Ego Notícias

O Vou Pro Sereno Lança DVD “É a Força do Nosso Som”

Foto Do DVD A Força Do Nosso Som - Foto Bruno

O Vou Pro Sereno ou “VPS”, como chamam os fãs lança no dia 31 de agosto deste ano o seu mais recente projeto, o DVD, “A Força Do Nosso Som”, um passeio nos 20, quase 21 anos de estrada do grupo, numa celebração ao samba e ao sambista, o que canta ou aquele que simplesmente carrega em sua veia este amor ao ritmo, que é nossa maior expressão musical.

Foto Do DVD A Força Do Nosso Som – Foto Bruno

Com distribuição assinada pela Sony, vem com 40 faixas, cinco inéditas, além das canções de mestres, responsáveis por clássicos que ficarão para sempre no legado musical brasileiro e até do mundo.

Formado em 1997 por Alex Sereno (Tantã e Voz), Júlio César (Pandeiro e Voz), Paulinho (Reco-reco e Voz) e Rodrigo Sereno (Violão e Voz), sua raiz é na Zona Oeste do Rio (“Alô Alô Realengo”) e vem de berço sua relação com o samba. Surgiu como Sereno, que entre muitas andanças e shows, um dos grandes mestres vivos do samba, o músico Sombrinha (Ex- Fundo de Quintal), convidou o grupo para compor sua “banda base”, chegando a um dos maiores teatros do país e um dos mais antigos do Rio, o Teatro João Caetano – Centro/RJ, ficando por várias temporadas.

+ LEIA MAIS: Vou Pro Sereno comanda feriado da Sexta-Feira Santa com mais uma edição da Roda de Samba

Rebatizado com o nome atual em 2008, nasceu também o primeiro CD, um EP, com seis canções próprias como, “Essa Preta”, “Vou Pro Sereno” e “Logo Dou Um Jeito”, entre outras. Depois de uma década, passam então a um grupo seleto do samba carioca, alcançando rádios e cidades por todo o país. Passa a ser convidado a participar de diversos projetos assinados por grandes compositores como, Xande de Pilares, Felipe Silva, André Renato, Charles André, entre muitos outros.

Xande De Pilares – Foto Bruno

Em 2011, o primeiro DVD, “Vou Pro Sereno“, com a explosão de “Mulher Não Manda em Homem”, por todo o território nacional, leva finalmente o quarteto ao topo. — Outros sucessos também embalaram pagodes, rodas e muitas festas como, “Sem Moderação”, “Logo De Um Jeito”, “Nosso Amor É Perfeito” e “Quero Mais”, que contou com a participação de Mumuzinho e é pedida até hoje por onde se apresentam.

Paralelo aos seus shows, O “VPS” comanda uma das rodas de samba de maior referência do Rio De Janeiro, a Roda “Nada pra Fazer“, projeto agora itinerante, sucesso por diversas capitais do país, com um público de aproximadamente 10 mil pessoas. Atualmente reúne sucessos absolutos nas rádios nacionais como “Nada Pra Fazer”, homônima da Roda e “Me Desculpe a Franqueza”, canção atual de trabalho. É comum craques da seleção e de grandes times de futebol comemorarem seus feitos, cantando sambas do grupo.

Marquinhos PQD – Foto Divulgação

No dia 31 de agosto, data escolhida para o lançamento oficial da Força Do Nosso Som, um local muito especial para os músicos e toda a grande família que é o VPS e agregados foi escolhido, o Shopping de Bangu, bairro que também é uma extensão de suas casas, o que faz da ação, pra lá de especial.

VPS A Força Do Nosso Som Público – Foto Bruno

Mais que um desafio, A Força Do Nosso Som traz a personalidade dos sambistas e de toda sua equipe, a começar pela produção musical, que é própria, da VPS Produções, já a fonográfica tem o selo e assinatura da Sony Music.

Mumuzinho – Foto Bruno

Passeia por clássicos e relembra pérolas de nomes como Candeias, Agepê, Arlindo Cruz, Almir Guineto, Delcio Luiz, Fundo De Quintal, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho e claro a dama do samba, Dona Ivone Lara e até Caetano Veloso, entre muitos outros bambas.

Com 40 canções, a primeira faixa tem um sentimento especial para o grupo e seus fãs, resgatou o que o carioca estava sentindo falta, aquele sambinha despretensioso, cheio de ginga, de energia trocada pelo remelexo de cada pessoa presente na famosa roda de samba do Vou Pro Sereno. Seguida pela canção do mestre Sombrinha, que dispensa comentário, logo após a dama do samba é representada no DVD. Entre muitas faixas á peso de história, destacamos ainda a 17 e a 26, responsáveis pelo atual sucesso dos quatro sambistas, todos apaixonados pelo samba, família e futebol.

VPS A Força Do Nosso Som Público – Foto Bruno

Nas participações, Reinaldo, referência, amigo e parceiro em muitos shows do Sereno participa de “Agora Viu que Perdeu e Chora”, “ Trapaças Do Amor” e “Sonhos”; – Ludmilla entra em cena com “Cheguei” para bagunçar ainda mais a roda. Mumuzinho, cria da região e amigo de longa data do grupo sobe ao palco 360º e apresenta seu sucesso, “Não Quero Despedida”, além das canções 15 e 16 do disco. Marquinhos PQD, como não poderia deixar de ser canta seus sucessos, “Ogum” e “Deixa Clarear”. Finalizando as parcerias do projeto, Xande De Pilares em “Zé Tambozeiro”, “Marinheiro Só” e “Brincadeira Tem Hora”.

Ludmila – Foto Bruno

“É um sonho até ousado, pois sempre tivemos a ideia de cantar samba, ter a raiz como nossa vertente e gravar os mestres. Conseguimos mostrar que o samba é de todos, é nosso maior legado cultural, é nossa verdade. Temos músicas próprias, mas porque não celebrar nossas preciosidades, homenagear nossos mestres e eles sabendo disso? É importante sim criar um acervo, mais importante ainda é levar adiante, fazer parte disso tudo de alguma forma. A Força Do Nosso Som é isso, juntos, somos muito mais fortes. Essa foi nossa idéia”, conta Júlio Sereno.

“De início, muitas dúvidas apareceram, muitos questionamentos, mas decidimos que não se trata de um show para o Vou Pro Sereno. É uma homenagem a quem podemos celebrar e que eles saibam disso, mas infelizmente alguns já se foram. Nós fazemos parte disso, não queremos ser exclusivo, apenas estar numa grande família que é o samba, o som que acreditamos”, explica Rodrigo Tchutchucão.

Reinaldo – Foto Bruno

“Por mais de 20 anos nós corremos por rodas de samba, por casa de shows, dias sacrificados, outros muito alegres e divertidos. O que nos impulsionou até aqui foi nossa verdade, literalmente “A Força que O Nosso Som” nos fez seguir. Este DVD é uma grande festa que estamos fazendo pra nós, pro nosso público e uma maneira de agradecer aos mestres, que tanto fizeram para abrir caminhos para os novos”, se emociona Alex Sereno.

“Lançar este projeto no Bangu Shopping é realmente um feito. Nem imaginávamos que a antiga Fábrica Bangu se transformaria num. Somos cria desta região, somos gente da gente, daquelas que grita um oi pro vizinho e para quem esta passando, esse é o nosso samba diário. Não tem como expressar, como estamos felizes. Só temos que agradecer a Papai Do Céu, nossa família, a empresária Luciana Lopes e Márcio Kuko, a todos que fazem parte de cada ação, aos amigos, ao público e ao samba”, agradece Paulinho Sereno.

Uma das maiores características da banda é a despretensão em só cantar músicas próprias ou programadas nos seus shows. O quarteto aposta na energia e no que vai embalar o público, com o melhor dos clássicos do samba, o clima local e a energia do momento. Estas situações é que ditam o Vou Pro Sereno em suas apresentações e sua força atual.

VPS e Reinaldo – Foto Bruno

Com um louvor todo especial a raiz, aos mestres e a sua verdade musical, o Vou Pro Sereno é também um convite: Vem Pro Samba, o samba que ultrapassa fronteiras musicais e você é um grande convidado, uma parte importante que é A FORÇA DO NOSSO SOM.

Na ordem, seguem as faixas:

    1. Nada Pra Fazer (Rodrigo/Julio Chocolate/Paulinho Sereno/Paulo Henrique Mocidade/Alex);
    2. Nascente da Paz (Sombrinha e Adilson Victor);
    3. Alguém Me Avisou (Yvonne Lara);
    4. Saco Cheio (Marcos Antonio/D. Fia);
    5. Bebeto Loteria (Tião Pelado);
    6. Agora Viu que Perdeu e Chora (Participação de Reinaldo – Letra: Arlindo Cruz/Jorge David/Franco);
    7. Trapaças do Amor (Participação de Reinaldo – Letra: Cabo Velho/César Rodrigues);
    8. Sonhos (Participação de Reinaldo – Letra: Claudio Santana/Chalinho/Jairo/Baby);
    9. Logo Dou um Jeito (Felipe Silva/Neném Chama);
    10. Cheguei ((Participação de Ludmilla – Letra: Wallace Vianna/André Vieira);
    11. Chegamos ao Fim (Arlindo Cruz/Pezinho);
    12. Fim da Tristeza (Maurição/Arlindo Cruz/Carlos Sena)
    13. Além do Meu Querer (Pezinho);
    14. Não Quero Despedida (Participação de Mumuzinho – Letra: Pedrinho do Cavaco/Thiago Soares/Silvio Neto/Paulo Sérgio Valle/José Augusto);
    15. Quero Mais (Participação de Mumuzinho – Letra: Delcio Luiz/André Renato);
    16. O Bem (Participação de Mumuzinho – Letra: Arlindo Cruz/Delcio Luiz);

  1. Volta de Vez pra Mim (Marquinho PQD/Arlindo Cruz/Delcio Luiz);
  2. Abuso de Poder (Marquinho PQD/Carlito Cavalcante);
  3. Mistérios do Peito (Dom William);
  4. E a Vida Mudou (Mauro Jr./Xande de Pilares/Jorge Aragão);
  5. Por Querer, Sem Querer (Serginho Meriti/Acyr Marques);
  6. Brilho no Olhar (Almir Guineto/Daniel Brasileiro/Celso Leão);
  7. Problema Emocional (Ronaldo Barcellos/Delcio Luiz);
  8. Nossa Escola (Gaby/Alex Primitude/Vinícius Maia/Luciano Bom Cabelo/Pipa Vieira/Luciano Bom Cabelo/Ronaldo);
  9. Luz do Amor (André Renato/Alex Sereno/Tiago Petróleo);
  10. Ogum (Participação de Marquinhos PQD – Letra: Marquinho PQD/Claudemir);
  11. Deixa Clarear (Participação de Marquinhos PQD – Letra: Marquinho PQD/Arlindo Cruz/Sombrinha);
  12. Deixa Estar (Cleber Augusto);
  13. Frasco Pequeno (Mario Sérgio/Arlindo Cruz/Franco);
  14. Lucidez (Fundo de Quintal/Jorge Aragão);
  15. Você Não Sabe Escutar (Serginho Meriti/Claudemir);
  16. Lama nas Ruas (Almir Guineto/Zeca Pagodinho);
  17. Deixa Eu Te Amar (Agepê/Camilo/Mauro Silva);
  18. Identidade (Jorge Aragão);
  19. Singelo Menestrel (Guará);
  20. Zé Tambozeiro (Participação de Xande De Pilares – Letra: Vandinho/Candeia);
  21. Marinheiro só (Participação de Xande De Pilares – Letra: Caetano Veloso);
  22. Brincadeira Tem Hora (Participação de Xande De Pilares – Letra: Beto Sem Braço/Zeca Pagodinho);
  23. Dança no Ar (Pedrinho da Flor).

Ficha Técnica:

DVD A FORÇA DO NOSSO SOM

Produção Geral: – Marcio Kuko e Luciana Lopes

Produção Musical: – VPS Produções

Produção Fonográfica: – VPS Produções e Sony Music

Vou Pro Sereno: – Julio Sereno, Rodrigo Tchutchucão, Alex Sereno e Paulinho Sereno

Músicos: – Julio sereno – pandeiro e voz, Rodrigo Tchutchucão – violão 6 e voz, Alex sereno – tamtan e voz, Paulinho sereno – reco e voz,

Jocivan – bateria, Lápis –  baixo, Gilson verde – violão 7,

Vitor pedro – cavaguinho e cavaco solo, Cleiton – surdo – cuíca – repique de  anelmão e efeitos,

Marcio kuko – cuíca, efeitos e repique de anel

Arranjos: – “Nada pra fazer”, “O Grito”, “Luz do Amor” e “Me Desculpe a Franqueza” – Nélio JR

Gravado na Unidade Móvel Estúdio Century

Auxiliares de gravação: – Leonam Lavor e Renan Ricardo

Mixagem e Masterizacao: – Gabriel Vasconcelos

Auxiliar: – Renan Toledo

Coro estúdio: – Alex Sereno, Paulinho Sereno, Rodrigo Tchutchucão, Marcio Kuko e Robson Chocolate

Técnico de Som: – Corpo de Bolinho

Roadies: – Mentex e Diogo

Diretor equipe : – Robson Chocolate

Produtor: – Alexandre Pastel

Gerentes: – Lendro Prisco e Jailson (jaja)

Apoio de palco: – Buda, Gabriel e Bruno Serenete

Vídeo captado e finalizado por Estúdio Century

Direção: – Felipe Gregório

Produção: – Alexandre Gimenes

Cinegrafistas: – Alan Kardec, Sandro José, Wallace Gaspar, José Roberto, Philip Correia

Assistente de Câmera: – Philipe Froés

Edição e Autoração: – Ramon Samagaio

Fotógrafo: – Bruno

Apoio: – Marcelo Kitinet e Bala

Assessoria: Ricardo Araújo

 

Siga o Egonotícias no Instagram: @egonoticias

Sair da versão mobile