Ícone do site Ego Notícias

Registro do CADASTUR em Santa Catarina sobem 58%

REGISTROS NO CADASTUR EM SC SOBEM 58%

O número de profissionais e empresas do turismo de Santa Catarina que se registraram no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur), de janeiro a julho deste ano, teve um incremento de 58% em relação ao ano passado. O índice representa um significativo aumento de novos prestadores formalizados até 31 de julho, atingindo um total de 3914 cadastros no Estado. Em termos numéricos, os novos guias de turismo (159) representam 27% do aumento de cadastros nos últimos sete meses. Já os meios de hospedagem formalizados no mesmo período (322) correspondem a 37% de aumento em 2019. Santa Catarina conta, atualmente, com 860 meios de hospedagem e 572 guias formalizados no Ministério do Turismo.

Flavia Didomenico – Presidente da SANTUR – Foto: Jefferson Severino

Para a presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur), Flavia Didomenico, a ampliação se deve às ações de planejamento e fortalecimento realizadas pelas equipes da pasta. “Esse crescimento é fruto de uma força-tarefa feita pela coordenação estadual e ainda pela sensibilização junto aos municípios e instâncias de governança das regiões turísticas”, destacou. Além disso, outra razão do aumento foi o trabalho de fiscalização, remota e presencial, realizado pelo Ministério do Turismo do (MTur).

A participação no Cadastur é obrigatória para sete atividades turísticas: agências, meios de hospedagem, acampamentos, organizadoras de eventos, parques temáticos, transportadoras e guias. A iniciativa promove o ordenamento, a formalização e a legalização desses prestadores. Outras oito atividades têm cadastro recomendado, mas não-obrigatório, entre elas: bares, restaurantes, locadora de veículos, parques aquáticos, centro de convenções, entre outros. A adesão dos prestadores de serviços turísticos no Cadastur qualifica o setor. O cadastro é simples, online e gratuito. Os interessados devem acessar o site e preencher o formulário. O número do Cadastur precisa ser renovado a cada cinco anos para os guias de turismo e a cada dois anos para as demais atividades.

Leia ainda: Em pauta o novo mirante de Bom Jardim da Serra -SC

turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia e viagens.
Sair da versão mobile