Ego Notícias

Músico Rafael Vieira lança vídeoaulas gratuitas sobre microfonação de bateria

Músico Rafael Vieira lança vídeoaulas gratuitas sobre microfonação de bateria

  Com o objetivo de oferecer conhecimento musical gratuito, o baterista Rafael Vieira, em parceria com a empresa INConsciente Coletivo, sob a gestão da designer Ana Carol Carvalho, apresentam o projeto Microfonação de Bateria. A primeira aula estará disponível no Youtube no dia 2 maio, às 10h, sendo as demais, em um total de seis, lançadas nas semanas seguintes, no mesmo horário. As aulas são voltadas para bateristas, técnicos de som, produtores, estudantes de música e músicos profissionais.

As aulas são apresentadas por Rafael e músicos convidados que ajudam a exemplificar as técnicas de composições instrumentais. O Projeto Microfonação de Bateria está disponível no site www.bateristavieira.com, que tem um link para o canal do Youtube do músico. Para lançar o projeto os realizadores estão fazendo uma ação de divulgação, com o sorteio de uma caixa de bateria profissional. Para participar da promoção basta acessar o site (http://bit.ly/2H7h2dc) ou as redes sociais do baterista que dá o passo a passo para os interessados. Já para participar das aulas é necessário inscrever-se no canal.

A microfonação é uma técnica de captação de som para um show ao vivo ou no estúdio. Neste caso, o instrumento de destaque é a bateria. “Nas aulas será possível aprender sobre diversos tipos de microfones, conceitos, modelos e aplicações, além de técnicas sobre como microfonar a bateria”, explica Rafael, idealizador do projeto. Ana Carol explica que “embora o posicionamento inicial do coletivo seja suas atividades em torno das onze edições do festival realizadas até hoje, a partir deste ano, o INC prestará também consultorias para empreendedores destes segmentos”. Assim surgiu esta parceria que resulta agora nestas vídeoaulas.

O projeto, validado pelo Simdec – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura, do Município de Joinville -, foi dividido em seis vídeoaulas. Na primeira, os alunos poderão aprender sobre conceitos e histórias, criando uma base para os vídeos seguintes. Na sequência, irão saber mais sobre como fazer uma captação com apenas um microfone. Depois, o músico ensina como microfonar o bumbo, além de técnicas overhead. A quarta aula será sobre técnicas de overhead em estéreo, passando para conceitos de microfonação de tambores e, para concluir, o tema será ambiência. Além dos vídeos foram desenvolvidas apostilas de apoio com informações complementares sobre os temas abordados com dicas, sugestões e materiais que ajudam a exemplificar o conteúdo. Os vídeos contarão também com recurso de legendas disponível em diversas línguas.

Além do patrocínio do Simdec, o trabalho tem apoio da Pearl, Santa Costa, Univale e Batuka Groove.

Confira: facebook.com/bateristavieira

Assessoria de Comunicação

Santa Cultura Comunicação Criativa

Sandra Moser / Taísa Rodrigues

Tel.: (47) 99179-7484 / (47) 98864-3373

sandra@santacultura.com.br / taisa@santacultura.com.br

facebook.com/santaculturacomunicacao

www.santacultura.com.br

 

Músico Rafael Vieira
Foto divulgação
Sair da versão mobile