Ícone do site Ego Notícias

Rede Governança Brasil completa três anos de êxitos

Rede Governança Brasil completa três anos de êxitos

Rede Governança Brasil completa três anos de êxitos

Completando três anos amanhã, a Rede Governança Brasil (RGB) intensifica sua atuação internacional.

Justamente, junto a um dos principais atores que influenciam a melhoria da prestação de serviços públicos e competitividade no cenário global: a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O principal interlocutor da RGB junto às entidades internacionais é o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da Rede, João Augusto Nardes.

Entre 2013 a 2014,  período que ocupou a presidência do TCU, Nardes verificou a necessidade de uma ação mais preventiva e voltada dessa forma, para a governança.

De lá para cá, tem desenvolvido ações na disseminação da tese, além de participar das audiências com a OCDE.

A organização examina e divulga meios para melhorar políticas públicas.

Portanto, em áreas de política econômica, comércio, ciência e tecnologia assim como,  educação.

O intercâmbio desses conhecimentos entre os países é uma das vantagens de integrar a entidade internacional.

O embaixador da RGB explicou o resultado do trabalho que está  sendo realizado para o desenvolvimento do país com audiências na OCDE.

Semana passada, Nardes e o ministro Bruno Dantas do TCU, participaram de uma reunião, em Paris.

Estiveram junto ao Secretário-Geral da OCDE, Mathias Cormann, e a Diretora-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura  (Unesco), Gabriela Ramos.

“Estive na OCDE para mostrar relatório com todos os indicadores e avanços que o Brasil conquistou nos últimos 10 anos. Eles são fundamentais para a entrada na organização”, explicou Nardes.

Em uma década,  desenvolvemos mecanismos de governança como índice integrado de governança e gestão pública (igg), edição do Decreto Federal nº 9.203/2017 e a fundação da Rede Governança Brasil.

Inovadora, a RGB, que conta com o apoio do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), reúne aproximadamente 457 voluntários.

Atuando sob o mesmo ponto de vista,  em diferentes temáticas para fomentar mecanismos de liderança, estratégia e controle na administração pública brasileira.

Atualmente, a instituição conta com  29  comitês,  seminários, fóruns, prêmio RGB, mentoria de prefeitos cartilhas e produtos.

 *RGB* – Ministro Nardes, Cristiane Nardes e Luiz Afonso Vieira

A Rede Governança Brasil foi criada por iniciativa de João Augusto Ribeiro Nardes e Cristiane Nardes Farinon, em 07 de julho de 2019.

Desse modo,  surgiu de um propósito maior e senso de urgência sobre a necessidade de uma implementação efetiva da boa governança no âmbito da administração pública.

Para disseminar as boas práticas de governança pelo Brasil, batendo a porta sobretudo,  dos órgãos públicos, governos e prefeituras,  fazendo palestras para sensibilizar as autoridades, além de publicar livros sobre o tema.

Justamente, com o objetivo de ganhar mais capilaridade sobre os temas abordados.

Atualmente, a RGB está presente em 22 estados e no Distrito Federal/DF.

Assim como, em nove países, Brasil, Argentina, Portugal, Suécia, Inglaterra, Suíça, Japão, Chile e Itália, tendo aproximadamente 457 voluntários que trabalham de forma colaborativa.

Para saber mais, acesse portanto: https://www.rgb.org.br/

Rede Governança Brasil completa três anos de êxitos

 

Antecipadamente,  fonte: Assessoria de Imprensa RGB

Assim como, foto: Divulgação RGB /  Arquivo Pessoal

Leia sob o mesmo ponto de vista também: Cris Nardes é sinônimo de competência

Sair da versão mobile