Ego Notícias

Verão está chegando conheça as dicas para cuidar da pele

Verão - Divulgação

Mas não quer dizer que você precisa relaxar sem se cuidar. Enquanto no inverno, a pele tende a ficar mais ressecada devido ao clima seco e aos banhos quentes, no verão, pelo uso de foto protetores oleosos e o aumento do suor, existe uma tendência maior ao surgimento de lesões de acne (popularmente conhecidos como cravos, e as espinhas) e miliária (bolinhas que ocorrem pelo entupimento das glândulas sudoríparas). Por isso é importante usar protetores solares recomendados pelo biomédica Dr. Luciana Godinho.

Mas os cuidados não param por aí! Dra. Luciana Godinho, biomédica esteta, nos dá dicas importantes, “Reduzir o tempo no banho- banhos demorados, quentes ou de banheira podem ser agradáveis, mas retiram o óleo natural que mantêm a pele macia e hidratada. Tome banho com água morna, use sabão e xampu neutros. Se seque, dando batidinhas leves no corpo com uma toalha.Ficar bem hidratado- aplique hidratante corporal, após o banho, de acordo com indicação do biomédica. Espalhe uma quantidade generosa no corpo, exceto entre os dedos dos pés, local que deve ser mantido seco para evitar infecções por fungos.Beber água- mantenha seu corpo bem hidratado.Umidificar o ar- utilize um umidificador de ambiente nos meses de inverno”.

Flyer - Dicas - Divulgação
Flyer – Dicas – Divulgação

Para as pessoas com diabetes, as sugestões continuam, pois “os níveis elevados de açúcar no sangue podem ressecar a pele de diversas maneiras. Porém, a defesa do corpo contra essa hiperglicemia pode causar danos paralelos à epiderme. Quando os níveis de glicose ficam elevados demais, o corpo tenta se livrar do excesso da substância tornando o ato de urinar mais frequente. Quanto mais você urinar, mais líquido seu corpo perderá. Se você não repuser esse líquido perdido tomando muita água, você ficará desidratado, o que causa (entre outros sintomas) ressecamento na pele. Se ela perde a umidade, pode ocorrer irritação. Em casos graves, podem se formar lesões descamativas avermelhadas. Coçar pode fazer as lesões racharem, deixando a pele suscetível a bactérias causadoras de infecções. As terminações nervosas e vasos sanguíneos danificados na pele devido aos altos níveis de glicose só agravam a situação”.

“A hipoglicemia pode causar tanto a queda de cabelo quanto mudar a forma do mesmo. Outras alterações hormonais (tireoidianas, dos androgênios, cortisol) podem aumentar a queda de cabelos e torná-los fracos e quebradiços. Outro fator é que há estudos científicos que mostram que o aumento de insulina no sangue induzido por alimentos com alto índice glicêmico (batata, arroz, chocolate) estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo, portanto podendo aumentar a acne. Por isso, é necessário sempre se manter alerta”, diz a Dra Luciana Godinho.

Foto da Capa: Verão – Divulgação
Sair da versão mobile