[Hotel Urbano] 970×250 – Eurotrip
[Patroni Pizza] 970×250 – Full Banner – DESK/TAB
ENTRETENIMENTONotíciasTecnologia

Tecnologia Digital

Nova geração do século XXI

Em tempos da era digital, onde Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e, considerando a formação de alunos como educadores e propagadores do conhecimento, a função dos professores dos cursos a distancia representa um grande desafio no planejamento de atividades didáticas que envolvam principalmente o público da Educação a Distância. A EAD faz parte do nosso dia-a-dia e este fato por si só, gera a necessidade dos profissionais, da área educacional ou não, adquirirem novas habilidades e competências para utilizá-las adequadamente.

0000041983

                    Foto: di Alessandro Longo

Dentre as tecnologias digitais de informação e comunicação, o vídeo e a internet podem ser utilizados na Educação a distância on-line, pois permitem ao professor aprimorar suas metodologias de ensino, facilitando e incentivando a aprendizagem, ao mesmo tempo em que aproximam os alunos, evitando que eles se sintam meros receptores de conteúdos, mas sim, participantes ativos na construção do conhecimento. A EAD utiliza principalmente os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como sala de aula. A AVA auxilia os professores a construírem as suas disciplinas, gerenciar seus conteúdos e acompanhar o progresso dos alunos. Através de diferentes ferramentas tecnológicas como chats, fóruns de discussão, disponibilização de hipertextos e vídeos, propiciam aos alunos condições diversas para a aprendizagem, que ocorre de diferentes formas em cada indivíduo. Uma das ferramentas mais eficazes que Ambientes Virtuais de Aprendizagem – como o Moodle – oferecem é o Fórum. É um espaço on-line de comunicação assíncrona que pode ser utilizado para debates, discussões, construção coletiva de conceitos, esclarecimento de dúvidas troca de experiências e opiniões e orientações metodológicas. Constitui-se como um espaço democrático, no qual todos os participantes podem externar suas posições e torná-las conhecidas por todo o processo de participação é individual. Utilizar as TD (tecnologia digital) adequadamente significa criar mecanismos para se apropriar delas e integrá-las aos objetivos de seu trabalho.

Para professores que formam educadores, como no caso de alunos do Curso de Pedagogia, não basta apenas conhecer as ferramentas tecnológicas. É preciso, além de conhecer a sua dinâmica, integrá-las ao currículo, ou seja, discutir sua utilização, planejar a metodologia para colocar as atividades em prática e promover a articulação entre os mediadores pedagógicos que irão utilizá-las.

 Foto da Capa: Divulgação

Siga o egonoticias: http://instagram.com/egonoticias

Siga o Editor: https://twitter.com/rodolfobracali

E-mail: rcb539@gmail.com

Cel: (31) 9-9885-9387-vivo

 

Tags
Mostrar Mais

Rodolfo Bracali

Nascido na Argentina, Rodolfo Bracali mora no Brasil a 17 anos, é Jornalista de Imprensa. Atualmente seu interesse principal é a Notícia, especializado em Assessoria Gastronômica e Webdesign.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios