Saúde e Bem-Estar

Parkison uma doença exclusivamente de idosos?

A estimativa é que no Brasil afete 0,3% da população, cerca de 600 mil pessoas

Parkinson: uma doença que também acomete jovens adultos

A princípio o projeto Vibrar com Parkinson foi idealizado por Danielle Lanzer, portadora da doença, que através dessa iniciativa esclarece dúvidas sobre essa patologia.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença afeta 1% da população mundial, cerca de cinco milhões de pessoas.

Logo é que a estimativa é que no Brasil afete 0,3% da população, cerca de 600 mil pessoas.
Deste modo, mesmo a patologia sendo a segunda doença neurodegenerativa em número de casos, ficando atrás somente do Alzheimer, no Brasil, ela ainda é relacionada apenas a idosos.

Portanto dados publicados em revistas científicas indicam que cerca de 10% dos diagnósticos são em pessoas com idade inferior a 45 anos:

  • Parkinson de início precoce
  • ou Parkinson jovem

No entanto em 2014 foi criado o projeto Vibrar com Parkinson, idealizado pela cientista e pesquisadora Danielle Lanzer.

Projeto Vibrar com Parkison – Foto Divulgação
Isso porque, quase ninguém sabe que os jovens podem desenvolver essa disfunção.
A finalidade do projeto é auxiliar pacientes, familiares e cuidadores na manutenção do bem-estar e da qualidade de vida.
Assim através de divulgação e difusão de informações sobre tudo que envolve a questão: Tratamentos, remédios, pacientes e etc.
Aos 36 anos, Danielle recebeu o diagnóstico de Parkinson.
Além disso a cientista começou a perceber os sintomas motores quando tinha 30 anos.
Enfim, nesses seis anos foram inúmeras visitas a diferentes médicos, muitos exames e alguns diagnósticos errados, até que o quinto neurologista identificou a patologia.
Portanto pelo fato do Parkinson ser degenerativa, a demora no diagnóstico favorece a evolução da doença e prejudica o quadro do paciente.
Por essa razão o conhecimento é primordial.
O site do projeto www.vibrarcomparkinson.com esclarece muitas dúvidas, assim como as redes sociais e o canal no youtube.

Afinal o projeto também realiza palestras e seminários com a participação de profissionais especializados em Parkinson, destinados  pacientes, familiares e cuidadores.

Daniele Ianzer, fundadora do projeto e o ator Raphael Montagner , padrinho do projeto – Foto Divulgação

Ademais a doença foi descoberta por Dr. James Parkinson, em 1817, sendo chamada de Paralisia Agitante.

Posteriormente anos após a morte de James Parkinson, o neurologista Jean-Martin Charcot homenageou o médico, sugerindo o nome de Doença de Parkinson.

Certamente a patologia pode causar diversos sinais e sintomas, os quatro principais e importantes para definir o diagnóstico são:

Lentidão, Tremores, Rigidez e alteração postural. Ainda sem cura, pode ser tratada com diferentes abordagens que incluem: medicamentos, cirurgia, terapias, atividade física.

“A informação é o melhor remédio”!

Sigam o Egonotícias no Instagram: @egonoticias

Lourdes Castro

Nascida em São Paulo, Capital - SP, Brasil, Formada em Comunicação Social pelas Fiam- Faculdades Integradas Alcântara Machado, Pós Graduada em Administração de Marketing pela Fecap, Especialização em Assessoria de Imprensa pelo Senac. Jornalista, Assessora de Imprensa e Produtora do Programa Fama & Destaque da Apresentadora Viviane Alves, pela TV Guarulhos. MTB 15521

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo