Com um calendário anual composto por 16 eventos religiosos, Bom Jesus da Lapa realiza a sua maior romaria, dedicada ao santo que dá nome ao município. Até o dia 6 de agosto a cidade, reconhecida como capital baiana da fé, deve receber mais de 500 mil romeiros e peregrinos que vêm à Bahia para viver experiências de fé e devoção.
Com o tema “Com Jesus e Nossa Senhora defendemos a vida”, a programação da Romaria de Bom Jesus atrai visitantes da Bahia e de outros estados como Piauí, Tocantins, Pará e Mato Grosso.
A novena, que é realizada de 28 de julho a 5 de agosto, inclui missas diárias e homenagens aos romeiros, sempre às 19h, no santuário do Bom Jesus da Lapa. Durante o dia, os visitantes podem desfrutar dos atrativos da cidade, com destaque para os passeios de barco pelo Rio São Francisco, além de visitar as seis capelas que compõem o santuário.
O auge da festa religiosa realizada há mais de 300 anos é o dia 6 de agosto, quando romeiros participam das missas celebradas durante todo o dia, no santuário, a partir das 5h. Nesse dia, o encerramento dos festejos dedicados ao Bom Jesus será marcado pela missa prevista para 16h, na catedral do Bom Jesus da Lapa (bairro Amaralina), seguida por procissão que percorrerá as principais ruas da cidade até a chegada ao santuário, no Centro.
Turismo Religioso
Localizado às margens do Rio São Francisco (780 quilômetros de Salvador), Bom Jesus da Lapa é um dos principais ícones do turismo religioso na Bahia e recebe 2,5 milhões de romeiros por ano, de acordo com o reitor do santuário de Bom Jesus da Lapa, padre Devaldo Menez.
Foto da Capa: Divulgação
Siga o egonoticias: http://instagram.com/egonoticias
Siga o Jornalista: http://instagram.com/tempointegral
Veja todos os meus posts: https://egonoticias.com/autor/fabio-mendes/