Ícone do site Ego Notícias

Pão de Cerveja em versão histórica

Pão de Cerveja em versão histórica. Divulgação

Pão de Cerveja em versão histórica. Divulgação

Pão de Cerveja em versão histórica. Sim, pão artesanal com fermentação natural de cerveja. Esta é a proposta colaborativa entre a Portus Padaria Artesanal e a Balbúrdia Cervejeira ao trazer uma novidade para a cidade, o Pão Artesanal de Fermentação Natural de Cerveja. A novidade será apresentado ao público nos próximos dias em Blumenau, onde acontece o Festival Brasileiro da Cerveja.

Aliás, pão e cerveja têm história. E ela começou há quase 10 mil anos, quando por acidente, descobriu-se que a fermentação espontânea de cereais da própria massa de pão exposta à água, daria origem à uma das bebidas mais apreciadas no mundo.

Pão de Cerveja em versão histórica. Divulgação

Por isso, para resgatar esta origem, o Chef Junior Ventura que, com a experiência em mais de 20 anos de panificação especialmente desenvolvida em países da Europa, vem cultivando a levedura da cerveja, que dará origem ao novo Pão de Cerveja e Malte, agora ainda mais único e especial.

Pão de Cerveja em versão histórica. Divulgação

O fermento natural de cerveja utilizado vem do projeto colaborativo em parceria com a Cervejaria Balbúrdia de Blumenau. A Balbúrdia fornece a levedura utilizada na produção da sua cerveja artesanal. O resultado não poderia ser outro: trazer ainda mais sabor ao Pão – produto indispensável na mesa das famílias.

A cerveja escolhida para compor a receita é uma Sweet Stout, produzida com maltes torrados e que apresenta notas de chocolate meio amargo, café e uvas passas. Tem baixo amargor e dulçor moderado.

Versão colaborativa histórica na produção de pão de cerveja

Aliado ao processo totalmente artesanal, sem nenhum tipo de aditivos químicos, conservantes, açucares, leite ou ovos, é inegavelmente, mais saudável. A Nutricionista Joseana Schwab destaca ainda que este processo traz outros benefícios. “Este tipo de pão é, acima de tudo, também fonte de fibras. Além de ser livre de gorduras trans e conservantes, tem ainda outros benefícios, uma vez que o malte, para exemplificar, auxilia na regulação da pressão arterial por ser rico em potássio”, complementa.

É na versatilidade que o produto que se destaca para o dia a dia. O “Pão de Verdade” como o Chef Junior costuma chamar, tem sabor único. “O Pão de Cerveja não precisa ser apenas pensado para se apreciar com cerveja ou para ocasiões especiais. Faz-se deliciosas combinações com manteiga, defumados e até geleias”, destaca.

E em terra de cerveja, esta combinação deu muito certo. “Dizem que um pedaço de pão carrega o trigo que poderia ter sido uma cerveja. A gente não pensa exatamente assim. Por isso, a Portus e a Balbúrdia se uniram para fazer um Pão de Cerveja Artesanal de verdade, criando uma nova versão para esta história”, ressalta Fernando Lapolli, sócio da Balbúdia.

O Pão de Cerveja poderá ser encontrado nas lojas da Portus Padaria Artesanal e também na Balbúrdia Cervejeira.

Sobre a Portus Padaria Artesanal 

A primeira Padaria Artesanal e Confeitaria Europeia de Blumenau abriu suas portas em 2018. Especializada em Pães Artesanais de Fermentação Natural, livres de química e conservantes, foi pioneira no segmento na cidade. Comandada pelo Chef Junior Ventura, tem na Doçaria Portuguesa a alma da Portus, mas também destaca produtos de origem francesa, alemã, italiana, por exemplo. Atualmente conta com três lojas: a matriz no bairro Vila Nova, a primeira filial no Neumarkt Shopping e a mais recente unidade em Balneário Camboriú.

Sobre a Balbúrdia Cervejeira

Com uma trajetória recente mas já consolidada, a Balbúrdia apresenta uma cervejaria artesanal, independente e brasileira, que apoia e compartilha as manifestações de arte, criatividade e diversidade. No bar da marca, a cerveja é ao estilo on tap”, com mais de 30 torneiras disponíveis. Eles acabaram de ser eleitos o 2º Melhor BrewPub do Brasil, pelo Concurso Brasileiro de Cervejas de 2020. O espaço está localizado na Rua Antonio da Veiga, 464, em Blumenau.

Fotos: Divulgação

Foto da Capa: Divulgação

Fonte: Assessoria/Divulgação

#GustavoSiqueira 

Sair da versão mobile