolver câncer colorretal.
O câncer de cólon retal também tem um forte componente hereditário. Dessa forma, se sua família tem histórico de câncer no intestino, você deve cuidar ainda mais da sua alimentação assim como ter programas regulares de desintoxicação.
Principais sinais e sintomas:
Presença de sangue nas fezes (vivo ou oculto)
Anemia sem causa aparente
Alterações no hábito intestinal, como diarreia ou prisão de ventre
Desconforto abdominal
Permanência da vontade de evacuar mesmo após a evacuação
Emagrecimento sem causa
Fraqueza
Previna-se
O câncer de cólon retal, assim como os outros tipos de tumores, é resultado da perda de saúde causada pelas agressões sucessivas ao organismo ao longo dos anos.
Por isso, pare de alimentar o câncer. Reduza o consumo e, se possível, elimine da dieta alimentos vazios, carboidratos, glúten, os falsos alimentos saudáveis.
Adote uma alimentação balanceada e inclua mais fibras no seu cardápio, uma vez que a ingestão de fibras vegetais está ligada a redução do risco de desenvolver câncer intestinal.
A alimentação saudável auxilia na reconquista da saúde, porém, você precisa ajudar seu corpo na desintoxicação. Para isso, conheça o Detox Kriyá!
Com o Programa de Detox Kriyá você promove uma limpeza profunda no organismo, especialmente nos intestinos, fígado e vesícula. Ao passo que proporciona todos os nutrientes essenciais para devolver a saúde.
Dessa forma, ele ajuda a aumentar a imunidade, fazendo com que o corpo destrua células anormais, não deixando que se multipliquem.
Conheça mais sobre o Detox Kriyá!
Leia +: Detox Kriyá – Vida plena e saudável
Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar este vídeo e compartilhar a saúde integral.
Entre em contato comigo pelo whats app 47 98495-2112
Facebook: https://www.facebook.com/detoxkriya/ e https://www.facebook.com/biancaenriconeterapeuta/
Instagram: @detoxkriya
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCaYusxu3whB84YZ5f2nYlig?view_as=subscriber
Leia também: Não Alimente o Câncer