Ego Notícias

Na prática, como a destruição da Amazônia impacta no país?

Na prática, como a destruição da Amazônia impacta no país?

Se existe vida na Terra, um dos principais responsáveis por isso é o dióxido de carbono, ou CO2. E, se algo ameaça a vida na Terra, é também o CO2, quando em excesso. Controlar a quantidade de CO2 na atmosfera é uma tarefa das florestas. E é aí que a Floresta Amazônica assume um importante papel!

O CO2 retém parte do infravermelho no planeta, formando o famoso efeito estufa. A Terra se mantém aquecida e garante condições ideais para existência de vida. Basicamente, durante a formação do bioma amazônico, toneladas de carbono foram retiradas da atmosfera pela fotossíntese e hoje se encontram estocados na biomassa dos vegetais.

A Amazônia possui uma extensão de mais de 5 milhões de Km² de mata, sendo uma das maiores do planeta. O dia 5 de setembro é marcado por ser o Dia da Amazônia. Ironicamente, há um mês estamos vendo justamente essa região ser protagonista de um enorme impacto ambiental: as queimadas na Amazônia tomaram proporções catastróficas e são notícia internacional.

Mas por que devemos nos preocupar?

Muito CO2 é um problema! As queimadas em grandes proporções não só retiram essa capacidade de drenagem de CO2, como também produzem mais através da queima da biomassa, provocando a intensificação do efeito estufa e, por consequência, o aquecimento global.

Outro ponto é o comprometimento da quantidade de vapor de água que irá umidificar a atmosfera. Com a perda de árvores, ocorre redução da evapotranspiração vegetal. Assim, o ar mais seco compromete a formação de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste principalmente, o que pode contribuir para verões mais secos.

Como consequência da menor pluviosidade, há redução da produtividade agrícola, com prejuízos financeiros aos agricultores e alimentos mais caros aos consumidores, represas de hidrelétricas vazias e racionamento de água à população.

Isso significa que, sim, um desequilíbrio na Amazônia reflete em todo o país!

Entendida a situação, precisamos ressaltar a importância da fauna e da flora da Floresta Amazônica. A biodiversidade brasileira é reconhecida como uma das mais expressivas do planeta e tem papel importante no bem-estar e na saúde do homem ao prover produtos como fármacos, alimentos, madeira e muitos outros.

A destruição da floresta culmina na perda de reservatórios naturais de patógenos e na disseminação de vetores, tendo uma relação direta com o surgimento doenças ou surtos.

Já passou da hora de os brasileiros se conscientizarem dos benefícios da floresta para a humanidade, reconhecerem que esse é o maior patrimônio nacional, se orgulhar e, a partir daí, assumir a responsabilidade de preservá-la.

Na prática, como a destruição da Amazônia impacta no país?
Foto Divulga;áo

Sobre Pollyana Fantini

Pollyana Fantini é uma das professoras da Salinha Bioquímica, curso especializado em Biologia e Química para vestibulares de medicina e Enem. Formada em Ciências Biológicas pela UFMG, Pollyana dá aulas para pré-vestibulares desde 2005, além de lecionar para escolas de referência no Brasil.

Sobre Guilherme Oliveira

Guilherme Oliveira é Técnico em Química pelo Cefet/MG e graduado em Química pela UFMG. Além de ser um dos professores da Salinha Bioquímica, curso especializado em Biologia e Química para vestibulares de medicina e Enem, é também professor nos principais colégios pré-vestibulares de BH e do interior de Minas.

Novidades a caminho? Gritto anuncia o lançamento do projeto “Identidade”

Não perca clica agora e confira: Lu Gatuza se prepara para lançar clipe na Kondzilla

O que mais você gostaria? Lu Gatuza se prepara para lançar clipe na Kondzilla

Leia mais Festa de aniversário de Léo Lins reúne famosos em São Paulo 

Gosta de ler? Filme brasileiro conta a história de jovem da periferia tentando sobreviver sozinho no mundo

Veja mais: Guacamole Cocina Mexicana lança combo especial em comemoração ao Dia Nacional do Taco

Confira:  Aplicativo para síndicos é oficialmente lançado durante o Condomeeting 

Musa Incendeia a web: Musa gremista diz que o segredo do Rubro-negro foi desvendado pelo São Paulo

Tudo isso e muito mais? Fausto Silva parabeniza Tainá Grando por ultrapassar a marca de 100 clipes musicais 

Que tal clicar aqui e conferir como foi: Kaballah Festival comemora aniversário no Green Valley neste sábado (7)

Uau que legal! “Mart’nália Canta Vinicius de Moraes” em show inédito no Palácio das Artes

Elevou a temperatura da web: Dayse Brucieri diz que não tem problemas de falar sobre sexo: “Sou bem resolvida”

Sair da versão mobile