Ego Notícias

WhatsApp ajuíza ações contra VB Marketing e Autland

whatsApp - Foto arquivo pessoal

WhatsApp ajuíza ações contra VB Marketing e Autland.

A equipe jurídica do WhatsApp ajuizou ações judiciais contra as empresas brasileiras Autland e VB Marketing, que oferecem serviços de envio de mensagens em massa pelo aplicativo, atividade proibida de acordo com os Termos de Serviço da plataforma. As novas ações reforçam o compromisso do WhatsApp contra a desinformação, especialmente em meio às eleições municipais de 2020 no Brasil.

De acordo com as decisões liminares proferidas pelo Poder Judiciário no dia 11 de novembro, as empresas Autland (TERSI & CIA. LTDA) e VB Marketing (de propriedade do empresário individual Lucas Simão Nogueira) ficam proibidas de desenvolver, distribuir, promover, operar, vender e ofertar serviços de envio de mensagens em massa pelo WhatsApp, bem como de utilizar as marcas do WhatsApp, no prazo de 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 50.000,00 em caso de descumprimento da determinação judicial.

Para combater o uso indevido de sua plataforma

O WhatsApp tem restringido o compartilhamento de conteúdos, reforçando suas características de aplicativo de mensagens privadas. Desde abril deste ano, as mensagens que foram encaminhadas mais de cinco vezes só podem ser direcionadas para uma única conversa por vez. Essa mudança levou a uma redução global, também observada no Brasil, de 70% no número de mensagens frequentemente encaminhadas pelo aplicativo.

Por outro lado, o aplicativo também conta com um sistema de integridade para identificar comportamento abusivo e bane cerca de 2 milhões de contas no mundo todos os meses. Esse sistema é aprimorado constantemente e bane contas a partir de uma série de critérios e classificadores: do cadastramento ao envio de mensagens e mesmo a partir de denúncias dentro do aplicativo.

Parceria com o TSE

Bem como, em dezembro de 2019, após sugestão apresentada pelo WhatsApp, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou regulamentação proibindo o disparo de mensagens em massa por meio eletrônico nas eleições municipais deste ano.

Dentre as medidas, foi criado um chatbot de amplo acesso aos eleitores brasileiros com serviços e orientações fornecidos diretamente pelo TSE. De fato,  o ” Tira-dúvidas no WhatsApp”, onde os cidadãos têm acesso a informações oficiais do Tribunal. Assim também, foi desenvolvido um canal de denúncias para que os eleitores possam informar ao TSE sobre contas suspeitas de realizar disparos de mensagens em massa dentro do aplicativo.

Combatendo desinformação com informação confiável

Portanto, o WhatsApp incentiva todos os usuários a verificar a veracidade das mensagens que recebem antes de compartilhá-las, e a se comunicar diretamente com fontes oficiais para obter informações confiáveis e conter a disseminação de desinformação.

Dessa forma, o WhatsApp tem parcerias com checadores de fatos. Os membros brasileiros da Internet Fact-Checking Network (IFCN). Assim,  a Rede Internacional de Checadores de Fatos têm conta verificada no WhatsApp. Por isso, podem receber demandas dentro da plataforma e levar as checagens feitas aos usuários diretamente pelo aplicativo.

WhatsApp ajuíza ações contra VB Marketing e Autland
Chef Rodolfo Bracali – E-book Assessoria Gastronômica – Foto Divulgação

Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Hugo Sppezapria
Assessoria de Imprensa

Tudo voltará ao normal. Será que o mundo se reinventa após a Pandemia Covid-19

Veja também neste link todos os detalhes sobre o kit com 44 e-books personalizados

Artigos pagos no Portal de Gastronomia Chef Rodolfo Bracali

Sabores e saberes da gastronomia na cozinha internacional. Chef ensina fazer saborosa receita

Ofertas Incríveis de e-books: Black Friday

Veja ainda nossos Infoprodutos: Produtos PLR

Clique para um café

Sair da versão mobile