Ícone do site Ego Notícias

Rosalina Moura dá dicas para enfrentar o estresse

Rosalina Moura - Foto Divulgação

Rosalina Moura - Foto Divulgação

Rosalina Moura, psicóloga, dá dicas preciosas para lidar com esse mal que assola a humanidade.

23 de Setembro é o Dia do Combate ao Estresse. A data serve para conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento deste mal que atinge a humanidade. Conheça 6 passos para enfrentar o problema.

O estresse faz parte da vida e em doses adequadas é útil e positivo. No entanto, nos últimos tempos, seus níveis tem se elevado não só no Brasil, mas no mundo.

Isto é muito preocupante, pois pode provocar sérios problemas na vida profissional, familiar, na esfera social e na saúde, podendo levar até à morte.

Um estudo realizado nos EUA pela Harvard Business School aponta que 80 % das consultas médicas nos últimos anos têm vínculo com o estresse.

Pesquisas revelam que ele está associado ao desenvolvimento de uma série de doenças como o câncer, depressão, diabetes, hipertensão e infartos.

Cerca de 70% dos brasileiros ativos no mercado de trabalho sofrem sequelas do nível de estresse elevado e os prejuízos diretos e indiretos, inclusive decorrentes de adoecimento físico e emocional, são cada vez maiores.

Uma das formas de saber se o estresse já passou da conta e atingiu patamares elevados é por meio da observação dos sintomas e sinais físicos e psicológicos. Conheça alguns deles:

Além de ficar atento aos seus sinais e sintomas para tomar ações que interrompam o processo, é fundamental que você identifique o que tem gerado estresse na sua vida, pois se temos consciência do que nos afeta podemos fazer algo a respeito.

Estes 6 PASSOS irão ajudá-lo a enfrentar melhor os problemas, não importa o que esteja vivendo na sua vida hoje.

  1. IDENTIFIQUE: o que te estressa? Liste tudo que tem preocupado, aumentado a sua ansiedade, causado tensão, nervosismo ou irritação nos últimos tempos.
  2. REFLITA: como você tem reagido e lidado com cada item?
  3. AVALIE: quanto as suas ações e reações (concretas ou subjetivas) têm contribuído realmente para resolver o problema ou diminuir o seu nível de estresse?
  4. FAÇA UM BRAINSTORMING: Reflita e procure descobrir alternativas e possibilidades para lidar com o que está acontecendo de uma forma diferente e mais eficiente.
  5. TESTE E FAÇA DIFERENTE: coloque em prática as principais ações que você listou e analise os efeitos e resultados. Lembre-se: se você quer um resultado diferente, precisa fazer algo diferente.
  6. FORME TIMES: identifique quem são as pessoas que podem te ajudar a superar cada dificuldade ou desafio listado no item 1. Suporte e apoio fazem uma enorme diferença.

Mesmo que você descubra que não pode ter ações diretas sobre as situações, existe algo que está ao seu alcance: mudar a forma de encarar e enxergar a questão.

Alguns desafios da vida podem ser difíceis, mas também são grandes oportunidades de aprendizado e crescimento.

Ampliar a autoconsciência, mudar o seu estilo de vida e se cuidar física e emocionalmente são aspectos que também agregam para que você consiga enfrentar e superar os desafios da vida de uma forma mais saudável e equilibrada.

Autoria: Rosalina Moura

A psicóloga Rosalina Moura é especialista em gerenciamento do stress e coach de bem-estar e saúde, com certificações nacionais e internacionais.  Foi coordenadora da área de psicologia do IOT do Hospital das Clínicas de São Paulo por 10 anos. Desenvolveu programas e metodologias para o gerenciamento do stress e em 2001 ela criou a RUMO, que hoje tem como foco principal de atuação o desenvolvimento de programas de Prevenção e Gerenciamento do Stress para pessoas e empresas. É autora de capítulos de livros e colaboradora em programas de Rádio e TV.

Foto da capa: Divulgação

Siga o egonoticias: http://instagram.com/egonoticias

Siga a Colunista: http://instagram.com/cinthiasouto

Conheça Rosalina Moura: https://www.instagram.com/moura_rosalina
Sair da versão mobile