Conheça as ruas históricas da cidade de Sabará e qual a razão que é por lá que acontece a quinta edição da FLIS (FESTA LITERÁRIA DE SABARÁ).
Realização
Realizado pela Borrachalioteca. Com direção de Túlio Damascena e Prefeitura de Sabará. Além disso, conta com apresentam atrações variadas. Enfim, com lançamento de livros, mesas de debate sobre projetos de incentivo à leitura. Aliás, contará com rodas de conversa com escritores e ilustradores, saraus, narração de histórias, música de qualidade. Tudo bem pensado para que cada um mergulhe no universo maravilhoso da literatura.
Homenageado
O homenageado deste ano é o escritor Luiz Alves dos Santos. Ele é um importante autor de diversos gêneros. Enfim, como poesia, conto, cordel, teatro, entre outros.
Aliás, a logomarca do evento foi feita pelo grande artista plástico sabarense, Jupira. Todavia, este presenteou o festival com obra representando alguns cenários históricos da cidade.
Novidades!
Contudo, a novidade é a estreia do selo editorial da Borrachalioteca que irá realizar a edição de livros. Além disso, sua bandeira do fomento e acesso ao livro, leitura e literatura.
Ademais, o primeiro título editado pelo “Selo Borrachalioteca” é o livro “O Homem do Trombone – e outros textos teatrais”. Salvo, escrito pelo homenageado Luiz Alves.
Programação
A princípio, a festa se inicia com um lançamento coletivo de livros. Decerto, trazendo os seguintes autores: Bruna Longobucco, Iza Santana, Rafael Aquino, Marília Campos, Graça Oliveira, Mauro Brandão. Além disso, Olegário Alfredo, Dilma Mallard Scaldaferri, Frederico Luiz Moreira e Kelly Amaral de Freitas. Aliás, com nomes da literatura mineira como Olavo Romano, Gustavo Nolasco, Caio Junqueira Maciel.
Pão e poesia
Enfim, como todos os anos a festa divulga a literatura também de uma maneira diferente, através do projeto “Pão e Poesia”. Sobretudo, porque fornece as padarias do município embalagens de pão com poesias. Assim, se começa bem o dia. Aliás, nesse ano serão distribuídas 20 mil unidades.
Leia também: Pouco menos de 2 meses! A EXPONEJA tem mais de 60% dos passaportes vendidos
Pois, de acordo com o fundador do festival Túlio Damascena, “a Festa Literária de Sabará é o momento de comemorar com toda a cidade às ações culturais. Ademais, de incentivo à leitura que acontece ao longo do ano na biblioteca comunitária. Enfim, é este o momento em que a cidade respira e literatura .”
Programação / 2019
21 de agosto – Quarta-feira – Horário: 19h:30 | Local: Casa Borba Gato – Rua Borba Gato, 71
Abertura Oficial da V FLIS – Festa Literária de Sabará
Lançamento do Pão e Poesia, edição 2019.
Lançamento Coletivo de Livros
Autores convidados: Bruna Longobucco, Iza Santana, Rafael Aquino, Marília Campos, Graça Oliveira, Mauro Brandão, Olegário Alfredo, Dilma Mallard Scaldaferri, Frederico Luiz Moreira e Kelly Amaral de Freitas.
Apresentação Cultural: Jorge Dikamba
22 de agosto – Quinta-feira – Dia do Folclore
Local: Cine Teatro Bandeirantes
Horário: 8h às 17h
8h:30 – Narração de histórias com Sandra Lane
14h:30 – Narração de histórias com Grupo Tricontando
16h – Narração de história com Cantarolê
Local: Praça Melo Viana / Rua do Carmo
Horário: 17h às 22h
Brincadeiras. Comidas típicas. Músicas. Cortejo com encerramento na Rua do Carmo com apresentação de “Histórias Arrepiantes”
23 de agosto – sexta-feira – 9h às 22h
Local: Cine Bandeirante – Centro Cultural José Costa Sepúlveda.
A literatura e outros projetos culturais na formação da cidadania.
Intervenção cultural: Sérgio Andrade.
9h:30 às 12h Roda de conversa: Gustavo Nolasco (Belo Horizonte – MG), Viviane Peixoto (Porto Alegre – RS), Representante da Clube Osquindô – Rede Loucos por Leitura (Mariana – MG). Mediação: Silas Fonseca.
14h30 Roda de conversa: Marcelo Lélis e Luiz Alves Mediação: Alzira Umbelino.
16h Roda de conversa: Nelson Cruz e Marilda Castanha Mediação: Caio Junqueira Maciel.
23 de agosto – sexta-feira – 19h
Local: Praça Santa Rita.
Sarau com: Arautos da Poesia, Pretas Poetas, Jazz Poesia e Joi Gonçalves.
Atração Cultural: Roger Deff.
24 de agosto – sábado
Manhã: 9h às 12h.
Oficina: Ocupa Beauvoir.
Local: Casa Borba Gato.
Manhã: 9h às 12h.
Oficina BilioArte LAB.
Local: Borrachalioteca – Praça Paulo de Souza Lima, 22 – Caieira.
24 de agosto – sábado
Praça Santa Rita – 09h às 20h
15 h – Coral Infanto juvenil da Santa Cecília
16h – Oficina de cordel e xilogravura – Olegário Alfredo
16h – Encontro dos Compositores da RMBH – Região Metropolitana de Belo Horizonte
19h – Renato Leal e Igor Barroso – Cantos de Minas
25 de agosto – domingo
10h até 22h
Feira de Livro da FLIS na Praça Santa Rita
Galeria de Arte: Sérgio Pacheco, Caio Ariê e Lucca Costa
10h – Apresentação cultural: Banda Santa Cecília
10h30 – Oficina de Bonecas Abayomi
11h30 – Narração de Histórias – Denise Arantes
14h30 – Apresentação cultural: Wilk Trio
16h – Apresentação cultural: Grupo Serelepe
17h – Roda de conversa com Olavo Romano
18h – Apresentação cultural: Cor do Choro
20h – Apresentação Cultural: Nath Rodrigues
Borrachalioteca – Ponto de Cultura de Sabará
Aliás, a Borrachalioteca é uma biblioteca comunitária criada em 2002. Aliás, no interior de uma borracharia no bairro Caieira, em Sabará/MG.
Porque hoje, o acervo e os serviços estão distribuídos por duas unidades. Além disso, há a sede no bairro Caieira e a Sala Son Salvador, que há dez anos existe no bairro Cabral. Aliás, hoje, também abriga a Cordelteca “Olegário Alfredo”. Enfim, são oferecidos empréstimos de livros, oficinas culturais. Além disso, apresentações artísticas, exposições de cordel e mediações de leitura.
Contudo, desde 2013 faz parte da Rede de Bibliotecas Comunitárias Sou de Minas, Uai! Então, que é um coletivo de bibliotecas que atua em Belo Horizonte, Betim, Sabará e Santa Luzia.
Sobretudo, a Borrachalioteca é a primeira biblioteca comunitária a pensar e organizar uma festa literária. Enfim, a querida FLIS (Festa Literária de Sabará) que acontece todos os anos desde 2015.
Foto de capa: Divulgação
Fonte: Paula Granja Assessoria de Imprensa: (31) 99649-2968
Leia também: Filmes clássicos e ótimos para ver com as crianças