Quem não gosta de samba, bom sujeito não é… É hoje, das 18h15 às 20h15, a nova apresentação do Projeto Samba de Terreiro na Escadaria do Teatro da Ubro, em Florianópolis. Idealizado por músicos, pesquisadores e produtores, o projeto foi apresentado ao público de Florianópolis em janeiro de 2017 e, desde lá, tem reunido admiradores desse ritmo musical e que têm interesse em conhecer as antigas canções e sobre a própria história do samba. A apresentação, que é recomendada para todas as idades, acontecerá dentro do 01 caso chova.
O Samba de Terreiro Florianópolis propõe divulgar essa forma de executar o samba e de preservar um dos principais elementos da cultura afro-brasileira, bem como valorizar os guardiões da Velha Guarda. Como diz o coordenador Carlos Raulino, “é o Samba do povo para o povo”. Florianópolis realizou a primeira apresentação em três de janeiro de 2017. Na estreia, reuniu mais de mil pessoas na Escadaria do Rosário e, desde lá, já foram mais de 20 apresentações, sempre ganhando a simpatia e o coração do público. Ao todo, são mais de 40 pessoas na equipe entre músicos, pesquisadores e administração.
As rodas de samba começam com um orador explicando sobre as raízes do samba, estimulam a participação da plateia no conhecimento e canto das composições antigas. É uma forma de preservar um dos principais elementos da cultura afro-brasileira, bem como valorizar os guardiões das Velhas Guardas das escolas. Por isso, durante a apresentação, são distribuídas letras das músicas que fazem parte do repertório do projeto para que as pessoas presentes na Escadaria possam cantar junto os antigos sucessos.
Antes da apresentação das músicas, os coordenadores iniciam cada roda com a explicação sobre o que é samba de terreiro ou samba de quadra e o objetivo do projeto. Entre os compositores que fizeram história, estão nomes como Silas de Oliveira, Noel Rosa de Oliveira, Dona Ivone Lara, Chico Santana, Paulo da Portela, Padeirinho e Cartola. O público que quiser cantar junto, tem acesso ao caderno das letras através do evento no Facebook.
As edições do Samba de Terreiro Florianópolis são gratuitas e mantidas, até o momento, com o trabalho voluntário dos integrantes. Porém, nas edições mais recentes, passou a contar com apoio financeiro e de estrutura da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Fundação Franklin Cascaes.
Leia ainda: Mais de 30 velejadores de quatro países já estão inscritos no maior evento de windsurf das Américas
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia e viagens
Personalidade: Princesa Benedikte, da Dinamarca, visita a usina de Itaipu
Rotas das Emoções: A Rota das Emoções terá um plano de ação para seu desenvolvimento turístico
Festival de turismo: Termalismo do Vale das Águas estará presente no Festuris 2019
Feira Internacional: ITB Asia aconteceu no Sands Expo and Convention Center, Marina Bay Sands
Leia mais: Hotel Renar, ícone hoteleiro do Vale do Contestado
Floripa Airport – Aeroporto Internacional de Florianópolis recebe reconhecimento internacional
Windsurf: Bimba, confirma presença no maior evento de windsurf das Américas em Palhoça
Celebrações Judaicas: Kurotel, o melhor spa do Brasil, anuncia kosher e celebrações judaicas
Ela está nua: Schai Schürhaus retorna ao Bella da Semana para nos brindar com toda a sua beleza
Wind Surf: Contagem regressiva para ISSO IFCA South American Slalom Championship na Ponta do Papagaio
Ocean Race: The Ocean Race: Santa Catarina, Itajaí Host City é anunciada como única parada na América Latina
Free Shops – Limite de compras nos free shops deverá dobrar em breve