Um texto do século XIX, mas que retrata os comportamentos e hábitos atuais da sociedade”. Assim, a diretora Ana Miranda define a comédia ‘O Oráculo’, de Arthur Azevedo, que estreia no dia 07 de agosto, e ficará em curta temporada, toda quarta-feira, às 21h, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea, até 28 de agosto. No elenco, renomados atores da televisão e do teatro: Luciano Szafir (Nelson), Lica Oliveira (Helena), Luca Machado (Oráculo) e Rodrigo de Castro (José).
A peça foi montada e dirigida, pela primeira vez, por Ana Miranda, em 2016, durante a defesa da tese final do curso de licenciatura em teatro. “Decidi defender como diretora e queria algo que eu pudesse trabalhar com quatro atores e companheiros de faculdade. Me apaixonei por essa obra do Arthur Azevedo. Como é uma peça pequena, para aumentar o tempo de duração, precisei adaptar nas marcações, mas sem mexer no texto original, já que se trata de uma história antiga. O objetivo era fazer algo diferente do que a gente vê e que segurasse o público. O retorno foi maravilhoso e surpreendente porque é difícil fazer uma comédia de época. Agora, com mais recursos, resolvi fazer uma nova montagem, que está muito rica, com cenário e figurino do século XIX, aonde os quatro personagens são os protagonistas. Não tem um maior ou melhor que o outro. Todos são importantes na história”, afirma Ana Miranda, que está no ar, em “Malhação: toda forma de amar”, da TV Globo, aonde interpreta a avó Margarida. No ano passado, ela viveu a Dona Teresa de Jesus, mãe de Martinho da Vila, no espetáculo ‘Martinho da Vila 8.0 | Uma Filosofia de Vida’, em homenagem ao sambista.
Com direção de produção de Ana Ferguson e Solange Bighetti, ‘O Oráculo’ conta a história do advogado Nelson que recebe conselhos amorosos do Oráculo para saber a melhor forma de como terminar o relacionamento com a sua amante, a viúva Helena. Quando descobre a sua intenção, ela inventa uma traição que o deixa revoltado. “Nessa peça de costumes, Arthur Azevedo demonstra toda a sua habilidade em criar um
enredo engraçado, que prende a atenção do espectador, e ainda reelabora elementos da tradição literária”, completa Ana Miranda.
O escritor Arthur Azevedo nasceu no Maranhão e foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Além de ‘Oráculo’, lançado em 1956, também escreveu os contos ‘Sonetos’ e ‘Teatro’, as peças ‘O Liberato’ e ‘A Família Salazar’, entre muitos outros.
SERVIÇO:
Peça: ‘O Oráculo’
Local: Teatro Vannucci – Shopping da Gávea
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 52, 3° Piso – Shopping da Gávea, Gávea
Telefone para informações: (21) 2274-7246
Temporada: 07 de agosto a 28 de agosto
Dia: Quarta-feira
Horário: 21h
Valor dos ingressos: R$80,00 (inteira) e R$40,00 (meia)
Forma de pagamento: na bilheteria do teatro (em dinheiro) e outras formas de pagamento no site: www.tudus.com.br
Duração do espetáculo: 60 minutos
Classificação etária: Livre
Lotação: 400 lugares
O teatro tem acesso para deficientes / acessibilidade
Jornalista: Monica Hing
Leia Mais: Enrico lança música composta por filha de Chico Pinheiro
Elenco:
Lica Oliveira – Helena
Luca Machado – Oráculo
Luciano Szafir – Nelson
Rodrigo de Castro – José
Ficha Técnica:
Texto original – Arthur Azevedo
Direção – Ana Miranda
Direção de Produção – Ana Ferguson e Solange Bighetti
Assessoria de Imprensa – Eliana Brito e Tania Figueira e GMP Assessoria
Supervisão de cenário e Figurinos – João de Freitas Henriques
Preparação vocal – Carla Guapyassu
Preparação corporal – Oscar Calixto
Fotos – Rodrigo Sampaio
Assistente de Produção – Adriano Nascimento
Realização e Produção – Zeus Produções