Saúde e Bem-Estar

Uma Taça De Vinho Ao Dia Faz Bem A Saúde?

Descubra o que é verdade e o que é mentira sobre o uso do álcool.

Você provavelmente já ouviu que tomar um cálice de vinho ao dia faz bem, porém, nem todo ele é benéfico.

Se por um lado o consumo moderado de vinhos ricos em polifenóis pode sim proteger contra doenças do coração, não são todos os vinhos que contém quantidades ideais desses compostos antioxidantes.

Qualquer possível benefício do álcool, no entanto, é eliminado ao se exagerar na dose. Por isso, é recomendado apenas 1 taça de vinho ao dia, atrelado a um conjunto de hábitos saudáveis.

A verdade é que o tema “álcool e saúde” é cercado de mitos. Para desvendá-los é necessário considerar as diferenças individuais dos efeitos do álcool, bem como as particularidades de cada doença cardiovascular. E claro, o tipo de bebida e os padrões de consumo.

Vamos ver o que se sabe até hoje sobre os principais benefícios e malefícios do consumo do álcool.

Uma taça de vinho

Diversos estudos mostram que, com devida parcimônia, é possível usufruir benefícios com o consumo leve/moderado do álcool, em especial o vinho tinto.

O vinho possui polifenóis, substâncias antioxidantes que protegem as células contra os danos causado pelos radicais livre.

Entre seus benefícios, estaria a prevenção à oxidação do colesterol, dessa forma, evitando que ele se deposite nas paredes das artérias.  Assim, reduziria o risco de doença arterial coronariana (DAC).

Por esse motivo, muitos médicos recomendam um cálice dessa bebida por dia para se obter benefícios para a saúde.

Foto Divulgação: Uma Taça De Vinho Ao Dia Faz Realmente Bem A Saúde?
Foto Divulgação: Uma Taça De Vinho Ao Dia Faz Realmente Bem A Saúde?

 

Porém, não se engane. Não são todos os tipos de vinho que são ricos em polifenóis. Muitos vinhos que encontramos no mercado tem uma porcentagem muito alta de álcool e baixa de polifenóis. Dessa forma, seu consumo não compensa, uma vez que os metabólitos tóxicos do álcool acabam com todos os benefícios.

O melhor vinho

O melhor tipo de vinho é aquele que contém alta concentração de polifenóis, como por exemplo, o Cannonau, vinho produzido com um tipo de uva cultivada na região da Sardenha, na Espanha.

A videira da qual as uvas para a fabricação desse vinho provêm, contém altas quantidades de polifenóis. Possuindo de 5 a 10 vezes mais benefícios vasculares.

Pesquisas mostram que os habitantes dessa ilha vivem mais. O segredo da longevidade está no Cannonau.

No entanto, mesmo com esse vinho não se deve exagerar na dose. Seu benefício está limitado a uma taça por dia.

Mais do que uma taça faz mal

Se por um lado, um cálice de vinho rico em polifenóis faz bem, por outro, seu consumo em excesso está relacionado à graves problemas de saúde.

Contraditoriamente, o álcool que em doses bem moderadas traz benefícios à saúde cardiovascular, também ataca o coração, altera a pressão arterial e pode levar a diversas doenças cardiovasculares.

Parte dos malefícios está relacionada à toxicidade direta do álcool no músculo cardíaco. Fato esse que causa danos às células, resultando em uma condição conhecida como miocardiopatia alcoólica.

Além disso, o uso excessivo de álcool está associado à arritmia cardíaca, principalmente a fibrilação atrial e aumento da pressão arterial.

O consumo do álcool também afeta diretamente o fígado, uma vez que é nesse órgão de a substância é metabolizada.

Foto Divulgação Detox Kriyá

 

Elimine as toxinas do seu organismo

Ajude seu organismo a eliminar as toxinas, seja pelo excesso de bebidas alcoólicas, comidas, e até mesmo todos aqueles resíduos que vão se acumulando desde a infância.

O Programa Detox Kriyá promove a limpeza do organismo de forma natural, eficaz e saudável, pois fornece todos os nutrientes essenciais para seu organismo se recuperar e ficar mais forte.

Foto Divulgação Detox Kriyá

Leia também: A Melhor Época Para uma Desintoxicação!

 

Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar este vídeo e compartilhar a saúde integral.

Entre em contato comigo pelo whats app 47 98495-2112

Foto Divulgação: Bianca Enricone
Foto Divulgação: Bianca Enricone

Facebook: https://www.facebook.com/detoxkriya/ e                          https://www.facebook.com/biancaenriconeterapeuta/

Instagram: @detoxkriya

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCaYusxu3whB84YZ5f2nYlig?view_as=subscriber

Bianca Enricone

A saúde de forma INTEGRAL pode ser caracterizada pelo perfeito equilíbrio entre MENTE e CORPO. Busco a vida plena e saudável como inspiração e meta pessoal. Terapeuta e Farmacêutica Acupunturista. Assessora de Imprensa e Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente moro em Santa Catarina. Você pode me acompanhar no site: http://biancaenricone.com.br/ Ou entre em contato pelo WhatsApp +55 47 9 8495 - 2112 - e-mail: biancaenricone@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo