Ego Notícias

Pantanal Brasil a maior planície alagável do mundo

Aves aquática - Foto Joel Sartore, da National Geographic

Pantanal Brasil a maior planície alagável do mundo

A pecuária e a pesca são as atividades econômicas que mais se destacam no Pantanal – a maior planície alagável do mundo. O Brasil apresenta, ao longo de seu território, diversas composições vegetais, dentre elas, o Pantanal, que é conhecido também por Complexo do Pantanal.

A formação vegetal dessa região recebe influência da Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Chaco e do Cerrado. Ocupando uma área de 210 mil km2, o Pantanal é considerado a maior planície alagável do mundo e está situado sobre uma enorme depressão, cuja altitude não ultrapassa os 100 metros em relação ao nível do mar.

Dessa forma, esse domínio encontra-se ao sul do estado de Mato Grosso e a noroeste do Mato Grosso do Sul, esse possui um percentual maior de Pantanal, cerca de 65%, enquanto aquele detém 35%. O alagamento do Pantanal acontece no período chuvoso; nas épocas de estiagem, formam-se pastagens naturais, situação que favorece a ocupação para criação de gado. Nesse sentido, a inundação do Pantanal acontece por causa das cheias do rio Paraguai e afluentes.

Hidrografia

De fato, o Rio Paraguai passa pela cidade de Cáceres, Mato Grosso, onde é conhecido com “Princesinha do Rio Paraguai” e seus afluentes percorrem o Pantanal, formando extensas áreas inundadas que servem de abrigo para muitos peixes. Bem como, o pintado, dourado, pacu e outros animais com os jacarés, capivaras, ariranhas e outros. Devido a baixa declividade desta planície no sentido norte-sul e leste-oeste, a água que cai nas cabeceiras do Rio Paraguai leva 4 meses ou mais para atravessar todo o Pantanal.

Clima

Principalmente, o clima do Pantanal é quente e úmido no verão, e relativamente mais frio no inverno. A maior parte do solo do pantanal é arenosa e pastagens nativas utilizadas pelos herbívoros e pelo gado bovino.

Antes de mais nada Assista o vídeo: Viagem a Pantanal – Brasil

Juntamente com, as superfícies pantaneiras mais elevadas abrangem a vegetação do Cerrado e, em áreas mais úmidas, apresentam florestas tropicais do tipo arbóreas. Sob o mesmo ponto de vista, essa parte da fitogeografia brasileira foi reconhecida pela Unesco como um Patrimônio Natural da Humanidade. Por isso, pelo fato de ser um dos ecossistemas mais bem preservados do mundo. Além disso, abriga uma imensa biodiversidade, são cerca de 670 espécies de aves, 242 de peixes, 110 de mamíferos, 50 de répteis. Incluindo ainda aproximadamente 1500 variedades de plantas.

Alem disso, as atividades econômicas desenvolvidas no Pantanal que mais se destacam são a pecuária e a pesca. Assim como, a criação de gado é uma atividade que consegue aliar preservação e renda. Assim também, porém, nas últimas décadas, gradativamente tem sido inserido na região pantaneira o cultivo de culturas monocultoras comerciais (ex. soja). Também, provocando impactos negativos no ambiente pela aplicação de agrotóxicos, além da retirada da cobertura vegetal original que pode comprometer todo o ecossistema.Em outra palavras, o problema enfrentado está ligado à fauna, tendo em vista que ocorre uma intensa caça de jacarés e pesca indiscriminada.

Alimentação

Bem como, o pantaneiro tem hábito de acordar cedo, para cuidar  dos animais e precisa de uma alimentação reforçada, que tem o nome de quebra-torto para a primeira refeição do dia. Segundo, o Café reforçado, pão, arroaz com carne seca e outras delícias proporcionadas pela vasta planície.

O Tereré:  Ivo Morales sabe do que estou falando!

Herdado da tradição guarani (índios),  tereré é uma bebida servida na cuia, (cabaça, coité, cuieté) são os nomes dados ao fruto da cuieira depois de esvaziado do miolo) com erva-mate e água gelada. É bastante consumido pelos pantaneiros antes do meio-dia, depois do trabalho matutino. Ao mesmo tempo, também se toma o tereré à tarde, noite quase sempre em rodas de conversas entre família, peões ou amigos. (Por favor não me chamem, não!!! Amargo…rsss)

Pantanal Brasil a maior planície alagável do mundo
Aves Aquáticas – Foto Divulgação

Fauna

Primeiramente, a fauna pantaneira é muito rica. Estudiosos afirmam que existem 650 espécies de aves. A mais espetacular é a arara-azul-grande, uma espécie ameaçada de extinção. Tuiuiús,tucanos, periquitos, garças-brancas, beija-flores, socós, jaçanas, emas, seriemas, papagaios, colhereiros, gaviões, carcarás, curicacas e a lista vai longe.

Flora

A vegetação pantaneira é um mosaico de cinco regiões distas:

Durante a seca, os campos se tornam amarelados e constantemente a temperatura desce a registrar geadas, influenciadas pelos ventos que chegam do sul do continente.  Nas partes mais baixas, predominam as gramíneas, que são áreas de pastagens naturais para o gado – a pecuária é a principal atividade econômica do Pantanal.

           Chef Rodolfo Bracali – E-book Assessoria Gastronômica – Foto Divulgação

Siga o Chef Rodolfo Bracali no instagram: @chefrodolfo.bracali

Hashtag do Chef:  #chefrodolfobracali   #RodolfoBracali   #FicaBemEmCasa

Fotos: Joel Sartore, da National Geographic – Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: National Geographic
   Assessor de Imprensa

Confira algumas dicas em quarentena. Aproveitar o tempo durante o período de distanciamento social

Sair da versão mobile