Ego Notícias

Saiba para quais países é possível viajar sem passaporte

Alguns países não exigem o passaporte de brasileiros. Saiba quais são.

Os viajantes brasileiros ficaram com os cabelos em pé quando o governo federal anunciou que iria suspender a confecção de passaportes por tempo indeterminado. Afinal de contas, quem não possui o documento ou está com o mesmo desatualizado não poderá viajar para a maioria dos destinos internacionais.

A Câmara dos Deputados trabalha para realocar recursos que permitam que o passaporte volte a ser emitido. Possivelmente, teremos uma boa notícia ainda esta semana.

De qualquer forma, é importante se manter atento quanto à validade dos documentos e providenciá-los com antecedência, sempre que necessário.

Viajando com o RG
Caso você esteja planejando uma viagem ao exterior, mas ainda não tem o passaporte, saiba que alguns países da América do Sul não exigem este documento, mas apenas o RG (carteira de identidade).

Mesmo assim, esses países fazem algumas exigências básicas. A primeira, claro, é que o documento precisa estar em bom estado. Se o seu está rasurado, amarrotado ou com alguma informação borrada, providencie a substituição o quanto antes.

Outra exigência é quanto à atualização do documento: ele precisa ter sido emitido a no máximo 10 anos para ser aceito. Por fim, a foto: se você estiver muito diferente da imagem que está no RG, as autoridades podem implicar.

E fique atento (a) a mais um detalhe importante: evite viagens com conexão para países que exigem passaporte. Por exemplo: se você for à Colômbia, com escala no Panamá, o documento será solicitado ainda em território brasileiro.

Confira agora a lista dos países que podem ser visitados sem passaporte e alguns de seus roteiros turísticos:

Teatro Solis, em Montevidéu – Foto Divulgação

1) Uruguai
Cidades turísticas como Punta del Este e Colônia do Sacramento fazem deste um país muito agradável para o turista brasileiro. Suas estradas em ótimo estado incentivam a alugar um carro e rodar pelas estâncias. Além disso, a capital Montevidéu também oferece várias atrações, como o Museu Precolombino, o Mercado del Puerto e o Estadio Centenário, além do lindíssimo teatro Solis.

2) Argentina
Só Buenos Aires já justifica conhecer a Argentina. Mas o país vizinho possui muito mais. As estações de esqui de Bariloche, as trilhas, montanhas e lagos da Patagônia e o cenário árido da região norte faz deste um dos mais belos países do mundo. E ainda há as vinícolas de Mendoza e a cidade mais ao sul do Mundo, Ushuaia, já pertinho da Antártida.

3) Chile
A capital Santiago é cosmopolita e oferece várias opções culturais e de lazer. Não muito longe da cidade, estão belíssimas vinícolas e estações de esqui para todas as idades. Mais ao sul temos o cenário selvagem da Patagônia, com fiordes, lagos e visuais incríveis. Não menos linda é a região do Atacama, o deserto mais seco do mundo, mas mesmo assim cheio de cor e beleza.

4) Paraguai
O país não é tão badalado quanto os vizinhos do Cone Sul, mas também tem seus atrativos. O mais conhecido é Ciudad del Este, um importante centro de compras próximo de Foz do Iguaçu. Outras opções são as ruínas jesuíticas em Itapúa, que datam do século 17, e as cachoeiras de Monday.

Lago Titicaca, na Bolívia – Foto Divulgação

5) Bolívia
Encravada nos Andes, o país oferece algumas das mais belas atrações naturais do continente, como o Salar de Uyuni e o Lago Titicaca, o mais alto do mundo. Prepare-se para tomar muito chá de coca para encarar a altitude, mas vale a pena, pois as atrações são lindíssimas!

6) Peru
Não há como falar do Peru e não se lembrar de Machu Picchu, a incrível cidade Inca encravada no alto de uma montanha a mais de 2 mil metros de altitude. É uma atração incrível, mas não fique apenas nela. Ali perto, Cuzco traz resquícios da civilização Inca. E a capital Lima, moderna e cosmopolita, é hoje o principal polo gastronômico da América Latina.

7) Equador
A Rota dos Vulcões é uma das atrações mais incríveis da América do Sul. A estrada tem 400 quilômetros no meio da Cordilheira dos Andes e oferece visuais de cair o queixo. Um pouco mais afastado, a lagoa vulcânica de Quilotoa é impressionante e também vale a visita. Para os menos aventureiros, vale conhecer Cuenca e a capital Quito, para conhecer um pouco da cultura desse povo hospitaleiro.

8) Venezuela
Hoje, o país vive um sério conflito político e uma grave crise econômica. Por isso, não é um destino recomendável. Mas quando a situação melhorar, aproveite para conhecer o arquipélago de Los Roques, já no Mar do Caribe. Ou seja: com aquela areia branca e fina como talco e o mar azul, azul…

9) Colômbia
Ao contrário da Venezuela, a Colômbia superou seus conflitos e hoje é um destino bem mais seguro para o brasileiro. As principais atrações ficam ao norte do país: a incrível cidade colonial de Cartagena das Índias é um tesouro arquitetônico e histórico ao ar livre. Não muito longe, está o arquipélago de San Andrés, já no Mar do Caribe.

Esse texto faz parte da coluna Viajante em Tempo Integral. Para saber mais, visite www.tempointegralblog.com

 

 

Foto da Capa: Divulgação

Siga o egonoticias:
http://instagram.com/egonoticias

Siga o Jornalista: http://instagram.com/tempointegral

Veja todos os meus posts: http://egonoticias.com/autor/fabio-mendes/

Sair da versão mobile