Ego Notícias

Virtuosi, festival brasileiro de música clássica inicia programação

Ph: Divulgação

Virtuosi, festival brasileiro de música clássica inicia programação em julho

 

De 04 a 27 de julho, o VIRTUOSI, festival brasileiro de música erudita percorre o interior de Pernambuco com uma série de concertos e recitais gratuitos em eventos já consagrados e aguardados ansiosamente pelo público.

Contracantos – Ph: Divulgação

Nesta primeira etapa do festival as cidades de Belo Jardim (PE), Gravatá (PE) e Garanhuns (PE) receberão a programação do Virtuosi com instrumentistas nacionais e internacionais em apresentações inéditas, além da oferta de masterclasses para estudantes de música da região.

Toda programação do festival é gratuita.

Uma das características do Virtuosi é a preocupação em mostrar talentos da música de concerto que possuem grande precisão na execução até de obras consideradas difíceis.

As atrações convidadas já conquistaram prêmios internacionais em diferentes categorias e instituições, garantindo um prestígio ainda maior ao evento.

Com isso, a expectativa é de sessões lotadas, com a presença até de público de outras cidades além das que sediam o festival.

Felicia Coelho – Ph: Divulgação

Belo Jardim – Apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Conceição Moura, a “terra de músicos” recebe pela quarta vez uma fina programação musical com instrumentistas de alta qualidade.

Com direção musical do maestro Rafael Garcia, o IV Virtuosi de Belo Jardim acontece entre os dias 04 e 08 de julho na Igreja Matriz da cidade com entrada gratuita.

A quarta edição do evento em Belo Jardim tem seu foco principal na realização de máster classes para instrumentistas de sopros.

Mais de 80 jovens trompetistas, trombonistas, trompistas, tubistas, flautistas, clarinetistas e saxofonistas se inscreveram para estas atividades.

Cinco concertos estão programados para essa quarta edição do festival, que tem início no dia 04 às 20h na Igreja Matriz com o SEXTETO BRASSIL.

Jinsun Hong – Ph: Divulgação

Participam do grupo os trompetistas Ayrton Benck e Glaucio Xavier, o trompista Cisneiro Andrade, o trombonista Alexandre Magno, o tubista Valmir Vieira e o percussionista Glauco Andreza.

Na quinta (05), às 20h é a vez de um programa especial para flauta, clarinete e saxofone com participação de Felícia Coelho, Gueber Santos e José Veríssimo, todos professores que darão máster classes no festival.

No dia 06, sexta, às 20h, sobem ao palco da Igreja Matriz o Coral Moura, sob a regência da Maestrina Laciete Silva e a Banda do Insituto Federal de Pernambuco – IFPE – Campus Belo Jardim.

O QUINTA ESSENCIA QUARTETO, um dos mais prestigiados grupos camerísticos do Brasil, além de ministrar máster classes para o grupo de flautas doce de Belo Jardim, realiza concerto no sábado dia 07, às 20h.

Esta é a primeira vez que o grupo participa dos festivais que o Virtuosi promove ao longo do mês de julho.

O IV VIRTUOSI DE BELO JARDIM tem o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei federal de incentivo fiscal e do Instituto Conceição Moura com apoio do Grupo Moura, Prefeitura de Belo Jardim, Instituto Federal de Pernambuco – IFPE – Campus Belo Jardim e CEPE.

Gravatá – Pelo décimo ano consecutivo, a charmosa cidade de Gravatá sedia a programação musical do Virtuosi com instrumentistas de alta qualidade.

Com direção musical do maestro Rafael Garcia, o X Virtuosi de Gravatá acontece entre os dias 13 e 22 de julho na Igreja Matriz de Sant’Ana com entrada gratuita.

João Paulo – Ph: Divulgação

A programação tem início na sexta (13) às 19h na Igreja Matriz de Sant’Ana com a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a direção do Maestro Rafael Garcia tendo como solistas os violinistas Erica Tursi e Mason Yu, a violista Jinsun Hong, o violoncelista Alex Cox, o pianista Victor Asuncion e o trompetista Ayrton Benck.

No sábado (14) às 11h, sobe ao palco do Virtuosi o QUINTA ESSENCIA QUARTETO. No mesmo dia, às 19h o OMER STRING QUARTET se apresenta pela primeira vez no Brasil.

Domingo (15) às 11h da manhã, o pianista Victor Asuncion apresenta o programa “O Piano de Ravel”.

O festival recebe na segunda (16) o recital POVO BRASILEIRO: CANTOS DO NORDESTE com participação do CONTRACANTOS & CONTRAVENTOS sob a regência de Flávio Medeiros.

É um concerto musical com elementos teatrais que apresenta a cultura brasileira através de um repertório com peças nordestinas valorizando as diferentes matrizes da formação de nosso povo.

O concerto incorpora música vocal e instrumental, aliada a elementos da poesia de cordel, gestos sonoros e ritmos pernambucanos.

O programa é baseado em obras musicais de tradição oral: aboios, toadas de maracatu, cirandas, coco, caboclinho e frevo, entre outros.

Flauta de Bloco – Ph: Divulgação

Na terça (17), é a vez do recital violonista Fábio Zanon, um dos maiores violonistas brasileiros de todos os tempos e dos mais influentes da atualidade.

No dia 18 será realizado o primeiro recital de alunos do festival. O X Virtuosi de Gravatá segue trazendo na mesma quarta, uma noite de música de câmara com o contrabaixista Brian Fountain, o Omer Quartet e o pianista Victor Asuncion, executando pela primeira vez em Gravatáo  Quinteto para piano de Elgar.

O festival segue dia 19 com o recital do contratenor João Paulo Ferreira, natural de Garanhuns, que se apresenta pela primeira vez em Pernambuco, desde que se radicou em Portugal.

Às 11h do sábado (20), será a vez do programa CANTO DE UMA NAÇÃO. Palestra e recital se unem sobre as Canções Típicas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos.

O projeto aprovado pelo Funcultura traz Marcelo Ferreira, barítono e palestrante, Gleyce Melo, soprano e Vitor Philomeno, pianista. No mesmo dia às 19h, o festival apresenta a Orquestra Jovem de Pernambuco tendo como solista Adriane Queiroz, soprano brasileira, que integra o ensemble solista da Opéra de Berlim.

Ela já se apresentou com regentes importantes tais como Daniel Barenboimn e Kent Nagano, entre outros. Cantou com a Filarmônica de Berlim a 8ª Sinfonia de Mahler com Pierre Boulez, gravando a mesma obra para o selo Gramophone alemão.

O encerramento do festival acontece no domingo (22) às 11h com o Recital de Alunos do evento.

O X Virtuosi de Gravatá tem o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei federal de incentivo fiscal, Prefeitura de Gravatá, Canarius Hotel e CEPE.

Rafael Garcia – Ph: Divulgação

Garanhuns – Dentro da programação do Festival de Inverno de Garanhuns, o Virtuosi também marca presença com o Virtuosi na Serra dos dias 24 a 27 de julho com apresentações na Igreja de Santo Antônio.

 

A programação se inicia na terça (24) às 16h com o QUINTETO SOPRO BRASIL e às 21h com a Orquestra Jovem de Pernambuco executando o programa Noite de Ópera com a soprano Adriane Queiroz.

No dia 25, às 16h será a vez do recital do pianista Victor Asuncion. Neste mesmo dia às 21h, o contratenor João Paulo Ferreira retorna à sua cidade natal 10 anos depois para cantar pela primeira vez em Garanhuns.

No dia 26, o SEXTETO BRASSIL traz um programa com obras de compositores brasileiros e às 21h o grupo FLAUTA DE BLOCO da UFPE faz sua apresentação.

O Virtuosi na Serra se despede da Cidade das Flores no dia 27 às 16h apresentando o programa CANTO DE UMA NAÇÃO, com Marcelo Ferreira (barítono), Gleyce Melo (soprano) e Vitor Philomeno, pianista.

Em todas as suas edições, o festival Virtuosi contou com sessões lotadas, com a presença do público de inúmeras cidades. O Virtuosi acontece todos os anos, com etapas em diversos países e cidades do Brasil.

*Programação completa em anexo*

 

 

Serviço:

VIRTUOSI 2018 – INTERIOR DE PERNAMBUCO 

Virtuosi de Belo Jardim – 04 a 08 de Julho – Igreja Matriz de Belo Jardim

X Virtuosi de Gravatá – 13 a 22 de Julho – Igreja Matriz de Sant’Ana

XIV Virtuosi na Serra – Garanhuns – 24 a 27 de Julho – Igreja de Santo Antônio

EVENTO ABERTO AO PÚBLICO

Direção artística: Rafael Garcia

Coordenação geral: Ana Lúcia Altino

Produção: VIRTUOSI Sociedade artística Ltda

 

Sair da versão mobile