Ícone do site Ego Notícias

Setembro Amarelo filósofo avalia a angústia

Setembro Amarelo filósofo avalia a angústia da juventude e sua relação com o alto índice de suicídio

Setembro Amarelo filósofo avalia a angústia da juventude e sua relação com o alto índice de suicídio

Setembro Amarelo filósofo avalia a angústia

Inicialmente, Segundo a Mundial da (OMS), .

Assim como, 800 mil  todos os anos.

Justamente, no mundo inteiro.

Portanto, e esta tem sido a principal.

Outrossim, causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos, mais do que o câncer, a AIDS e a malária, inclusive no Brasil. Os números são alarmantes, e explicam a criação não apenas de políticas públicas governamentais, mas da sociedade civil e de ONGs em iniciativas como o conclusivamente,

O filósofo e pesquisador Fabiano de Abreu.

aponta que existe um motivo para o jovem ser mais suscetível ao desejo de suicídio: “A experiência é o alimento da sabedoria, é nossa.

refeição cotidiana para sabermos lidar com as situações e adversidades. Ao longo da vida, passamos por essas adversidades e percebemos.

que são apenas momentos passageiros.

O jovem, no entanto é desprovido desta.

percepção e não vê que tudo é passageiro.

Quando um jovem toma a decisão de retirar .

a própria vida revela que estava no seu limite.

de desespero e fora da razão. A juventude é um momento de transição onde o jovem está começando a viver a solidão, é um momento de descobertas e emancipação que pode ser muito complicado”.

O silêncio da emancipação

Fabiano alerta que na adolescência acontece a transição para a fase adulta e sua consequente emancipação, mas muitos jovens não estão preparados para isto: “A juventude é o momento da prova, onde a necessidade de ter que ser adulto resulta em um forte desespero que o leva a silenciar suas insatisfações. Desse mesmo modo, experimento da solidão, cria uma falsa ideia de poder, de imortalidade, fator que os outrossim, levam a experimentar coisas .Portanto, que podem levá-los a morte, como drogas, bebidas, e se colocar em riscos de vida. A juventude é um momento de transição hormonal, sexual, social que mexem com o emocional”.

 

O Papel dos pais

Para o filósofo, dessa forma, em alguns momentos, os  acabar  por eles o que eles  acabam tratando o filho como crianças e não conseguem.

Tal qual dar autonomia para eles. Fazer tudo pelos filhos e tê-los debaixo das suas asas é um dos maiores erros que podem cometer, e  verdadeiro lugar no mundo. Eles sentem que sempre terão que ser uma extensão dos pais”.

Sendo assim, a comunicação, ou a falta dela.Primeiramente,  um dos  vida, o filósofo aconselha que saber conduzir o diálogo dentro da própria casa é fundamental para desvendar os problemas do jovem, evitar surto emocional e que cometam o suicídio.

Fabiano acredita que  experimenta a  no mundo: “ele se sente perdido e desconectado de tudo e perde o prazer de viver, principalmente se ele é  gosta, ou fazer um curso para agradar os pais, ou a seguir uma profissão que não o agrada”.

O que fazer

O filósofo adulto capaz de enfrentar os desafios da vida: “Mostrar lo a encontrar os  e mostrar como ele poderá ser útil para a sociedade e como a sua vida será importante para ele terá mais chances de se tornar emocionalmente forte para lidar com as adversidades da vida adulta e conseguir enfrentar os desafios do dia a dia”.

Recomendações para os pais

Fabiano de Abreu lista atitudes que podem ser tomadas pelos pais para  jornada de crescimento emocional e social saudável, a fim de evitar o suicídio e a depressão: sob o mesmo ponto de vista

 

 

 

Sair da versão mobile