25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo começa na próxima sexta-feira
Entre os dias 3 e 12 de agosto acontece a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Ao completar 50 anos, o conceito criativo tem como proposta destacar o livro como principal fonte do conhecimento em meio ao turbilhão de estímulos e canais de acesso a conteúdos que a tecnologia hoje proporciona.
A edição ocupa a totalidade do espaço do Anhembi (75 mil m2), recebe selos editoriais de todos os gêneros.
Mantém ainda o preço do ingresso da última edição – sem reajustes – e cresce em programação cultural.
“Tivemos o cuidado de trazer uma programação capaz de atingir todos os públicos – das crianças aos adultos – buscando temas atuais, além de melhorar a infraestrutura para melhor conforto e circulação dos visitantes. Este ano, a Bienal do Livro está ainda mais multicultural, une entretenimento, conhecimento, inovação e, claro, muita literatura”, afirma Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Leia mais: Festival do chocolate em Campos do Jordão
Durante os 10 dias de Bienal, os visitantes poderão ter contato com autores, em encontros e palestras exclusivas.
Na programação já estão confirmados importantes autores da cena literária do Brasil e do exterior.
Entre os nomes internacionais estão: A. J. Finn, de “A Mulher na Janela”, que em breve ganha as telas do cinema pela Fox Filmes; Victoria Aveyard, autora da série “A Rainha Vermelha”; Soman Chainani, autor da série “A escola do bem e do mal”; Yoav Blum, autor de “Os criadores de coincidências” , além de Lauren Blakely (05/08), autora “Mister O”.
Já entre os brasileiros estão confirmados: Maurício de Sousa, Mario Sergio Cortella, Luiz Felipe Pondé, Fernanda Montenegro, Ziraldo, Carolina Ferraz, Thiago Castanho, Helena Rizzo, Pam Gonçalves, Carol Christo, Babi Dewet, a turma do Casseta & Planeta, Antonio Prata, Miriam Leitão, Julián Fuks, Maria Rita Kehl e também Luiz Ruffato.
O público também poderá contar com a experiência de receber autógrafos dos best-sellers.
Em alguns encontros, como no caso da fanfic e wattpad escritores brasileiros do segmento debatem com os leitores suas produções.
Em outras mesas, por exemplo, serão discutidas as obras de grandes autores como J. R. Tolkien ou a emblemática saga de J. K Rolling.
Assista ao vídeo sobre a Bienal:
Leia ainda: Dez motivos para se hospedar no Cristalino Lodge na Floresta Amazônica
Negócios
Uma das mais importantes feiras literárias do mundo, a Bienal criou sua história também no campo dos negócios.
Por isso, o evento abrigará três importantes iniciativas para profissionais do setor: a 1a Jornada Profissional (rodada de negócios com players nacionais e internacionais); o InterLivro (fórum de discussões sobre o mercado editorial) e o Papo de Mercado, dedicado a reflexões sobre temas de interesse dos profissionais da cadeia do livro como tendências e futuro do setor.
Com o intuito de fomentar o segmento editorial brasileiro também fora do país e expandir o acesso dos brasileiros à rica literatura árabe, esta edição traz como convidado de honra Sharjah, um grande polo de educação e cultura dos Emirados Árabes Unidos, eleita pela UNESCO a capital mundial do livro 2019.
Sharjah também abriga a Sharjah Publishing City, a primeira zona livre do mercado de publicação e impressão mundial.
Outras novidades deste ano são a visitação universitária e a ampliação do dia do Cosplay.
Nos dias 7 e 9 de agosto acontece o dia do Cosplay: quem for vestido a caráter não paga ingresso para o evento.
Assim como a visitação escolar, a de universitários pretende conquistar mais leitores.
Leia Mais: Educadora participa de tarde de autógrafos na Bienal Internacional do Livro
Espaços culturais:
Com uma programação capaz de atingir das crianças aos adultos e com temas contemporâneos e que abarcam a diversidade em todos os aspectos, a Bienal do Livro marca 2018 com um espaço inédito voltado para debates de educação e inovação: Espaço do Saber Microsoft.
Os debates e atividades deste espaço conectam-se com o impacto da inovação na Educação e suas tendências, mostrando sua relação com a literatura – temas bastante presentes e importantes na sociedade atual.
Traz também espaços que destacam a literatura regional com discussões sobre patrimônio cultural (Espaço Cordel e Repente), atividades voltadas para o público infantil, juvenil, para os amantes da gastronomia, entre outros.
A programação completa do evento pode ser acessada aqui:
Serviço:
25ª Bienal Internacional do livro, no Pavilhão do Anhembi – São Paulo/SP
Data: 3 a 12 de agosto. Segunda à sexta das 9h às 22h – De sábado e domingo das 10h às 22h
Livre
Local Pavilhão de Exposições do Anhembi: Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo, SP
Ingressos: R$25,00 (inteira) e R$12,50 (meia)
Gratuito para professores com credenciamento no site da Bienal do Livro: http://www.bienaldolivrosp.com.br/Contato/Credenciamento-de-Profissionais/
Leia Mais: Escritor e bibliófilo Rendrik F. Franco lança seu terceiro livro de poemas