Eletroestimulação muscular auxílio fundamental para esportistas contribui para uma vida saudável e equilibrada
A princípio, quer para manutenção e fortalecimento muscular ou contraturas e demais lesões musculares, a eletroestimulação e uma ajuda, além de aliada para quem pratica esporte de alto rendimento ou esportistas amadores e até mesmo de finais de semana que costumeiramente costumam contundir-se.
Saúde & Bem Estar
Assim, segundo o fisioterapeuta Rafael Schaff, da Fisio Sports, a eletroestimulação tem ajudado a transformar o perfil das academias e espaços de saúde e bem-estar: “Poucos segmentos apresentaram tantas evoluções ao longo dos últimos anos quanto o de espaços fitness, voltados para a saúde e bem-estar. Por outro lado, enquanto os avanços biotecnológicos têm ajudado a transformar as academias e estúdios em espaços cada vez mais high-tech, a forma como as pessoas se relacionam com a própria saúde e sua rotina de treinos também têm mudado. Juntamente, há uma demanda cada vez maior por atividades personalizadas e 100% conectadas com os objetivos específicos de cada aluno”.
Recursos Físicos na Fisioterapia
De acordo com o fisioterapeuta Bruno Sá, também da Fisio Sports, a utilização de recursos físicos na fisioterapia vem sendo utilizada há muitos anos em praticamente todas as áreas. Com isso, o numero de recursos e equipamentos têm aumentado muito e uma área que tem despertado enorme interesse clínico é a “Eletroterapia”: “Logo, esse termo refere–se a equipamentos que geram corrente elétrica e podem produzir efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, antiedematosos e contração muscular tanto para fortalecimento como para melhora da função”.
Sistema Musculoesquelético
De antemão, sabe-se que o conhecimento cinesioterápico e biomecânico é fundamental para o tratamento das principais enfermidades do sistema musculoesquelético. Dessa forma a extensão desse conhecimento para a área de Eletroterapia e o manuseio correto desses equipamentos torna o tratamento mais preciso e o profissional que o aplica muito mais completo, tendo sempre um leque maior de opções terapêuticas.
Sob o mesmo ponto de vista e de acordo com Schaff, juntamente com estudos conduzidos por pesquisadores norte-americanos e divulgados: “Você obterá ótimos resultados ao usar a tecnologia adequadamente em termos de configurações específicas: tempo, frequência e volume geral de trabalho. Portanto, essa é a chave: aplicada durante a atividade física, a eletroestimulação muscular gera grandes resultados para quem busca uma vida mais saudável e equilibrada”.
O que é a eletroestimulação muscular?
A primeira vista, a prática da eletroestimulação muscular é uma forma tecnológica que está ajudando a transformar os campos do esporte, saúde e beleza. Consiste na emissão de impulsos elétricos para os músculos, assim como nosso próprio organismo faz através das diferentes células do nosso corpo. Ao mesmo tempo, é um exercício ativo que aumenta a massa e a força muscular, fortalece a estrutura e a flexibilidade do corpo.
Assim também, a eletroestimulação muscular é adequada para pessoas de qualquer idade e gênero. No entanto, o tipo de eletroestimulação aplicada sempre dependerá das necessidades e objetivos do aluno, bem como de sua condição física, que é a primeira coisa que os profissionais da Fiso Sports avaliam.
Em conclusão, Rafael Schaff afirma que: “Ainda que a eletroestimulação funcione por si só (com o corpo em repouso) – e seja assim indicada em casos específicos -, a combinação entre o treino físico e o impulso aumenta consideravelmente a eficácia da atividade como um todo, trabalhando fibras musculares de contração rápida, de acordo com a frequência correta de estimulação”.