CelebridadesFamososReality Show

Pedro Scooby critica o modelo de Educação brasileiro

As lições de casa foram criadas para punir as crianças

Pedro Scooby critica o modelo de Educação brasileiro.

BBB22: Pedro Scooby declara que lição de casa foi criada para punir crianças

Nessa semana, o surfista e participante do BBB 22, Pedro Scooby, que é pai de 3 filhos de seu relacionamento com a atriz Luana Piovani, criticou o modelo de educação brasileiro em uma conversa com o ator Douglas Silva. Segundo Scooby, as lições de casa foram criadas para punir as crianças, logo a fala do surfista viralizou nas redes sociais.

Especialista Telma Abrahão, idealizadora da Educação NeuroConsciente, opina sobre comentário do surfista no reality show

Segundo Telma, existe uma grande crença entre pais e educadores de que a lição de casa é essencial para o sucesso escolar e até na vida de uma criança ou adolescente, mas estudos recentes mostram que isso não é verdade.

Alfie Kohn, um professor e escritor americano, referência nos Estados Unidos com mais de 14 livros publicados sobre o assunto, levanta dados e faz questionamentos importantes sobre o impacto do dever de casa na vida das crianças, especialmente.

Em seu livro, The Homework Myth (O mito da lição de casa), ele afirma e traz dados de que o dever de casa não é necessário para o processo de aprendizagem infantil.

Pedro Scooby critica o modelo de Educação brasileiro

Pedro Scooby critica o modelo de Educação brasileiro
Pedro Scooby – Divulgação GloboPlay

“Porque as crianças, depois de passarem o dia na escola, devem ainda chegar em casa e completar mais tarefas acadêmicas? O resultado disso já é conhecido pelas famílias: muito estresse, conflito, frustração e exaustão.” Declara Telma Abrahão.

De acordo com a especialista, esse compromisso com a ideia de que o dever de casa faz a diferença, é aceito pela esmagadora maioria das escolas públicas e privadas, elementares e secundárias. E isso realmente não faz sentido, em parte por causa do que algumas pesquisas mostram:

Lição de casa pode prejudicar o relacionamento com os pais: os pais não são educadores e não estão preparados para ensinar tarefas escolares então acabam perdendo a paciência e se estressando, o que leva a uma grande luta diária entre pais e filhos.

Lição de Casa

Pedro Scooby critica o modelo de Educação brasileiro
Pedro Scooby, divulgação GloboPlay

Lição de casa pode diminuir o prazer no aprendizado: Devido aos constantes conflitos gerados entre pais e filhos devido a lição de casa, surge um DESPRAZER em aprender na criança

Lição de casa não impacta o desempenho acadêmico. Isto é, não há evidências que demonstrem que a lição de casa beneficie os alunos abaixo da idade do ensino médio. Dessa forma, o único efeito que aparece são atitudes MENOS positivas por parte das crianças que recebem mais tarefas.

Pedro Scooby critica o modelo de Educação brasileiro

Nenhum estudo jamais confirmou a suposição amplamente aceita de que a lição de casa desenvolve habilidades. Como por exemplo, autodisciplina, independência, perseverança, Assim como, melhores habilidades de gerenciamento de tempo para alunos de qualquer idade.

Lição de casa toma tempo e as crianças já passam muito tempo na escola. Em suma,  tempo livre e atividades esportivas são importantes para a saúde física e emocional das crianças.

“A ideia de que a lição de casa constrói o caráter ou melhora as habilidades de estudo é basicamente um mito. Portanto, precisamos repensar nossas atitudes com os nossos filhos nesses momentos desafiadores que surgem no dia a dia da família por conta da lição de casa.”, explica Telma.

Educação NeuroConsciente

Segundo a idealizadora da Educação NeuroConsciente, não é o dever de casa que vai garantir o sucesso acadêmico ou na vida de um ser humano. Contudo, “mas sim as habilidades emocionais desenvolvidas especialmente na infância. Assim como,  resiliência, empatia, foco, respeito ao próximo, responsabilidade, encorajamento e autoconfiança.” – ressalta.

Pedro Scooby critica o modelo de Educação brasileiro

Por fim, “Certamente, essas habilidades não tem desenvolvimento em conflitos e ‘guerras’ na hora da lição de casa.”, finaliza Abrahão.

A saber, Telma Abrahão é formada em Biomedicina há mais de 20 anos e especialista em Neurociências Comportamental Infantil. Idealizadora da Educação Neuroconsciente e autora do best seller “Pais Que Evoluem”.

Pedro Scooby critica o modelo de Educação brasileiro
Na Mídia, Divulgação

Fotos: Divulgação / Reprodução/Globoplay

Fonte: Luana Dourado – Assessoria Márcia Stival

Não deixe de ler: Planejamento financeiro 2022: quando começar?

Uiara Zagolin

Jornalista, Editora do portal Na Midia, colunista no Brazilian Times nos EUA e High Profile Magazine UK, Vice Presidente da APACOS, Diretora de Rel. Int. da Febraccos, Delegada da Associação Internacional de Imprensa, Imortal da Acadêmia de Letras Artes e Ciências de São Paulo. Com formação no Canadá, EUA e UK.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo