Ego Notícias

Programação de maio na Casa-Museu Ema Klabin

Duo Fryvan . Foto Gal Oppido

Programação de maio na Casa-Museu Ema Klabin. 

Pelas redes sociais da Casa-Museu Ema Klabin , o público poderá escutar apresentações inéditas de violonistas que já dividiram o palco com grandes nomes.

Confira a Programação Cultural online da Casa-Museu Ema Klabin no mês de maio. 

Antes de tudo, a Casa-museu Ema Klabin, em São Paulo, continua com uma série de ações online porque quer levar informação, cultura, reflexão e também diversão ao público. A cada semana tem novidades com atividades culturais para toda a família no projeto #CasaMuseuEmCasa.

Todas quintas-feiras do mês de maio, às 17 horas, no Canal do YouTube do Museu  tem programação musical, inclusive  com apresentações inéditas gravadas por violonistas direto de suas residências. Entre eles,  por exemplo, a participação de Matheus Alves, Isabel Luiza, Andrea Perrone e também do Duo Fryvan. O projeto é uma parceria da Casa- Museu Ema Klabin com o  Violão e Ponto.

O primeiro a se apresentar no dia 7 de maio, é Matheus Alves. O músico  interpretará duas composições próprias: ‘La Jobiniana’ , bem como,  ‘Tarde de Sol’.

O músico integra, portanto, a o Quinteto Instrumental Picumã, grupo de fusão da música platina mas também diversas outras vertentes mundiais. E que recentemente gravou um álbum com o multi instrumentista Arismar do Espírito Santo, por exemplo.

Além disso, ele também está nos preparativos para lançar seu 1° trabalho solo, intitulado “Violão Regional”. Nele, o músico passeia por ritmos regionais em composições autorais. Além disso,  terá a participação de grandes músicos da cena instrumental do RS.

Na semana seguinte, dia 14 de maio, sempre às 17h, a violonista Isabel Luiza interpreta os Movimentos 1 e também 3 da ‘Sonata Mexicana’, de Manuel Ponce.

Assim também, dia 21 de maio é a vez da violonista, cantora e compositora porto-alegrense Andrea Perrone. Ela  interpretará ‘For Fun’ , como também  ‘High’, ambas de sua autoria.

Em 2019 Andrea dividiu o palco com o lendário músico André Geraissati, uma parceria inclusive para o Projeto Violão Brasileiro.

Violonistas Fredy Pietz e Ivan Sakavicius:

Quem finaliza as apresentações de violão, portanto,   é  Duo Fryvan . Formado em 2012 pelos violonistas Fredy Pietz e Ivan Sakavicius, o duo interpreta as peças  de sua autoria. Entre elas, por exemplo: ‘Galápagos’ e também ‘Simples como Ser’.

Os músicos, inclusive, se apresentaram na Europa, como também em  diversos festivais em São Paulo, já dividiram o palco, além do mais, com o Duofel. Assim sendo, a  apresentação no Canal do YouTube da Casa-Museu Ema Klabin  acontece no dia 28 de maio, às 17h.

Reveja: Grupo Palimpsesto faz homenagem a Violeta Parra, uma das mais importantes compositoras da música folclórica latino-americana. Foto Jéssica Lobo
Reveja: Grupo Palimpsesto faz homenagem a Violeta Parra, uma das mais importantes compositoras da música folclórica latino-americana. Foto Jéssica Lobo

Além das apresentações de violão , você poderá ainda relembrar shows completos de grupos que se apresentaram pelo Programa Tardes Musicais. Com isso, em maio, serão destaques, portanto,  os shows de Ana Flor de Carvalho , Guilherme Kafé, Palimpsesto, Benny Goodman, Sextet Revival , como também Café Tango .

Além disso,  todas as terças-feiras você poderá conferir uma música inédita de grupos que já se apresentaram no programa Tardes Musicais. Entre eles, portanto,  o Conjunto João Rubinato e Mental Abstrato.

Download gratuito:  Revista Digital  “Mulher e Seus Saberes”

O protagonismo feminino  nas artes-plásticas, dança, música, fotografia, literatura, moda, e também na  imprensa estão em artigos reunidos na Revista Digital  “Mulher e Seus Saberes”, em disposição inclusive para download gratuito no site da Casa-Museu Ema Klabin.

O periódico,  que também reúne grandes especialistas,  traz em suas 170 páginas relatos de experiências da programação cultural realizada no Museu. A coordenadora do Núcleo de Cursos,  Palestras e Publicações da Casa-Museu Ema Klabin,  Ana Cristina Moutela Costa,  convidou, portanto,  alguns desses especialistas que irão expor  nas redes sociais do museu um pouco sobre seus artigos. Entre eles Ana Beatriz Demarchi Barel que aborda a representação da mulher e do universo feminino;  além de Tânia de Luca que fala sobre a mulher na Imprensa ; assim como Cláudia Heynemann, que conta sobre Cientistas mulheres perseguidas por regimes que as impediram de exercer suas profissões. Além disso,  Karin Phillipov que faz uma viagem do feminino na  Coleção de Ema Klabin.

Outro artigo que chama atenção é o da Laura Formighieri . Ela também se foca no trabalho de mulheres performers no contexto da América Latina. Deste modo, o  artigo dedica-se a observar como artistas que carregam as marcas identitárias de ser mulheres e latino-americanas pensam e produzem performances a partir de uma perspectiva feminista e decolonial.

Mitologia Grega na Casa-Museu Ema Klabin:

O Educativo do museu também preparou uma série de atividades sobre a coleção de Ema Klabin para as mídias sociais.

Assim sendo, a  proposta “Obra Em Sua Casa”, por exemplo,  convida o publico a refletir sobre  uma obra da coleção de Ema Klabin que não está exposta no museu e pertence a reserva técnica. Inclusive estimulando a percepção visual e a descoberta de novos significados.  Portanto, dia 13/05, aproveitando também o Dia das Mães, será discutida a xilogravura  “Mulher Amamentando” da artista Fayga Ostrower. Além do mais, para o dia 27/05, também as litografias de Maria Bonomi.

Além do mais, o público  também saberá mais sobre os mitos, contos populares, além das histórias que se escondem por trás dos detalhes de peças da Coleção Ema Klabin (Mitologias da Coleção). Em maio, o educativo do museu irá  falar sobre Mitologia Grega. A partir de duas obras da coleção, “Ariadne”, do francês Jean-Baptiste Greuze (dia 20/05) e  também “Triunfo de Baco e Ariadne” do artista italiano Giovanni Battista Gaulli (dia 27/05) serão  contada histórias que atravessam os séculos e falam sobre o mito de Teseu e Ariadne.  Após ouvir os áudios, o público será inclusive convidado a fazer uma ilustração sobre a história e tirar uma foto que será também compartilhada nas redes sociais da Casa-Museu. Deste modo, basta marcar a foto com #CasaMuseuEmCasa ou, por exemplo,  enviar para o e-mail educativo@emaklabin.org.br.

E quem segue as redes sociais da Casa-Museu Ema Klabin, certamente  também ficará sabendo mais sobre a Casa-Museu Eva Klabin. Além disso, as duas instituições, a primeira em São Paulo e a segunda no Rio de Janeiro,  reúnem notáveis coleções e desenvolvem programações para públicos  que estarão no foco dessa conversa realizada pelos educativos, por meio de um  podcast.

Sentiu saudades do museu?

Você pode realizar visitas virtuais no Google Arts & Culture  no link: https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-ema-klabin. Além disso, na ferramenta digital Explore, no site do museu: https://emaklabin.org.br/explore/

Ainda mais nesse período de quarentena, não deixe de acompanhar o que acontece no universo cultural. Assim sendo, curta as mídias da Casa-Museu Ema Klabin e também fique por dentro da rica programação, porque a cultura resiste e, portanto,  não vai parar. Ou seja, depois disso, é só seguir as midias sociais para conferir também a programação.

Serviço: Casa-Museu Ema Klabin em maio:  #CasaMuseuEmCasa

Veja também apresentações exclusivas: Casa-Museu Ema Klabin  e Violão e Ponto:

7 de maio 2020, 17h: Matheus Alves interpreta duas composições próprias: ‘La Jobiniana’ e ‘Tarde de Sol’.

14 de maio 2020, 17h:  Isabel Luiza interpreta os Movimentos 1 e 3 da ‘Sonata Mexicana’, de Manuel Ponce.

21 de maio 2020, 17h: Andrea Perrone interpreta ‘For Fun’ e ‘High’, ambas de sua autoria.

28 de maio 2020, 17h: Duo Fryvan interpreta as peças ‘Galápagos’ e ‘Simples como Ser’, autoria dos músicos.

Assim como músicas inéditas:  Sobem também no Canal do YouTube do Museu todas as terças-feiras, sempre às 17 horas – Conjunto João Rubinato (5/5) e Mental Abstrato (12, 19 e 26 /5) .

Relembre ainda Shows completos: Ana Flor de Carvalho , Guilherme Kafé, Palimpsesto,Benny Goodman, Sextet Revival e Quinteto Café Tango . Shows já disponíveis no  Canal do YouTube

Veja também: Revista Cadernos da Casa-Museu vol. 1: Mulheres e seus Saberes (2019), cujos artigos serão apresentados por seus autores no mês de maio. Download gratuito

Mitologias da Coleção – mitologia grega:  20/05-  história “O Fio de Ariadne, Teseu e o Minotauro”, e 27/05 -“O Deus romano Baco e seu encontro com Ariadne”. Marcar a foto com #CasaMuseuEmCasa ou enviar para o e-mail educativo@emaklabin.org.br.

Obra Em Sua Casa: 13/05 será discutida a xilogravura “Mulher Amamentando” da artista Fayga Ostrower. Dia 27/05, as litografias de Maria Bonomi

 Podcast – Ema e Eva Klabin: 27/05

Acesse também nossas redes sociais:


Instagram:
@emaklabin

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin

Twitter: https://twitter.com/emaklabin

Confira também o Canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC9FBIZFjSOlRviuz_Dy1i2w

Site: https://emaklabin.org.br/

Fotos: Gal Oppido, Giovani Vieira, Jéssica Lobo – Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Cristina Aguilera
Assessoria de Imprensa

Um podcast sobre maternidade. Com uma mãe e uma madrasta. Leticia Tomazella e Júlia Mota estreiam podcast Maternizando

Sair da versão mobile