Na agenda do Rio Wine & Food Festival está o seminário Vinho e Mercado, que acontece no dia 5 de agosto, na Fundação Getúlio Vargas, em Botafogo. Na ocasião será entregue o já consagrado Troféu Vinha Velha, que premia a “Personalidade do Ano”, o “Produtor Nacional do Ano”, a “Revelação Mundus Vini” e o “Importador do Ano”.
O mercado do vinho recebe com entusiasmos os eleitos de 2019! Os vencedores são escolhidos por especialistas do universo dos vinhos – produtores, enólogos, jornalistas, sommeliers, importadores e profissionais de destaque em geral selecionam nomes que fizeram a diferença no mercado ao longo do último ano. A contribuição destes para o mercado, suas ações durante o ano, desempenho e poder de influenciar positivamente, são levados em conta pelo time que escolhe os premiados.
“O número de consultas passa de 350. O troféu tem uma característica especial pelo motivo que foi concebido, revelar alguns que tanto fazem pela indústria do vinho, reconhecer outros que notoriamente dão grande contribuição ao setor, parabenizá-los, premia-los, mas especialmente trazer ao público para que sirvam de exemplo e inspiração”, explica Sérgio Queiroz, co-fundador do Rio Wine & Food Festival. Em 2019 o badalado chef de cozinha e sommelier Danio Braga foi escolhido “Personalidade do Ano”; a Mistral levou o prêmio “Importador do Ano”; a Família Geisse ganhou o selo “Produtor Nacional do Ano”; e a Empresa Brasileira de Vinificações (EBV) ficou com o troféu “Revelação Mundus Vini”. “Receber um prêmio dessa natureza é coroar uma conquista e um trabalho que venho fazendo há 40 anos em prol do vinho de qualidade no Brasil e que muito me orgulha”, comenta Danio Braga.
“Recebemos esta distinção com uma enorme alegria, pois é o reconhecimento de um trabalho de 40 anos dedicados a perseguir um sonho de um visionário. Muito obrigado a todos que votaram em reconhecimento a este projeto, mas estendemos os méritos a todos os produtores que tem realizados esforços incríveis na busca da qualidade ajudando a derrubar preconceitos com bons vinhos”, comemoram os integrantes da Família Geisse.
Durante o seminário Vinho e Mercado será entregue também a premiação do “Sommelier do Ano”. Renato Cirilo Neves, do restaurante Sal Gastronomia, foi o vencedor de uma disputada prova idealizada pelo Rio Wine & Food Festival em parceria com a ABS Rio (Associação Brasileira de Sommeliers), que segue os padrões internacionais adotados pela ABS. Depois de uma etapa teórica eliminatória, Renato foi o vencedor da prova prática. No dia 5 o sommelier receberá seu diploma, certificado e as informações sobre sua viagem para Portugal oferecida pela Vinha do Contador/Global Wines. “Ficamos felizes quando olhamos os anos anteriores e vemos um time extremamente merecedor e que de fato inspiram, incontestáveis personalidades e empresas de destaque do setor”, completa Queiroz.
Entre os dias 1 e 11 de agosto, o Rio de Janeiro recebe a 7ª edição do festival, uma das mais prestigiadas iniciativas envolvendo o mundo do vinho, da gastronomia e da cultura no Brasil. Pioneiro e já integrado ao calendário oficial de eventos da cidade, o projeto tem como objetivo desmistificar o universo dos vinhos. O Rio Wine & Food Festival promove diversos eventos na cidade para atender tanto o mercado profissional como o consumidor final.
O Grupo BACO Multimídia, idealizador e organizador do Rio Wine and Food Festival, é uma empresa de comunicação, consultoria e inteligência de mercado que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. É responsável pela edição da revista BACO, do Anuário Vinhos do Brasil, em parceria com o Ibravin, entre outros produtos editoriais. Seu portfólio inclui ainda mídia digital e uma série de eventos no Brasil e exterior, com destaque para a Grande Prova Vinhos do Brasil.
Criado há sete anos, o RWFF é hoje uma das maiores e mais prestigiadas iniciativas envolvendo o mundo do vinho, gastronomia e cultura no Brasil, já sendo referência fora das nossas fronteiras. Trata-se de uma ação democrática, que envolve toda a cidade do Rio de Janeiro e diferentes públicos, movimentando a indústria do vinho e da gastronomia, impactando positivamente o consumidor final, fazendo-o conhecer e vivenciar experiências com o vinho e a gastronomia, que em muitas ocasiões estarão acompanhados de outros sabores e prazeres, como a arte e a cultura.
O trade é atendido por uma agenda matriz que propicia ótimos momentos de relacionamento e networking, ações extremamente bem planejadas para posicionar marcas, expor novos produtos e trabalhar novos canais de venda. Os produtores e importadores encontram um cenário extremamente propício para apresentarem suas marcas e novidades.
Além da programação base, fazem parte do evento diversas palestras, jantares harmonizados, presença de chefs internacionais convidados, degustações (incluindo provas de vinhos raros), promoções em lojas, bares, restaurantes e supermercados. O movimento “Rio Rolha Zero” conta com a adesão de mais de cem restaurantes, que em muitos casos estarão com eventos e promoções. Os clientes não pagam taxa de rolha ao levarem vinhos aos restaurantes parceiros durante o festival.
Leia ainda: HOJE2019 é referência em inovação e empreendedorismo em SC