Tecnologia

Turbina Eólica sem hélices, barata, eficiente e segura

Turbina eólica sem hélices promete ser mais eficiente

Turbina Eólica sem hélices, barata, eficiente e segura.

Startup espanhola “Vortex Bladeless“,  cria a turbina eólica sem hélices prometendo ser mais eficiente, barata e segura.

O que é e como nasceu a ideia da turbina eólica sem hélices

Para David J Yáñez, graduado da Universidade de Valladolid e co-fundador da Vortex Bladeless, foram as imagens de 1940 mostrando a ponte estreita de Tacoma entrando em colapso com ventos fortes que o inspiraram a considerar a possibilidade de projetar turbinas de potência eólica sem hélices.

Melhor Imóveis

Melhor Imóveis – suas melhores oportunidades de investimentoSão turbinas em que toda a estrutura oscila com o vento, enquanto o motor para converter o vento em energia está dentro de sua coluna.

“Não é apenas muito barato fazer, sem óleo e com baixa manutenção, os testes sugerem que cada estrutura durará mais de 15 ou 20 anos, o que eu acho que é uma contribuição muito útil para a luta contra as mudanças climáticas”, diz Yáñez, que espera comercializar energia eólica sem lâminas, lançando seu próprio negócio nos próximos dois a três anos.

Por isso, “Também é silencioso e causa muito menos danos aos pássaros do que as turbinas eólicas normais”, acrescentou Yáñez.

Turbina Eólica sem hélices, barata, eficiente e segura
Turbina Eólica sem hélice Vortex

O Conceito

o conceito se baseia em um efeito aerodinâmico conhecido como “vorticidade”, que por anos atormentou arquitetos e engenheiros. Como o vento ignora as estruturas fixas, as mudanças de fluxo geram um padrão cíclico de vórtices. Assim, essas forças são suficientes para fazer uma estrutura fixa oscilar e entrar em ressonância com as forças laterais do vento.

As turbinas Vortex Bladeless aproveitam esta instabilidade aerodinâmica para gerar energia. Assim, ao invés de combater a força dos ventos, a tecnologia maximiza a oscilação, para que a eletricidade seja gerada a partir deste movimento. Com o formato de uma torre, o dispositivo é composto por um mastro fixo, um gerador de energia e um cilindro oco de fibra de vidro.

De fato, “Nosso gerador de energia eólica não tem partes móveis em contato, o que elimina a necessidade de lubrificação e reduz o desgaste. Além disso, sabe-se que uma estrutura só pode ter uma certa frequência de oscilação, o que limita o número de horas de trabalho. No entanto, graças ao sistema de acoplamento magnético de auto ajusta, a Vortex pode operar numa gama mais ampla de velocidades de vento”, explica Yáñez.

Sobre o Vortex Bladeless SL

A Vortex Bladeless é uma startup espanhola de tecnologia que está desenvolvendo um aerogerador ecológico que não precisa de pás.

Tecnologia de energia eólica especialmente projetada para geração no local em áreas residenciais, capaz de trabalhar na rede, fora da rede ou em conjunto com painéis solares regulares ou outros geradores.

A turbina eólica sem hélices (vórtice), não é realmente uma turbina, pois não gira. É baseado no fenômeno da ressonância aeroelástica, assim o dispositivo oscila com um movimento silencioso e não agressivo, o que o torna perfeito para ser colocado em qualquer lugar sem perturbar a vida selvagem.

Fotos: Vortex Bladeless

Foto da Capa: Divulgação/Vortex Bladeless

Fonte:  Vortex Bladeless

Tecnologia: Startup desenvolve remédio digital

CONVERSÂO E CALCULADORA DE CAMBIO DAS CRIPTOMOEDAS:

Veja Como empreendedores de todo mundo estão ganhando dinheiro?

Carlos Alberto Alonso

Nascido em São Paulo-SP - Brasil. Formado em Economia pelas FMU, tendo atuado em empresas de 1ª linha como: The First National Bank of Boston, Grupo Bunge Born, Valmet Oi, Citrosuco Paulista S/A, Brahma e AmBev, atualmente atuando como trader no mercado forex. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo