Teatro

Musical Nelson Gonçalves – O Amor e o Tempo estreia no Teatro Gazeta

Uma peça de teatro musical em homenagem ao artista que imortalizou clássicos da MPB

Musical Nelson Gonçalves – O Amor e o Tempo estreia no Teatro Gazeta
Após três temporadas de sucesso no Rio de Janeiro, chega a São Paulo o musical em homenagem ao Rei do Rádio Nelson Gonçalves, que completaria 100 anos dia 21 de junho. Interpretado por Guilherme Logullo e Jullie, a peça faz uma incursão em momentos marcantes de um dos maiores ídolos da música brasileira, que vendeu mais de 80 milhões de discos ao longo de sua carreira
Musical Nelson Gonçaves – Foto Dan Coelho
Na data que se comemora o centenário do cantor Nelson Gonçalves (✩ 1919 –  ✞ 1998), segundo maior vendedor de discos do Brasil, estará em cartaz o espetáculo Nelson Gonçalves – O Amor e o Tempo, uma peça de teatro musical em homenagem ao artista que imortalizou clássicos da MPB, como Chão de EstrelasCarinhoso Rosa. A montagem é idealizada e produzida por Guilherme Logullo, tem texto de Gabriel Chalita, direção e coreografia de Tânia Nardini, direção musical e arranjos de Tony Lucchesi, cenografia de Doris Rollemberg e figurinos de Fause Haten. Além da produção, Logullo também atua em parceria com a atriz e cantora Jullie. A temporada começa dia 3 de maio, sexta-feira, 21h, no Teatro Gazeta.
Musical Nelson Gonçaves – Foto Dan Coelho
Sem a proposta de trabalhar questões biográficas da vida do artista, o musical se inspira em sentimentos e emoções expressas por Nelson Gonçalves nas canções que compunha e/ou interpretava. Na história, os protagonistas não representam personagens, mas sim a razão (Guilherme Logullo) e a emoção (Jullie), sentimentos que criam uma narrativa não-linear e de linguagem poética. 
Musical Nelson Gonçalves – O Amor e o Tempo estreia no Teatro Gazeta
Musical Nelson Gonçaves – Foto Dan Coelho
“Quis escrever um texto que, de alguma forma, fugisse um pouco dos musicais tradicionais. Nelson Gonçalves foi um homem que amou profundamente e que, também por isso, sofreu. O musical traça um diálogo entre a razão e a emoção, reforçado pela força e dramaticidade das canções interpretadas por ele. As músicas entrelaçam essas falas o tempo todo, enfatizando essa disputa de sentimentos”, explica o autor Gabriel Chalita.
Musical Nelson Gonçaves – Foto Dan Coelho

 

Espetáculo reúne 33 canções

O espetáculo reúne 33 canções, entre elas Naquela MesaA Volta do Boêmio e Chão de Estrelas. “A montagem tem um tom nostálgico e lírico. Vamos trazer fatos, histórias, emoções, músicas e sentimentos”, explica Guilherme Lagullo, que ‘descobriu’ Nelson Gonçalves durante estudos para um personagem, e por conta da semelhança do registro vocal, ficou encantado. A descoberta virou vício e admiração. E, aos poucos, nasceu a vontade de levar Nelson aos palcos.
Musical Nelson Gonçalves – O Amor e o Tempo estreia no Teatro Gazeta
Musical Nelson Gonçaves – Foto Dan Coelho
Sobretudo, os figurinos criados pelo estilista Fause Haten se revelam ao longo do espetáculo. As peças vão sendo removidas uma a uma e trazem novas camadas que se traduzem em números musicais. Já o cenário de Doris Rollemberg faz uma verdadeira homenagem ao teatro, trazendo para a cena um camarim, coxias e até o urdimento de um palco. Uma banda composta por cinco músicos também acompanha a dupla de atores em cena.
 
O diretor musical Tony Lucchesi optou por incluir violões na orquestra, instrumento muito ligado ao homenageado. A emoção (o amor) a ser personificada na figura masculina e o tempo (a razão) na figura feminina também gera uma riqueza musical e mais diversidade às interpretações, já que, normalmente, se espera o contrário. Outros recursos, como uma marcação de relógio nas canções do repertório de Jullie, representando o tempo, e muitos mash-ups nos momentos que os protagonistas cantam juntos ajudam a associar os temas às interpretações. A direção e coreografias de Tânia Nardini faz com que os momentos da peça que pinçam situações vividas por Nelson não soem biográficos ou narrativos – a ideia é que a todo momento a poesia do homenageado seja traduzida em cena. 
Musical Nelson Gonçaves – Foto Dan Coelho
Para Guilherme Logullo, que idealizou o projeto, a peça cria uma relação imediata com o público, já que as músicas escolhidas para a trilha são clássicos no país. “Nelson tem canções conhecidas em todo o Brasil, o que faz com que o espetáculo sempre traga uma série de recordações e sensações nostálgicas”, conclui o artista.
                                        

Sinopse

Vivendo um conflito constante entre o amor (a emoção) e o tempo (a razão), os protagonistas trazem à tona as emoções vividas por Nelson Gonçalves ao longo de sua vida e carreira, cantando seus maiores sucessos, numa homenagem ao centenário do cantor e compositor brasileiro, um dos maiores vendedores de discos do país. Nelson Gonçalves é revivido por meio das canções e das emoções do casal de protagonistas. 

Ficha Técnica

Certamente, umm musical idealizado por Guilherme Logullo e Gabriel Chalita. Direção e coreografia: Tânia Nardini. Roteiro: Gabriel Chalita. Elenco: Guilherme Logullo e Jullie. Coordenação Artística: Guilherme Logullo. Cenografia: Doris Rollemberg. Figurinos: Fause Haten. Direção Musical e arranjos: Tony Lucchesi. Direção de Produção: Lu Castro. Assistência de direção e movimento: Nadia Nardini. Visagista: Diego Nardes. Design de Som: Gabriel D’Angelo. Design de Luz: Renato Machado. Redes Sociais: Gabriella Costa
NELSON GONÇALVES – O AMOR E O TEMPO
Temporada: 3 de maio à 30 de junho. Sextas, 21h; sábados, 20h e domingos, 18h.
Classificação: Livre.
Duração: 60 minutos.
Capacidade: 700 lugares.
Ingressos: R$80 (inteira) e R$40 (meia)
TEATRO GAZETA
Avenida Paulista, 900 – Térreo. Bela Vista – São Paulo, SP
Ingressos à venda pelo site www.teatrogazeta.com.br
Fonte: Teto Cultura

Lourdes Castro

Nascida em São Paulo, Capital - SP, Brasil, Formada em Comunicação Social pelas Fiam- Faculdades Integradas Alcântara Machado, Pós Graduada em Administração de Marketing pela Fecap, Especialização em Assessoria de Imprensa pelo Senac. Jornalista, Assessora de Imprensa e Produtora do Programa Fama & Destaque da Apresentadora Viviane Alves, pela TV Guarulhos. MTB 15521

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo