Ícone do site Ego Notícias

Mulheres na Música traz concerto de jazz e discute prática musical feminina

Mulheres na Música traz concerto de jazz e discute prática musical feminina

Inicialmente,  a  série “Mulheres na Música” traz um concerto de jazz com Paula Valente Trio na Casa Museu Ema Klabin. O grupo liderado pela flautista e  saxofonista Paula Valente, acompanhada pela guitarrista Eliza Basile e  também  pela contrabaixista Gê Côrtes se apresenta no domingo, dia 5 de junho, às 11h. São  60 lugares presenciais e transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube do Museu.

Com o título “Jazz…fica bem para uma senhora?”, o programa dialoga inclusive com duas questões relacionadas à prática musical feminina. Primeiro os instrumentos como, por exemplo,  sax, guitarra e contrabaixo que, historicamente, foram vetados às mulheres, bem como, por serem considerados inadequados por exigir posição ou esforço contrários à “feminilidade”. Segundo, destaca sobretudo o papel feminino na música popular. Além disso, explora ainda o repertório de grandes cantoras como, por exemplo,  Billie Holiday, Ella Fitzgerald e Peggy Lee.

A série Mulheres na Música tem direção artística da pianista Lilian Barretto. Além disso,  curadoria da jornalista e também  pesquisadora Camila Fresca e é realizada em parceria com o Instituto Arte Plena. O concerto conta ainda com o patrocínio da Klabin S.A., no âmbito do projeto “Fundação Ema Klabin: casa e museu”.

Arte-Papo:  música e educação

A Casa Museu Ema Klabin ainda promove um Arte-papo com Rogério Zaghi para uma conversa sobre a relação entre música e educação. Pianista atuante com formação no Brasil, França e também Rússia, ele  também é  gestor dos Cursos Técnicos da Academia da Osesp. Além disso do “Descubra a Orquestra”,  o maior programa de formação de plateia do país, inclusive, com mais de um milhão de alunos alcançados. O encontro pode, enfim,  ser visto no  Canal do YouTube da Casa Museu Ema Klabin.  Enfim, a  ação é uma parceria da Casa Museu Ema Klabin com a Osesp.

 Música à Mesa

Ainda na área musical, no dia 30 de junho, às 19h, a cantora e pesquisadora Anna Maria Kieffer ministra a palestra Música à Mesa – Práticas musicais em refeições festivas.  O encontro aborda aspectos das músicas executadas durante e após as refeições do mundo greco-romano até a Era vitoriana. A palestra será ilustrada por imagens, assim como  por exemplos musicais. Além disso, vai buscar , inclusive,  representar o papel da sociabilidade musical por meio de uma viagem histórica no tempo. Com 25 CDs, CDs-livros e DVDs gravados, Anna Maria Kieffer dedica-se à pesquisa e à divulgação da música histórica do Brasil e da música vocal. Dessa forma, a iniciativa faz parte da Programação paralela à exposição Faca, colher & garfo: uma história. Além disso, a Inscrições estão  abertas no site.

Exposição

A saber, a  Casa Museu Ema Klabin promove até o dia 31 de julho a exposição Faca, colher & garfo: uma história. A mostra  busca, portanto,  traçar um breve relato da curiosa história dos talheres,. Além disso, a mostra tem curadoria de Paulo  Costa.

Assim a  exposição Faca, colher & garfo: uma história – uma das raras exposições dedicadas sobretudo aos talheres no mundo – e a programação a ela associada contam com o patrocínio da Klabin S.A., no âmbito do projeto “Fundação Ema Klabin: casa e museu”, e com apoio da empresa de iluminação lumini.

Enfim, a Casa Museu Ema Klabin fica na Rua Portugal, 43, no Jardim Europa, SP. Além da Casa , também é possível visitar o Jardim, que inclusive leva a assinatura de Roberto Burle Marx.  Com cerca de 1.000 m², o jardim conta também com um grande lago, inclusive  com carpas. Além disso, orquidário . Aliás, vale a visita. sobretudo com a família.

Serviço:

Mulheres na Música – Paula Valente Trio “Jazz…fica bem para uma senhora?”

5 de junho, domingo, às 11h .  60 lugares por ordem de chegada e pelo Canal do YouTube do Museu

Palestra: Música à mesa: práticas musicais em refeições festivas . Anna Maria Kieffer. 30 de junho, quinta-feira, às 19h – Via Zoom.   Inscrições: https://emaklabin.org.br/

Exposição: Faca, colher & garfo: uma história – Até 31 de julho

Visitas: quarta a sexta-feira. Em grupos de até cinco pessoas com educador. Finais de semana e feriados, visitas livres em grupos de até 20 pessoas: 11h, 14h, 15h15 e 16h30.

Gratuito

Rua Portugal, 43, Jardim Europa, SP

@emaklabin

Foto: Maurício França/divulgação

Fonte: Cristina Aguilera
Assessoria de Imprensa

Leia também: Viola Encanto de Mulher 

Sair da versão mobile