Ego Notícias

O brasileiro está cada vez mais interessado em viajar e conhecer lugares exóticos

Pousada Camurim Grande - Maragogi - Alagoas - Foto: Jefferson Severino

Levantamento da Kantar IBOPE Media indica que o brasileiro está cada vez mais interessado em viajar. Esse comportamento faz com que as categorias e os setores ligados ao turismo se movimentem de maneira positiva. Crescimento no interesse em viagens e uso anúncios midiáticos pelo setor de turismo refletem essa realidade. Segundo estudo Target Group Index, 33% dos entrevistados declaram ter viajado em 2018. Pesquisa levanta dados sobre hábitos e comportamentos do consumidor. De acordo com o relatório, para 64% dos participantes férias de verdade sempre incluem uma viagem. E 67% afirmaram que gostariam de viajar e conhecer lugares exóticos. O levantamento aponta ainda a vontade do brasileiro em explorar novos ares: 63% afirmam pretender viajar de avião no próximo ano, ao passo que 46% ainda não programaram como viajarão.

Hotel Fazenda Boqueirão Resort de Campo - Ícone do turismo rural no Brasil
Hotel Fazenda Boqueirão Resort de Campo – Ícone do turismo rural no Brasil

Na hora de planejar sonhado descanso, a grande aliada é a internet. O meio é o mais utilizado por 92% dos viajantes. A TV vem em segundo lugar (91%), seguida pela mídia OOH – Out of Home (88%). Para 60% dos viajantes, a internet ajuda a planejar e reservar viagens. Desses, 16% afirmam navegar em sites de turismo, porém apenas 3% efetuam reservas de passagens online. Levantamento indica que o público consumidor opta por meios online para planejar sua viagem. Mas na hora de fechar a compra, ainda buscam meios analógicos, uma oportunidade para incrementar reservas diretas. Dos que compram online, o desktop ainda é o dispositivo mais utilizado, mas o mobile vem crescendo como preferido entre os viajantes.

Hotel Renar – Fraiburgo – SC, Terra da Maçã – Vale do Contestado

O setor de Cultura, Lazer, Esporte e Turismo também aproveitou essa onda positiva, crescendo com sua presença na mídia. De acordo com dados da pesquisa Advertising Intelligence do Kantar, no primeiro semestre de 2019, a compra de espaço publicitário pelo setor registrou crescimento de 10% do GAV (valores publicitários brutos, desconsiderando descontos e negociações), em comparação ao mesmo período do ano anterior. As categorias excursões e viagens e hotéis, motéis e pousadas figuram entre as cinco que mais investiram em mídia dentro do segmento. As áreas aparecem em terceiro e quarto lugar respectivamente. Antes delas, eventos sociais e culturais e produções cinematográficas e estúdios aparecem no pódio. Fechando o ranking, editoras e publicações estão em quinto lugar em investimento em anúncios.

Agora, cá entre nós os viajantes e consumidores de turismo, o nosso desejo se tornaria em muito mais realidade se tivéssemos mais empresas aéreas e preços mais convidativos e justos, muita conectividade e infraestrutura nos destinos por que para a maioria deles é um sofrimento onde o turista vai uma vez e não volta mais.

Leia ainda: Floripa Airport inaugura novo aeroporto internacional de Florianópolis

turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia e viagens

Sair da versão mobile