Ego Notícias

Novidades na programação da Casa-Museu Ema Klabin

“Controle Remoto” faz reflexão sobre o papel exercido pela mídia Fotos: Ding Musa.

Novidades na programação da Casa-Museu Ema Klabin

A cada dia, a Casa-Museu Ema Klabin fortalece sua programação virtual com atividades culturais pelo projeto #CasaMuseuEmCasa. Assim, para participar de uma série de eventos interativos, rever exposições, aprender mais sobre arte e também curtir boa música, basta acessar as redes sociais do museu (Instagram, Facebook, Twitter e YouTube). Além disso, a programação está aberta para toda a família.

Gosta de arte?   Pela   Série Jardim Imaginário você poderá rever a instalação “Controle Remoto” que, inclusive, faz uma reflexão sobre o papel exercido pela mídia. A obra instalada em 2016, no Jardim da Fundação Ema Klabin, era composta, portanto, por trinta casinhas de passarinhos feitas em madeira, formando, um conjunto habitacional. Dentro de cada casa, luzes e também sons de vários programas de televisão. A obra dos artistas plásticos Gisela Motta e Leandro Lima, teve a curadoria de Gilberto Mariotti. Você pode assistir, inclusive, ao vídeo desse magnífico trabalho nas redes sociais do museu.

Obra em Sua Casa: Grafite

O educativo do museu preparou um vídeo para quem aprecia grafite e, inclusive,  também quer conhecer um pouco sobre a série Backdrop Graffiti que trouxe obras exclusivas para a Casa-Museu Ema Klabin.

Uma retrospectiva apresenta, portanto, os primeiros quatro anos da série que pode ser vista na exposição virtual Fragmentos, com curadoria de Renê Foch; , Disponível, inclusive, no site do museu.

Assim, por meio de uma narrativa, o vídeo permite, portanto, uma interação entre expectador e também os autores.

De acordo com a coordenadora do educativo da Casa-Museu Ema Klabin Cristiane Alves,  “Obra em Sua Casa convida o público a conhecer esses trabalhos, refletir, aguçar a percepção visual e também descobrir novos significados. A cada semana, portanto, apresentamos um conjunto de artistas. Cada um deles com sua linguagem, seus traços marcantes, personagens e também poéticas”.

O educativo também preparou uma série de vídeos que narram  os mitos, contos populares e também as histórias que se escondem por trás dos detalhes das peças da Coleção Ema Klabin (Mitologias da Coleção). Assim, a cada história pais e também filhos são convidados a criar uma ilustração e, inclusive, se quiserem, enviar para postar nas redes do museu. Ou, ainda, marcar com a hashtag #CasaMuseuEmCasa  

Quarentena com boa música na Casa-Museu Ema Klabin:

Novidades na programação da Casa-Museu Ema Klabin
Flávio Rodrigues. Foto: Enrique Garcia

Antes de mais nada,  a música pode deixar mais leve o período de isolamento social. E quem gosta de boa música, poderá conferir no Canal do YouTube do Museu, todas as terças, às 17 horas, um vídeo com uma música inédita dos espetáculos realizados na Casa-Museu Ema Klabin em 2019. Inclusive, sempre trazendo curiosidades sobre as mesmas. Em julho, portanto, serão músicas do show do grupo Mental Abstrato.

Além disso,  às quintas-feiras, dando continuidade à parceria com o projeto Violão e Ponto, acontecem apresentações inéditas gravadas por violonistas direto de suas residências. Já estão confirmadas, enfim, as presenças de Flavio Rodrigues,  que interpretará a música SP de La Frontera, de sua autoria. Além do músico Thiago Guarnieri, que apresenta  Tico-tico no Fubá, de Zequinha de Abreu e também Fantasia em Em , de sua autoria.

Além disso, é possível rever espetáculos completos que estão disponíveis no canal do YouTube da Casa-Museu, como, por exemplo: Grupo Octôctô (ritmos populares brasileiros e a música de câmara de concerto), Timbaloca (Banda de salsa que surgiu a partir de um grupo de estudos de Música Afro Latina), grupo Purahéi Trio que reúne canções e músicos da tríplice fronteira entre Paraguai, Argentina e também Brasil. 

Enfim, quem estiver com saudades de caminhar pelo museu é só realizar visitas virtuais no Google Arts & Culture  no link: https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-ema-klabin. Ou pela ferramenta digital  Explore, no site do museu: https://emaklabin.org.br/explore/

Serviço:

Casa-Museu Ema Klabin:  #CasaMuseuEmCasa

Obra em Sua Casa: exposição virtual Fragmentos

Mitologias da Coleção:

Shows completos: Sábados às 16h30 –  Grupo Octôctô, Timbaloca,  Purahéi Trio (Já disponíveis no Canal do YouTube).

Músicas inéditas:  Todas as terças do mês de julho, 17 horas músicas inéditas do show do grupo Mental Abstrato.

Violão e Ponto:  9, 16, 23 e 30 de julho de 2020 – 17h – Flavio Rodrigues (dia 2), Thiago Guarnieri (dia 9)  (Parceria com o Violão e Ponto)

Fotos: Ding Musa (exposição), Enrique Garcia (músico).

Fonte: Mídia Brazil Comunicação Integrada
Assessoria Imprensa

Redes sociais:

Instagram: @emaklabin

Facebook: 

Twitter: 

Canal do YouTube: 

Site: https://emaklabin.org.br/

Pela primeira vez: Theatro Municipal do Rio abre para tour virtual

Sair da versão mobile