Ego Notícias

Síndicos de Balneário Camboriú ganham representatividade

ASBALC - Foto Divulgação

Síndicos de Balneário Camboriú ganham representatividade com criação da ASBALC.

Os gestores condominiais de Balneário Camboriú acabam de ganhar uma Associação de Síndicos – a ASBALC, que foi instituída para representar a categoria junto aos poderes público e judiciário, buscando o reconhecimento de suas lutas para melhorar a qualidade de vida dos condôminos, síndicos, subsíndicos e conselheiros, que representam a maior parte da população que residem nas edificações verticalizadas. Assim, na última sexta-feira (25) aconteceu na sede do Secovi-SC em Balneário Camboriú. A Instalação da diretoria provisória com a leitura do estatuto e aprovação por unanimidade da primeira diretoria e conselho executivo, que terá um mandato de sei meses, até a próxima eleição. Nesse sentido, fazem parte desta diretoria síndicos profissionais, síndicos moradores, advogados, administradores e engenheiros.

Síndicos de Balneário Camboriú ganham representatividade
ASBALC  – Foto: Divulgação

Teremos respaldo legal para lutar pelos interesses dos síndicos e toda comunidade.

Segundo o presidente eleito para essa primeira gestão provisória da ASBALC, Carlos César Spillere, assim, “as leis surgem diariamente e nesse momento de questionamentos, os síndicos precisam de uma representatividade, pois são cada vez mais responsabilizados e cobrados. E com a Associação teremos respaldo legal para lutar pelos interesses dos síndicos e toda comunidade condominial”.

Cargo de secretária.

Além disso, para a síndica Sônia Novaes Estácio, que ocupa o cargo de secretária da ASBALC. De fato, “este é o Marco do primeiro vôo que estamos alçando rumo aos nossos objetivos de gerir os nossos condomínios com clareza e retidão, fortalecidos através de uma entidade representativa, onde o sucesso depende dos esforços de cada um dos envolvidos”. Por outro lado, a entidade terá sede na rua 902 No 975 e além de unir a categoria dos síndicos, subsíndicos e gestores, visa a realização de palestras, cursos, seminários e outros eventos e ações que possam orientar, esclarecer e providenciar conhecimento e atualização para a melhoria da qualidade de vida de seus associados.

ASBALC  – Foto: Divulgação

Aumento significativo da cobrança das contas de água e esgoto.

A ASBALC nasceu a partir de várias lutas desde 2014, ou seja, assim, quando houve o aumento significativo da cobrança das contas de água e esgoto dos condomínios, e que depois de muita persistência, decidiram pela revisão e implantação de uma nova proposta e redução dessas tarifas à praticamente metade dos valores que estão sendo cobrados até a atual data.

Através de um estudo e análise técnica conseguimos alcançar nossos objetivos.

Segundo Carlos César Spillere engenheiro que ajudou o Secovi a chegar nesses valores reais, que culminou com a audiência pública da ARESC que acontece nesta quinta-feira (31) “foi uma luta árdua mas através de um estudo e análise técnica conseguimos alcançar nossos objetivos depois de 5 anos, que beneficiará agora os condomínios que possuem um hidrômetro único”.

Portanto, e lembrando que “naquela época em Balneário Camboriú, 2143 condomínios foram afetados e passaram a ter as suas contas de água e esgoto praticamente dobradas, atingindo um aumento de até 150% por cento, dependendo da característica da edificação.

Modelos contratadas – ASBALC  – Foto: Divulgação

Lotada a Câmara Municipal.

Por exemplo, outra conquista recente da categoria foi a mobilização dos síndicos que resultou na alteração da Lei Municipal No 4260, que instituiu a obrigatoriedade da Declaração de Regularidade Sanitária de Edificações.

Mais de 200 síndicos insatisfeitos.

Isto é, depois de ter lotado a Câmara Municipal com a presença de mais de 200 síndicos insatisfeitos com os prazos da Nova Lei, agora as novas medidas prorrogaram o prazo até 31 de março, depois da temporada. Rigorosamente falando, nesta nova proposta os síndicos não são mais multados no momento em que os fiscais detectam a falta de documentos, mas ganharam até 30 dias para juntar a documentação sem ser penalizados.

Sobre: Márcia Rodrigues – CEO da Revista Só Aqui Condomínios – Foto: Mirian Rodrigues

Sobre: Márcia Rodrigues
CEO da Revista Só Aqui Condomínios 

Agencia Eco Publicidades Ltda.
Jornalista e Diretora – DRT/PR 05154

Contato:

Celular: +55 47 9 9602 – 2022 – WhatApp.

E-mail: soaquicondominios@gmail.com

Site: http://www.soaquicondominios.com.br/

Fotos: ASBALC – Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Márcia Rodrigues
Jornalista e Diretora – DRT/PR 05154

ASBALC – Associação de Síndicos de Balneário Camboriú. Emasa recebe membros da Associação dos Síndicos

Sair da versão mobile