Ego Notícias

Previsão das condições de vento são animadoras para o Sul-Americano de Windsurf

Ben Proffit em ação - Foto - Divulgação Windsurfingtv

Entre os dias 31 de outubro a 3 de novembro, os melhores velejadores da América do Sul lutam pelo título sul-americano da categoria Slalom, a mais rápida da modalidade. Os velejadores já começaram a chegar para se ambientar com o local inédito para uma competição de windsurf. Atleta da Isso Wind Xtreme, o gaúcho Guilherme Plentz está treinando na Ponta do Papagaio desde o final de semana, disposto a fazer bonito durante os três dias de baterias eliminatórias. “Ontem cheguei a velejar distante 10 metros da areia, muito próximo mesmo. Vai ser um baita campeonato com todo tipo de vento, bom para testar equipamento e a técnica de cada velejador”, relata Plentz, que está em campanha olímpica na RS:X.

Previsão das condições de vento são animadoras para o Sul-Americano de Windsurf
Velejadores na Praia da Ponta do Papagaio Foto – Divulgação

Nos treinos na Ponta do Papagaio, Plentz tem a companhia das velejadoras Bruna Martinelli e Giovanna Prada, também inscritas no 2019 ISSO IFCA South American Slalom Championship. As brasileiras terão um grande desafio diante da presença da peruana Maria Belén Bazos, já classificada para Tóquio 2020 na RS:X, a classe olímpica da prancha a vela. Segundo Plentz, disputar uma competição de RX:S é bem diferente da classe Slalom, a começar pelo equipamento. “A RS:X é uma prancha pesada, tem bolina e faz qualquer tipo de velejo (contravento, popa). Na Slalom, a prancha é só para velocidade, tem uma quilha menor e precisa de um vento de 12 a 10 nós” relata.

Pousada Ilha do Papagaio, onde Biba e demais competidores estarão hospedados. Na sexta-feira já rola uma galinhada feita especialmente pelo CEO da Pousada, Renato Sehn – Foto: Divulgação

Apesar das variações climáticas deste início de semana no litoral catarinense, as previsões das condições de vento e tempo para o final de semana são animadoras. A competição deverá iniciar com predomínio de vento Nordeste, deixando a raia lisa, e ser finalizada com vento Sul e uma raia “mexida”, o que pode provocar surpresas ao longo das disputas desafiando até os mais experientes velejadores.

Guilherme Plentz – Foto – Divulgação

Se as perspectivas são animadoras para os velejadores, o público poderá acompanhar as disputas na Arena ISSO, montada na praia em frente à rua 800. As condições foram analisadas com base em dois sites de previsão de ventos (Windy e Windguru). “O tempo será bom, sem incidência de chuvas. Teremos os dois ventos esperados, o Nordeste e o Sul. Por se tratar de uma baía fechada, tem segurança para os atletas”, relata Rafael Cunha, ex-campeão brasileiro de windsurf e gestor de projetos da ISSO Wind XTreme.

Mais de 30 velejadores de quatro países já estão inscritos para o 2019 ISSO IFCA South American Slalom Championship. Chancelado pela IWA (Internacional Windsurf Association), a competição está dividido nas seguintes divisões: Open masculino e feminino, Júnior, Youth, Master e Grand Master. O principal destaque do evento é o paulista Mateus Isaac, número 9 do PWA Tour, e atual campeão sul-americano de Foil, a novíssima modalidade do windsurfe.

Ben Proffitt apresentador da Windsurfingtv – Foto – Windsurfingtv

Fora da água, o inglês Ben Profitt é uma das atrações do 2019 ISSO IFCA South American Slalom Championship. O campeão britânico da modalidade Wave passou a conciliar a competição com a função de comentarista de eventos de windsurfe em 2011 e cinco anos depois lançou o canal  Windsurfing.tv, para divulgar o esporte e ficou conhecido no mundo inteiro entre  windsurfistas profissionais e amadores.

Campeonato Sul Americano e Brasileiro de Windsurf Slalon

O ISSO IFCA South American Slalom Champíonship também será transmitido ao vivo com locução em português de Rafael Cunha, ex-campeão brasileiro de windsurfe e gestor de projetos da ISSO Wind Xtreme. O público poderá acompanhar as baterias do campeonato sul-americano praia na Arena ISSO, uma estrutura montada na beira da praia que contará com a participação de parceiros como o Projeto Menos Lixo e a Adote um Patudo. O estande da ISSO Wind Xtreme vai apresentar os equipamentos e novidades fabricadas pela marca.

Nathan Malagoli – Foto – Divulgação

A programação ainda prevê no sábado às 18h30min o show do músico Nathan Malagoli, e no domingo (3), antes das finais, o Palhoça Menos Lixo promove um mutirão de limpeza na praia da Ponta do Papagaio, a partir das 9h30min, e convida a todos a participar da atividade.

O 2019 ISSO IFCA South American Slalom Championship é uma realização da ISSO Wind Xtreme, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Palhoça, Neokai e Corona. Apoio: Decathlon, Santur, KEY Suzuki e Green Flip Flops, e parceiros Buttons, Manos Comunicação, Ilha do Papagaio, Anasol. Divulgação: Canal Woohoo, programa Mundomar e Rádio Cidade FM. A supervisão é da CBVela e da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS). O 2019 ISSO IFCA South American Slalom Championship é sancionado pela International Funboard Class Association (IFCA), com chancela da World Sailing, através da Internacional Windsurf Association (IWA).

A ISSO Wind Xtreme é uma empresa brasileira nascida em Santa Catarina que fabrica produtos náuticos de qualidade, especialmente velames para todos os tipos de veleiros (monocasco, catamarãs, cruzeiro), assim como velas, pranchas e acessórios para Windsurf. Saiba mais em www.issobra.com.br. Instagram: @issowindxtreme e @issowindsurfbrasil. Facebook: Facebook.com/issobraoficial

PROGRAMAÇÃO

31/10 – Quinta-feira (dia não oficial)

14h – Treinos e inscrições (registros)

1°/11 – Sexta-feira

9h – Cerimônia de Abertura

10h – Reunião dos velejadores

10h30 – Velejadores à disposição da CR

11h – Possível início das regatas

*após o término da última regata do dia haverá reunião dos velejadores.

20h – Jantar especial para os velejadores na Pousada da Ilha do Papagaio.

02/11 – Sábado

9h – Reunião dos velejadores

10h – Velejadores à disposição da CR

10h30min – Possível início das regatas

*após a última regata do dia haverá reunião dos velejadores

18h30min – Show com músico Nathan Malagoli.

03/11 – Domingo

9h – Reunião de velejadores

10h – Velejadores à disposição da CR

10h30min – Possível início das regatas

** a última regata deverá iniciar no máximo até as 15h.

Cerimônia de premiação será realizada após o término da última regata.

Leia ainda: Primeiro Festival de Música para Crianças de Florianópolis

turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia e viagens

Música boa: Chicago Connection traz a Florianópolis grandes nomes da música americana

Teatro: Miguel Falabella dirige opereta que encerra temporada lírica do Theatro Municipal de São Paulo

Vamos ao parque? Beto Carrero World tem programação especial para as férias de Verão

Windsurf: Mais de 30 velejadores de quatro países já estão inscritos no maior evento de windsurf das Américas

Personalidade: Princesa Benedikte, da Dinamarca, visita a usina de Itaipu

Turismo: O Ministério do Turismo negocia com o governo de Portugal a implementação de um projeto de proteção e aproveitamento turístico

Rotas das Emoções: A Rota das Emoções terá um plano de ação para seu desenvolvimento turístico

Festival de turismo: Termalismo do Vale das Águas estará presente no Festuris 2019

Feira Internacional: ITB Asia aconteceu no Sands Expo and Convention Center, Marina Bay Sands

Leia mais: Hotel Renar, ícone hoteleiro do Vale do Contestado

Floripa Airport – Aeroporto Internacional de Florianópolis recebe reconhecimento internacional

Windsurf:  Bimba, confirma presença no maior evento de windsurf das Américas em Palhoça

Celebrações Judaicas: Kurotel, o melhor spa do Brasil, anuncia kosher e celebrações judaicas

Ela está nua: Schai Schürhaus retorna ao Bella da Semana para nos brindar com toda a sua beleza

Wind Surf: Contagem regressiva para ISSO IFCA South American Slalom Championship na Ponta do Papagaio

Celebridade Perigosa – Alexis Bledel, famosa atriz de Gilmore Girls, é eleita celebridade mais perigosa de 2019

Ocean Race: The Ocean Race: Santa Catarina, Itajaí Host City é anunciada como única parada na América Latina

Free Shops – Limite de compras nos free shops deverá dobrar em breve

Sair da versão mobile