Ícone do site Ego Notícias

Obras de Niki de Saint Phalle embelezam Hannover

niki de saint phalle

A intervenção na Gruta Herrenhäuser é uma das mais belas obras da artista francesa - Foto: Martin Kirchner/Divulgação

Cidadã honorária de Hannover, a renomada artista francesa Niki de Saint Phalle (1930-2002), manteve uma amizade com a cidade de mais de 30 anos.

Foi lá que ela fez sua primeira grande exposição, na Associação de Arte de Hannover. Ela sempre ia à capital da Baixa Saxônia para trabalhar. E dizia ter “um sentimento muito especial por Hannover“.

Essa relação rendeu diversas obras que ajudam embelezar o local. Niki é a criadora das mundialmente famosas Três Nanas. Também deu à gruta nos Jardins de Herrenhäuser sua aparência atual. E muitas de suas obras estão em exposição no Museu Sprengel.

Às margens do rio Leine reinam as famosas Três Nanas, esculturas femininas criadas por Niki com curvas expansivas e cores brilhantes.

Uma vez controversas, hoje as “Damas gorduchas” são o simbolo de Hannover. Localizadas na Leibnizufer, Sophie, Charlotte e Caroline – as Três Nanas – estão entre as atrações mais procuradas de Hannover.

Ao redor das estátuas, acontece todos os sábados pela manhã o tradicional mercado de pulgas da cidade antiga. O visitante pode caminhar e aproveitar os preços do mais longevo mercado de usados da Alemanha.

Quando recebeu o título de cidadã honorária de Hannover, Niki de Saint Phalle deixou grande parte de suas obras para o Museu Sprengel. Este é um dos mais importantes de arte dos século 20 e 21 e o principal da cidade, às margens do lago Machsee. Com mais de 400 obras, estão ali representadas todas as fases criativas da “Artista do Século“. São desenhos, esculturas, pinturas e assemblagem – colagens com objetos e materiais tridimensionais.

Construida em 1676 como refugio para o calor, a gruta de Herrenhäuser é a prova final do amor entre Niki e Hannover. Considerado seu último grande trabalho, o local atrai visitantes pelo feitiço criado a partir da restauração liderada pela artista. O local se transformou em um fascinante mundo inspirado em contos de fada. O design da gruta conta com numerosos espelhos, seixos e vidro colorido. Infelizmente, a artista morreu um ano antes da conclusão de sua obra.

A estreita amizade entre Hannover e a artista francesa não é representada apenas pelas Três Nanas e a gruta de Herrenhäuser. Ela recebeu uma grande homenagem em 2002. A famosa rua de compras no centro da cidade passou a ser chamada de Niki de Saint Phalle Promenade. Essa é uma das mais queridas ruas centrais de compras em Hannover, com diversas oportunidades de compras em apenas 100 metros de extensão.

Siga o Egonoticias: http://instagram.com/egonoticias

Siga o jornalista: https://tempointegralblog.com

Veja todos os posts do autor: https://egonoticias.com/author/fabio-mendes/

 

Sair da versão mobile