Ego Notícias

Tarifa de cobrança de água e esgoto Balneário Camboriú

Tarifa de cobrança de água e esgoto em Balneário Camboriú.

De fato, depois de cinco anos de luta a classe condominial de Balneário Camboriú comemora a conquista da nova estrutura tarifária a ser aplicada pela Emasa.

Assim, apresentada definitivamente, nesta quinta-feira (31), pela ARESC, em audiência pública que contou com a presença de mais de 150 síndicos e representantes de administradoras, na sede do Secovi.

Tarifa de cobrança.

Primeiramente, a apresentação foi realizada pelo Engenheiro e Gerente de Regulação da Aresc Sílvio Rosa e pela Engenheira Cíntia Pimentel.

Além disso, eles trouxeram os valores que eram cobrados até a presente data, e os novos índices que contemplam uma redução significativa que podem chegar a 50% para alguns condomínios, e que começa a ser aplicada já nas contas de água a partir de 7 de novembro.

Por exemplo, no site da Aresc encontra-se disponível a Calculadora da nova tarifa onde é possível o síndico fazer a simulação do valor que pagará com esta alteração, podendo comparar valores entre o modelo atual e o novo.

Tarifa de cobrança de água e esgoto Balneário Camboriú
Foto: Divulgação

Estudo inicial com 306 condomínios.

Segundo o Presidente da Asbalc – Associação dos Síndicos de Balneário Camboriú, Carlos Spillere,

“foram cinco anos incansáveis de luta, horas e horas de estudo e com o apoio do Secovi que validou os estudos com especialistas, fizemos um estudo inicial com 306 condomínios, e que hoje em números, reflete exatamente o que foi validado pela Aresc. Sob o mesmo ponto de vista, a penalização foi alta chegando a 178% de aumento nas contas de água em determinado condomínio”.

Em prol dos interesses da comunidade.

De fato, para o Presidente do Secovi Sérgio Santos, “vamos continuar fiscalizando essa cobrança em prol dos interesses da comunidade, que também precisa estar sempre questionando junto aos organismos competentes, debatendo e pagando por serviços que realmente são entregues”.

Segundo o Diretor da Emasa Douglas Costa, “as correções foram feitas através de muita luta com o apoio incansável do Presidente da Asbalc e do Secovi, e que a Emasa se coloca a disposição para cada vez mais prestar um serviço de melhor qualidade”.

Condomínios com hidrômetro único.

Para o Gerente de Regulação da Aresc, Sílvio Rosa, “com a implantação da nova tarifa para condomínios com hidrômetro único, a unidade pagará somente pelo consumo e não terão mais a tarifa mínima com volume medido até 10 m³ (metros cúbicos)”.

Segundo Leonel Seara Neto, Gerente Financeiro e Comercial da Emasa, assim também, “faz parte desse novo modelo de cobrança a tarifa binária: uma parte fica definida como TFDI – Tarifa Fixa de Disponibilidade de Infraestrutura, e a outra parte é variável definida no consumo efetivo das unidades, pelo volume medido nos hidrômetros”.

Foto: Divulgação

Tabela da nova estrutura tarifária da Emasa.

Por isso, essa revisão tarifária teve como base a Lei Federal no 11.445/2007.

Isto é, que garante o equilíbrio econômico financeiro da prestação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, além de incentivar a melhoria da prestação de serviços da autarquia.

A tabela da nova estrutura tarifária da Emasa terá valores diferentes para residências comuns, residências sociais, sociais e em comércios, empresas, indústrias, etc. Assim também, e no caso do volume efetivo os valores também serão diferenciados de 0 até 10 m³ / de 10 até 25 m³ e acima de 25 m³, incentivando assim o uso consciente da água.

Márcia Rodrigues – CEO da Revista Só Aqui Condomínios – Foto Mirian Rodrigues Divulgação

Sobre: Márcia Rodrigues
CEO da Revista Só Aqui Condomínios 

Agencia Eco Publicidades Ltda.
Jornalista e Diretora – DRT/PR 05154

Contato:

Celular: +55 47 9 9602 – 2022 – WhatApp.

E-mail: soaquicondominios@gmail.com

Site: http://www.soaquicondominios.com.br/

Fotos: Mirian Rodrigues – Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Márcia Rodrigues
Jornalista e Diretora – DRT/PR 05154

O que é o Covid-19: Água de piscina e o Coronavírus, confira como se prevenir

Sair da versão mobile