Ícone do site Ego Notícias

Regente convida público a realizar Mapa Sonoro de suas casas

Regente Dani Mattos convida público a realizar Mapa Sonoro de suas casas

Regente Dani Mattos convida público a realizar Mapa Sonoro de suas casas

Antes de mais nada, você já parou para ouvir os pingos da chuva na janela? Ou o chiado do pão sendo cortado?  A regente e cantora Dani Mattos convida o público a gravar pequenos vídeos com sons do dia a dia de suas casas. A ideia, portanto, é a montar um  Mapa Sonoro das casas brasileiras.  Podem participar pessoas de todas as idades. E também de todo o Brasil. É só gravar um vídeo com sons do dia a dia e enviar para: coletivovillalobos@gmail.com

De acordo com Dani Mattos “Desde a pré-história, o homem já produzia música. Provavelmente baseada na observação dos sons da natureza e nos sons que produziam.  A música  é inclusive uma linguagem de comunicação universal,  e portanto teve várias funções no decorrer da história. Seja, enfim,  na religião, no trabalho, como forma de expressão,  ou diversão.

Coletivo:

Com apoio da Lei Aldir Blanc, o  Projeto “Coletivo Villa-Lobos para Todos” é uma readequação para o virtual do projeto  “Villa-Lobos para Todos”.    Sob direção de Dani Mattos, o coletivo  é composto pelo grupo vocal Poucas & Boas. Além de músicos e educadores que desenvolvem muitas atividades artístico-musicais.

Atividades  musicais : 

Escolha a atividade musical que mais gosta e enfim,  participe  desse projeto cultural que  inclusive  envolve toda a família:

Canções:  É possível curtir vídeos com o coral formado pelo “Coletivo Villa-Lobos para Todos” interpretando músicas do cancioneiro infantil com  arranjos  do  maestro e compositor Villa-Lobos. Entre eles, por exemplo  “ Sapo Jururu”, a “Canoa virou” , “O anel”  e também  “Xó passarinho”. Além disso,  “Peixe Vivo”, com uma versão de Dani Mattos.  Se preferir, cante com a família uma das músicas de Villa- Lobos e envie seu vídeo.

Gráficos : Outra proposta interessante é a de interpretar um gráfico desenhado por outra pessoa. É só você pegar um papel e caneta, desenhar um gráfico e desafiar um amigo ou também alguém do Coletivo Villa-Lobos a interpretar o gráfico. O melhor é que um mesmo gráfico pode ganhar diferentes interpretações.

Histórias: 

Narrar: As histórias representam um meio  de se trabalhar conteúdos musicais. Outra ideia educativa que  aproxima a família é a que convida o público a narrar uma história. Além disso,  realizar a sonoplastia da mesma. Como, por exemplo, a “ História do índio , “Sacará – Egito”,  e também “O Pica-Pau”. Confira lá no  Canal e comece a criar a sua.

Qual a dúvida musical? E quem quiser saber mais sobre música, sempre tem uma dica  nova em “Dani Explica”, no Canal do YouTube da regente. A cada vídeo, portanto,  ela esclarece um conceito relacionado a música. E a teoria, enfim, vem sempre seguida da prática. Além disso,  com exemplos musicais.

Sarau

E quem quiser saber mais sobre esse projeto, além de  cantar, rir  e também  aprender com  Dani Mattos e o  “Coletivo Villa-Lobos para Todos”, no próximo dia 19 de maio, às 18h,  haverá um Sarau. Os integrantes do grupo  farão  pequenas apresentações solos. O evento acontece, enfim,  pela  Sympla. Além disso, é  de graça.

Portanto, não deixe de participar.

Serviço: 

“Coletivo Villa-Lobos Todos”

Sarau: Data: 19 de maio, às 18h

Localhttps://www.sympla.com.br/sarau-do-coletivo-villa-lobos__1217764

Ingressos  gratuitos

Atividades: Mapa sonoro das residências – envie seu vídeo  para: coletivovillalobos@gmail.com

Instagram@danimmattos

Facebook: https://www.facebook.com/danimmattos/

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC4fVQMjMYxI5ACJJpLrsETQ

Site Dani Mattos: http://danimattos.com.br

Projeto Villa Lobos para Todos: http://villa-lobosparatodos.com.br

Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Fonte: Cristina Aguilera/ Assessoria de Imprensa

Então, não deixe de ler:  O Oscar do cinema fantástico 

Sair da versão mobile