Ego Notícias

Óleo de rícino : saiba quais são os seus benefícios para o cabelo

Óleo de Rícino - Foto magltk.com

Originalmente extraído da mamona, o óleo de rícino é o novo queridinho no cuidado com os cabelos.

Além de ter potencial hidratante, possui ação antibacteriana e antifúngica, o que ajuda a fortalecer o couro cabeludo, evitando a queda e estimulando o crescimento dos fios.

Entre seus componentes estão os ácidos graxos, sendo o principal o ácido ricinoleico, exclusivo dessa planta.

Ele contém também o ácido oleico (parcela do ômega 9), ácido linoleico e ácido linolênico (parcelas do ômega 6), ácido palmítico e ácido esteárico, além de sais minerais e vitamina E.

O óleo de rícino contém muitos compostos naturais altamente benéficos que estimulam o crescimento capilar, e embora não seja um tratamento contra a calvície.

Pode ser utilizado como um tratamento coadjuvante para amenizar a perda de cabelo e fazer os cabelos crescerem mais espessos e fortes.

+ LEIA MAIS: Cuidados com os cabelos e penteados para o Carnaval

Se a perda de cabelos for devido a fatores genéticos, o uso de óleo de mamona como um tratamento de queda de cabelo não vai curar o problema. Porém, pode sim ajudar a minimizar a taxa de queda.

A aplicação não requer nenhum preparo especial: basta utilizar o óleo de rícino diretamente no couro cabeludo, massageando os cabelos por mais ou menos 5 minutos.

Após isso, colocar uma touca plástica e deixar o produto agir por algumas horas. Depois lave os cabelos normalmente diz a hairstylist Ana Paula Nesi.

Restauração e crescimento de cabelos mais fortes

Ômega 6 e ômega 9, o óleo de rícino pode dar maior volume ao fio de cabelo. Isso ocorre porque esse ácido graxo estimula o couro cabeludo e os folículos pilosos (local onde os cabelos nascem), fortalecendo assim os fios.

Hidratação dos fios

 O óleo faz a hidratação dos cabelos ressecados, formando uma película que impede a perda de água para o ambiente.

Combate à caspa

Além disso ele evita o ressecamento dos fios, prevenindo a descamação do couro cabeludo. Mas é importante ressaltar que ele sozinho não resolve este problema.

Oleosidade excessiva

Essa propriedade de limpeza também o ajuda a combater a oleosidade excessiva do couro cabeludo.

Principalmente quando há bactérias e fungos fomentando a produção excessiva de oleosidade pelas glândulas sebáceas da região.

Óleo de Rícino
Óleo de Rícino – Foto cabelosfemininos.club

 Sigam o Egonotícias no Instagram: @egonoticias

Sair da versão mobile