A 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba abre as portas neste sábado (21), no Museu Oscar Niemeyer. O maior museu de arte da América Latina é também a maior sede do evento, apresentando o trabalho de aproximadamente 300 artistas de 35 países em torno do tema “Fronteiras em Aberto”. Entre os participantes está o joinvilense Sérgio Adriano H, um habituè de grandes exposições que mais uma vez mostra seu trabalho socialmente engajado.
Como parte do tema geral, o ciclo internacional de vídeo arte “Território Visual” está instalado na sala 11 e conta com 24 artistas de 15 países. Sérgio participa com “Palavras Tomadas – Grite”, sobre os apagamentos propositais da construção da cultura/imagem negra no Brasil. Nele, Sérgio emprega água sanitária, produto comumente usado em branqueamento de tecidos, para fazer intervenções na fotografia da série “Palavras Tomadas”, uma performance realizada e registrada em seu apartamento. O resultado são distorções na superfície da impressão fotográfica, o que distorce ou (inter)rompe a nossa recepção e percepção da imagem, até o total apagamento do “grite”.
O vídeo foi selecionado para a bienal da Argentina 2018, esteve na Coletiva de Artista de Joinville deste ano e está em exibição na exposição individual “Palavra Tomada” no Sesc Lages e na individual na Fundação Badesc, em Florianópolis.
A 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea vai até o dia 1º de março de 2020.
** Contatos com o artista:
E-mail: sergioadrianoh@yahoo.com.br
Fone/whats: (11) 94265-5179
https://www.facebook.com/sergioadrianoh
Instagram: @sergio_adrianho_h
Rubens Herbst
Jornalista – DRT/SC 487
(47) 99103-8149
rubensherbst.jornalista@gmail.com
facebook.com/rubensherbst
Que tal conferir como foi: Shopping no Recreio inaugurou a sua primeira galeria de arte
Assistir aos programas do Canal Ego TV e terá acesso à grade completa da Apresentadora: Rosilene Bejarano