Ego Notícias

Policial brasileiro leva expertise para os EUA 

Policial brasileiro leva expertise para os EUA 

A segurança pública nos Estados Unidos tem sido um tema central de debate e preocupação, tanto em nível nacional quanto internacional, devido ao aumento de crimes violentos em algumas regiões e às tensões sociais relacionadas às atividades das forças policiais. De acordo com um levantamento do Federal Bureau of Investigation (FBI), a taxa de crimes violentos nos EUA, que inclui homicídios, roubos, estupros e agressões graves, apresentou um aumento nos últimos anos, após uma década de queda contínua. Em 2022, foram reportados aproximadamente 1,31 milhão de crimes violentos, uma taxa de 395,7 por 100.000 habitantes, um aumento em relação aos 381,9 por 100.000 em 2021.

Entre as causas apontadas para esse aumento está a pandemia de COVID-19, que desencadeou uma série de crises sociais e econômicas, assim, criando condições que contribuíram para o aumento da violência em áreas urbanas. O isolamento social, a perda de empregos e a deterioração da saúde mental foram fatores que agravaram os índices criminais em várias cidades dos Estados Unidos.

Pensando nisso, Helbert Agostinho Alves aproveitará essa janela de oportunidades e levará para os EUA sua expertise em segurança pública e privada. Com mais de 20 anos de experiência na área, o especialista estabelecerá a Security Solutions of Fort Myers, com foco em fornecer serviços de segurança avançados. A empresa oferecerá soluções de segurança personalizadas para condomínios residenciais, residências privadas e empresas comerciais em Fort Myers, na Flórida.

Policial brasileiro leva expertise para os EUA 
Policial brasileiro leva expertise para os EUA – Foto Freepik – Divulgação

Formando uma força de trabalho

Com base em sua experiência em gestão de crises, operações de patrulha radiofônica e programas de treinamento profissional, Alves liderará o empreendimento para oferecer serviços de segurança de alta qualidade que atendam às necessidades específicas dos clientes, garantindo ao mesmo tempo a segurança pública. “Vou colaborar diretamente com as autoridades locais para formar uma força de trabalho composta por profissionais de segurança altamente treinados”, adianta o futuro empresário.

A atuação da empresa busca contribuir para diminuir o alto índice de violência nos Estados Unidos, onde as taxas de homicídios, em particular, são preocupantes. De acordo com um estudo do Council on Criminal Justice, entre 2019 e 2021, elas subiram cerca de 30%, atingindo os níveis mais altos desde o início dos anos 1990. No entanto, 2023 trouxe um cenário de leve declínio, com uma redução estimada de 7% nos homicídios em comparação com o ano anterior.

Redução das taxas de criminalidade

Com o empreendimento, Alves busca elevar os padrões de segurança pública ao introduzir práticas de segurança avançadas e aprimorar a colaboração com as autoridades locais. A Security Solutions oferecerá serviços que vão desde a vigilância de propriedades e consultoria de segurança até programas de treinamento abrangentes, projetados para preparar a próxima geração de profissionais de segurança.

Ao elevar os padrões de operações de segurança e treinamento da força de trabalho, o especialista pretende criar comunidades mais seguras em Fort Myers e em outras localidades da região. Por isso, “Pretendo, futuramente, expandir os serviços para todo o estado da Flórida, contribuindo, em última análise, para a melhoria da segurança e a redução das taxas de criminalidade em todo os EUA”, projeta ele.

A segurança pública em solo americano também enfrenta desafios com o aumento do acesso a armas de fogo. Os Estados Unidos possuem a maior taxa de posse de armas entre países desenvolvidos, com cerca de 120 armas para cada 100 cidadãos, de acordo com o Small Arms Survey.

Polarização política

O impacto disso reflete nos índices de violência armada, quando, em 2022, mais de 45.000 americanos morreram por ferimentos relacionados a armas de fogo, com mais da metade sendo suicídios, conforme relatado pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC). “O debate sobre o controle de armas continua sendo um ponto sensível na política americana, com esforços legislativos frequentemente barrados no Congresso devido à polarização política”, aponta Alves.

De fato, no contexto de segurança cibernética, os EUA também enfrentam desafios crescentes. Em 2023, empresas de cibersegurança como a Cybersecurity Ventures projetaram que os custos globais associados ao crime cibernético atingiriam US$ 10,5 trilhões anualmente até 2025, com os Estados Unidos sendo um dos países mais afetados.

Nesse sentido, a Security Solutions of Fort Myers fornecerá serviços de segurança abrangentes, adaptados para atender às necessidades específicas de condomínios residenciais, residências individuais e empresas comerciais. “A empresa focará em oferecer soluções de segurança personalizadas, incluindo vigilância, monitoramento, instalação de sistemas de segurança e serviços de consultoria”, explica Alves.

Por exemplo, “A segurança pública nos Estados Unidos encontra-se em um ponto crítico de transformação. Embora a criminalidade violenta tenha aumentado em anos recentes, os esforços para reformar o sistema de justiça criminal, controlar o acesso a armas de fogo e fortalecer a cibersegurança mostram que o país está empenhado em encontrar soluções duradouras”, destaca ele. E completa: “O desafio, no entanto, permanece em equilibrar a necessidade de segurança com o respeito pelos direitos civis e pela equidade racial, temas que continuam a moldar o futuro da segurança pública no país”.

Sobre o profissional:

Helbert Agostinho Alves é comunicador e palestrante e possui conhecimento em legislação, técnicas policiais, uso progressivo da força, direitos humanos e práticas de conduta policial. Ao longo de sua carreira, adquiriu experiência prática em patrulhamento radiofônico, competência em operações, resposta a incidentes, apreensão de armas, prisões e apreensão de drogas.

Implementou o Programa Jovens Construindo a Cidadania, impactando cerca de 4 mil jovens em educação cívica e prevenção à violência. Possui, ainda, experiência em comunicação social, utilizando a mídia para fortalecer o relacionamento com a comunidade e promover a conscientização sobre segurança.

Tem diploma no Curso Especial de Formação de Sargentos/CEFS, Curso de Formação de Cabos/CFC e Curso de Formação de Soldados/CFSD, todos pela Polícia Militar de Minas Gerais. Após sua transferência para a reserva do Exército Brasileiro, ou seja, Helbert continuou a difundir seu conhecimento por meio do canal no YouTube “Comando 33”, que foca em temas de segurança pública.

Fotos: Freepik / Divulgação

Tudo isso e muito mais! Redação egonoticias

Saiba mais: Os desafios da segurança pública nos EUA

Sair da versão mobile