Ego Notícias

Tardes Musicais traz Coro de Câmara da USP

Tardes Musicais traz Coro de Câmara da USP

Antes de mais nada, no dia 25 de maio (sábado), às 16h30, o programa Tardes Musicais da Casa-Museu Ema Klabin apresenta o Concerto ‘Confluências musicais e identidades paulistanas’ com o Coro de Câmara Comunicantus, da ECA-USP. Inclusive, a apresentação tem entrada franca.

De certo, o programa do Coro de Câmara Comunicantus parte de dois compositores paulistanos: Osvaldo Lacerda e também Eduardo Gudin.

Partindo do nacionalismo de Lacerda, serão abordadas, inclusive,  obras folclóricas arranjadas por Ernst Mahle, alemão naturalizado brasileiro e fundador de uma importante escola de música em Piracicaba.

Além disso,  do cancionista Eduardo Gudin, representante do samba paulista. Apresentam os arranjos corais de Carlos Menezes Jr. e também Selma Boragian.

Marco Antonio da Silva Ramos, regente do Coro de Câmara Comunicantus e parceiro de Eduardo Gudin na juventude,  orientou anos depois,portanto,  os arranjadores em seus projetos de doutorado e também  mestrado, que originaram, inclusive,  os trabalhos apresentados neste concerto.

Além disso, a  partir dessas duas fontes, foi feita uma expansão do programa.

Ronda, de Vanzolini, e também  Inspiração, poema de Mário de Andrade falam diretamente de SP pela boemia e também  pela Belle époque.

Serão abordadas, enfim,  as culturas musicais estrangeiras presentes na cidade, inclusive com canções de Beatles e também de Gardel.

É incluído, além disso ,  no programa uma obra contemporânea de Arvo Pärt .

Sobre o Coro de Câmara Comunicantus:

Concerto com o Coro de Câmara Comunicantus, da ECA-USP . Foto : Filipe Fonseca
Concerto com o Coro de Câmara Comunicantus, da ECA-USP . Foto : Filipe Fonseca

O Coro Comunicantus é, enfim,  um projeto do Programa Unificado de Bolsas da USP que, inclusive,  tem por objetivo o ensino da performance coral.

Criado em 2013, como parte das atividades do Comunicantus: laboratório coral do Departamento de Música da ECA-USP.

Formado por bolsistas de graduação, atende, inclusive, coralistas, pianista e também  monitores em áreas técnicas: produção musical, arquivo, editoração musical, gravação em áudio e vídeo e comunicação, a depender do módulo do projeto.

Enfim, o grupo é formado por :  Marco Antonio da Silva Ramos (Regente titular e diretor artístico), José Luiz Ribalta (Regência: obras de Ernst Mahle) e Denise Castilho Cocareli (Regência: Solfeggio) Regina Lucatto e Anne Karoline Moreira (preparadoras vocais) ,  Laíne Rodrigues (violão) , Pedro de Paula Alves e também  Vinicius Pontes (percussão).

Serviço:

Programa Tardes Musicais :  Coro de Câmara Comunicantus- Confluências musicais e identidades paulistanas

Data: 25/05 sábado

Horário: 16h30

Entrada franca

170 vagas por ordem de chegada

Local : Fundação Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo.  Tel: 11 3897-3232

http://emaklabin.org.br/

LEIA MAIS: Henri Castelli em campanha para Dia dos Pais

Sair da versão mobile