Site icon Ego Notícias

Tardes Musicais traz Coro de Câmara da USP

Tardes Musicais traz Coro de Câmara da USP

Antes de mais nada, no dia 25 de maio (sábado), às 16h30, o programa Tardes Musicais da Casa-Museu Ema Klabin apresenta o Concerto ‘Confluências musicais e identidades paulistanas’ com o Coro de Câmara Comunicantus, da ECA-USP. Inclusive, a apresentação tem entrada franca.

De certo, o programa do Coro de Câmara Comunicantus parte de dois compositores paulistanos: Osvaldo Lacerda e também Eduardo Gudin.

Partindo do nacionalismo de Lacerda, serão abordadas, inclusive,  obras folclóricas arranjadas por Ernst Mahle, alemão naturalizado brasileiro e fundador de uma importante escola de música em Piracicaba.

Além disso,  do cancionista Eduardo Gudin, representante do samba paulista. Apresentam os arranjos corais de Carlos Menezes Jr. e também Selma Boragian.

Marco Antonio da Silva Ramos, regente do Coro de Câmara Comunicantus e parceiro de Eduardo Gudin na juventude,  orientou anos depois,portanto,  os arranjadores em seus projetos de doutorado e também  mestrado, que originaram, inclusive,  os trabalhos apresentados neste concerto.

Além disso, a  partir dessas duas fontes, foi feita uma expansão do programa.

Ronda, de Vanzolini, e também  Inspiração, poema de Mário de Andrade falam diretamente de SP pela boemia e também  pela Belle époque.

Serão abordadas, enfim,  as culturas musicais estrangeiras presentes na cidade, inclusive com canções de Beatles e também de Gardel.

É incluído, além disso ,  no programa uma obra contemporânea de Arvo Pärt .

Sobre o Coro de Câmara Comunicantus:

Concerto com o Coro de Câmara Comunicantus, da ECA-USP . Foto : Filipe Fonseca
Concerto com o Coro de Câmara Comunicantus, da ECA-USP . Foto : Filipe Fonseca

O Coro Comunicantus é, enfim,  um projeto do Programa Unificado de Bolsas da USP que, inclusive,  tem por objetivo o ensino da performance coral.

Criado em 2013, como parte das atividades do Comunicantus: laboratório coral do Departamento de Música da ECA-USP.

Formado por bolsistas de graduação, atende, inclusive, coralistas, pianista e também  monitores em áreas técnicas: produção musical, arquivo, editoração musical, gravação em áudio e vídeo e comunicação, a depender do módulo do projeto.

Enfim, o grupo é formado por :  Marco Antonio da Silva Ramos (Regente titular e diretor artístico), José Luiz Ribalta (Regência: obras de Ernst Mahle) e Denise Castilho Cocareli (Regência: Solfeggio) Regina Lucatto e Anne Karoline Moreira (preparadoras vocais) ,  Laíne Rodrigues (violão) , Pedro de Paula Alves e também  Vinicius Pontes (percussão).

Serviço:

Programa Tardes Musicais :  Coro de Câmara Comunicantus- Confluências musicais e identidades paulistanas

Data: 25/05 sábado

Horário: 16h30

Entrada franca

170 vagas por ordem de chegada

Local : Fundação Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo.  Tel: 11 3897-3232

http://emaklabin.org.br/

LEIA MAIS: Henri Castelli em campanha para Dia dos Pais

Sair da versão mobile