Ego Notícias

Prêmio Nobel de Literatura – Bob Dylan

Bob Dylan Foto Divulgação
Bob Dylan Foto Divulgação

Bob Dylan finalmente entregou à Academia Sueca o seu discurso de aceitação do Premio Nobel de Literatura. “O discurso é extraordinário e, como se esperava, eloquente. Agora que o discurso foi entregue, a aventura de Dylan está chegando ao fim”, escreveu nesta segunda-feira em um blog Sara Danius, secretária permanente da Academia Sueca que a cada ano outorga os famosos prêmios.

Premio Nobel de Literatura Bob Dylan – Foto divulgação

A Academia, que em 13 de outubro surpreendeu o mundo ao conceder o Nobel de Literatura ao cantor e compositor americano, teve que esperar mais de duas semanas até que Dylan se manifestasse. O cantor tampouco quis ir em dezembro à cerimônia de entrega porque disse estar com a agenda cheia. No discurso, lido pelo próprio Bob Dylan em um arquivo de áudio disponível no site da Academia, o músico fala da relação entre as suas letras e a literatura.

– Quando recebi o Nobel de Literatura, comecei a me perguntar como as minhas canções estão exatamente relacionadas com a literatura – contou.

Depois cita músicos que o inspiraram, como Buddy Holly, cuja canção “mudou a minha vida”, e livros que o impactaram, entre eles Moby Dick, de Herman Melville, e Nada de Novo no Front, de Erich Maria Remarque. Dylan também falou de Ulisses, o protagonista do poema épico de Homero, A Odisseia.

Sair da versão mobile