Ego Notícias

Os beneficios da música na saúde humana

Os benefícios da música na saúde humana - Foto Divulgação

Os beneficios da música na saúde humana

A música faz parte do cotidiano de todos nós e será bem difícil encontrar alguém que não goste de escutar música. Mas, afinal, será que ela pode ser benéfica para nossa saúde? Por isso, venha conhecer os reais beneficios da música segundo varias pesquisas.

Todos nós escutamos música e encontramos, nesta, uma aliada para vários momentos de nossa vida. Além disso, a música pode nos transportar até momentos do passado, animar as nossas baladas e festas com amigos ou até criar um ambiente bem romântico para momentos a dois.

Seja uma música mais calma, música clássica, as músicas que fazem sucesso internacional ou os êxitos da música popular brasileira, quase todos temos esse hábito de criar uma banda sonora para nossos dias e nossas vidas.

Culturalmente, a música está presente, ainda que de formas distintas, um pouco por todos os povos e isso criou um grande interesse da ciência sobre o real efeito que a música tem no ser humano, motivando várias pesquisas.

Bem como, entre os resultados encontrados, surgem vários benefícios da música para a saúde humana, que justificam, em parte, o motivo pelo qual somos tão apegados a ela. Então, venha conhecer os benefícios da música para a saúde humana.

Os beneficios da música na saúde humana
Os benefícios da música na saúde humana – Foto Divulgação

1º – Redução do estresse e ansiedade

Várias pesquisas revelam que a música pode ter uma ação fisiológica, assim, levando o corpo a relaxar. Ou seja, isso faz com que a música possa reduzir o estresse e os sinais de depressão no ser humano. Portanto, um estudo britânico atestou que algumas músicas podem reduzir em 65% a nossa ansiedade, melhorando o estado de espírito.

2º – Promove o bem-estar

Além de reduzir o estresse, a música pode agir, no nosso corpo, promovendo a libertação de neurotransmissores que criam uma sensação de alegria. Assim, a música pode melhorar o bem-estar humano e elevar nosso astral.

3º – Motiva a atividade física

Você já deve ter notado que sua academia sempre tem música. Isso não é por acaso! Está comprovado que a música melhora a energia e a resistência, ajudando na motivação enquanto malhamos. Usualmente, o ser humano tem tendência para adaptar o ritmo dos exercícios ao ritmo da música que está escutando.

4º – Trata problemas relacionados com o sono

Algumas pesquisas também relacionaram certos tipos de música, como a música clássica, com a redução de problemas de saúde relacionados com o sono. Induzindo um estado meditativo, esse tipo de música pode combater a insônia e promover um sono mais longo e tranquilo.

5º – Alivia as dores emocionais

Escutar música está, segundo várias pesquisas, relacionado com o impulso das emoções positivas e a capacidade de empatia. Em algumas situações, como a tristeza ou o luto, a música pode ser utilizada para combater o mau estar e promover um alívio da dor emocional.

6º – Promove um trabalho mais produtivo

Seu desempenho no trabalho também pode ser potenciado pela música. Segundo as pesquisas, o desempenho cognitivo é estimulado quando escuta música. Assim, a música é indicada para estudantes e profissionais para a obtenção de melhores resultados e para impulsionar sua produtividade.

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Alexa Coleman
Editora de Conteúdo

Akásha é um nome bastante peculiar. Registros Akáshicos Ferramenta de Transformação da Alma

Sair da versão mobile