Ego Notícias

Palestra discute moda e identidade em SP

Campanha que celebrou os 50 anos da Rhodia no Brasil, de 1969, com vestidos estampados por artistas como Jacques Avadis, Moacyr Rocha, Fernando Martins e Manabu Mabe (Foto: Rhodia/ Divulgação)

Palestra discute moda e identidade em SP

Antes de mais nada, no próximo dia 25 de maio (sábado), das 11h às 13h, o pesquisador Brunno Almeida Maia ministra a palestra O vestido da cidade: moda e identidade em São Paulo.

O encontro acontece, de certo,  na Casa-Museu Ema Klabin e as inscrições podem ser realizada pelo site:  https://emaklabin.org.br/

Segundo Brunno, nesta palestra pretende-se analisar a relação entre o fenômeno social da Moda no contexto da modernidade dos séculos XIX e também XX.

Além disso,  a formação identitária dentro do espaço urbano por meio das indumentárias e também vestimentas.

O palestrante investiga, portanto,   a partir da filosofia, da sociologia, da história, e também da literatura, hábitos e costumes do vestir e do consumo, que compõem o imaginário da cultura material na cidade de São Paulo.

De acordo com Brunno Almeida “Vamos pensar a cidade e seus múltiplos espaços na dinâmica temporal e social da Moda”.

De certo, o encontro faz parte de um ciclo de palestras sobre Identidades promovido pela Casa-Museu Ema Klabin em 2019.

Pretende-se mostrar, inclusive,  a percepção e também a formação de uma ou diversas identidades em momentos distintos da história da humanidade.

Brunno Almeida Maia ministra a palestra: O vestido da cidade: moda e identidade em São Paulo

Brunno Almeida Maia ministra palestra sobre moda. Foto Luciana Zacarias
Brunno Almeida Maia ministra palestra sobre moda. Foto Luciana Zacarias

Brunno Almeida Maia é pesquisador em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo. Além disso, foi pesquisador residente do NECMIS 2018, e também docente da cadeira “Expressões Artísticas Contemporâneas”, no Técnico de Produção de Moda do SENAC.

Professor convidado do Departamento de Pós-Graduação, Extensão e Cursos Livres da FAAP e também do Centro Universitário Belas Artes. Ministrou, inclusive, aulas com o estilista Walter Rodrigues e também o chapeleiro Eduardo Laurino.

É autor, inclusive,  do livro “O Teatro de Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014). Além disso, assina capítulo sobre a relação entre a literatura e também a moda no romance Lucíola (1862) de José de Alencar no livro “Moda Vestimenta Corpo” (Editora Estação das Letras e Cores, 2015).

Um dos autores da antologia “São Paulo em Palavras” (Editora Aquarela Brasileira, 2017), e “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo). Além disso, foi facilitador pedagógico do módulo I de formação em Cidadania e Direitos Humanos do Programa “Transcidadania”.

Serviço:

Palestra:  O vestido da cidade: moda e identidade em São Paulo com Brunno Almeida Maia

Data: 25 de maio (sábado).

Horário: Das 11h às 13h. Valor: R$ 40,00.  Vagas: 35

Inscrições: www.emaklabin.org.br

Local: Fundação Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo, SP – 01446-020.

Telefone: 11 3897-3232

Site: www.emaklabin.org.br

 LEIA MAIS: Raphael Escobar e Índio Badaross falam sobre a Arte do Resto

Sair da versão mobile