Ego Notícias

Ramboll reforça importância do planejamento no descomissionamento

Ramboll reforça importância do planejamento no descomissionamento - Divulgação

Ramboll, consultoria multinacional especializada em engenharia, meio ambiente e projetos multidisciplinares, em parceria com o escritório Trench Rossi Watanabe Advogados, realizará o evento “Descomissionamento de estruturas offshore – perspectivas ambiental e regulatória”, no próximo dia 21 de novembro, às 16h30, na capital fluminense.

O objetivo do evento é contribuir para o processo decisório dos gestores das empresas de petróleo e gás, para que se planejem em relação ao descomissionamento atual e futuro das plataformas offshore brasileiras.

Por esta razão, Wenning  terá como foco, em sua palestra, apresentar o uso da metodologia multicritério NEBA (Net Environmental Benefit Analysis), que possibilita uma avaliação multidisciplinar dos riscos, atendendo a regulação local e considerando aspectos ambientais, técnicos, de segurança operacional e econômicos. Este método de análise apoia a tomada de decisão, reduzindo a subjetividade do processo para assegurar melhores resultados.

“É fundamental que as abordagens técnicas e ambientais do descomissionamento sejam racionais e considerem todas as alternativas, pois cada uma apresenta custos e benefícios diferentes, pois somente uma análise criteriosa pode determinar a opção mais adequada para o contexto de cada projeto” afirma Richard Wenning, expert da Ramboll nesta área.

Richard Wenning, que fica sediado na Ramboll em Portland, Maine (EUA), tem mais de 35 anos de experiência profissional em eco-toxicologia, análise de risco ecológico, investigação e remediação de áreas costeiras e navegáveis contaminadas, e aproveitará a oportunidade também para falar sobre projetos bem-sucedidos já realizados pela Ramboll no exterior

.Atualmente, existem 160 instalações de produção offshore no País e, deste total, 42% das instalações têm mais de 25 anos de operação. Desta forma, existe a expectativa do descomissionamento de vários projetos de energia e petróleo nos próximos anos. “Por esta razão, queremos destacar nossa atuação junto a este segmento, apontando cases que são referência na área”, afirma Eugenio Singer, presidente da Ramboll no Brasil.

O descomissionamento de projetos offshore consiste em um conjunto de ações legais, técnicas e procedimentos de engenharia aplicados de forma integrada a uma plataforma, duto ou outro sistema submarino, visando assegurar que sua desativação ou retirada de operação atenda a regulação, às condições de segurança, preservação do meio ambiente e melhores práticas do mercado de petróleo e gás.

O evento contará também com a participação de Eduardo Fortunato Bim, Procurador Federal do IBAMA, que enfatizará os aspectos da regulamentação ambiental e terá como moderadora a advogada Renata Amaral, sócia da área ambiental do Trench Rossi Watanabe Advogados.

Os interessados podem se inscrever neste link.

Descomissionamento de estruturas offshore – Perspectivas ambiental e regulatória
Data
21 de novembro de 2017
Horário
16h30
Local
Hotel Prodigy – Av. Almirante Silvio de Noronha, nº 365, Rio de Janeiro, RJ
Organizadores
Ramboll  e Trench Rossi Watanabe Advogados
Sobre a RAMBOLL

A Ramboll é uma empresa multinacional de consultoria, engenharia e design, com atividade multidisciplinar, que conta com 300 escritórios instalados. Em mais de 35 países em todos continentes e mais de 13.000 colaboradores, entre engenheiros, designers e consultores, comprometidos. A criação de soluções sustentáveis e de longo prazo para os seus clientes e a sociedade. Recentemente, a empresa foi classificada entre as três principais empresas mundiais de consultoria em serviços ambientais, segundo pesquisa global.

No Brasil possui escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Valinhos, Belo Horizonte e Salvador, com mais de 60 especialistas.  A Ramboll atua nos mercados de Petróleo & Gás, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Água, Energia, Transporte e Planejamento Urbano. Em 2017, foi eleita a melhor consultoria brasileira em meio ambiente e Expert de avaliação de passivo ambiental .

Caso queria conhecer mais sobre a Rambol, entre no site: www.ramboll.com

 

Sair da versão mobile