Ego Notícias

Milhões de brasileiros estão trabalhando em casa

Milhões de brasileiros estão trabalhando em casa enquanto enfrentam o problema na pandemia do coronavírus.

No Brasil, trabalhar em casa, o chamado home office, ainda não é tão comum como nos Estados Unidos ou alguns países europeus. Um levantamento divulgado no final de 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que 3,8 milhões de pessoas no país trabalhavam dentro de casa, ou seja, menos de 2% da população total.

Com o surto do Covid-19 e a prática do isolamento incentivada pelas autoridades de saúde, alguns brasileiros estão experimentando o home office pela primeira vez e as empresas reexaminando como elevar sua cultura corporativa para que sejam mutuamente benéficas. Ou seja, esta é uma oportunidade de provar que o trabalho remoto funciona, e bem.

Milhões de brasileiros

Na ACOM Sistemas, empresa de tecnologia ERP com unidades em Curitiba e São Paulo, o home office já funcionava com profissionais de T.I., mas com os demais profissionais esta é a primeira vez que a metodologia está sendo empregada. “Acompanhando o número crescente de casos confirmados e suspeitos da Covid-19 na capital paranaense, aderimos a esse modelo. Todos os nossos colaboradores estão trabalhando remotamente, adaptando seus espaços em casa para suas atividades”, conta Eduardo Ferreira, diretor comercial da ACOM, que conta com uma equipe de 60 colaboradores.

Videoconferências entre colaboradores são realizadas diariamente – Foto ACOM

A empresa intensificou a utilização de ferramentas digitais, que se tornaram ainda mais essenciais para a comunicação e continuidade dos trabalhos. “Na área administrativa estamos usando o nosso próprio sistema, o ERP EVEREST Gestão Empresarial, que foi construído no conceito de aplicativos. Assim os funcionários podem inclusive acessar suas tarefas pelo celular e ainda personalizar seu ambiente de acordo com as suas funções e da maneira mais prática e conveniente para eles”, revela Eduardo.

O diretor comercial considera ainda que não há como prever os próximos dias com a Covid-19 ou quanto tempo esse período de reclusão irá durar. “O que podemos fazer é dar continuidade a nossa vida profissional. Empresas que não permitem trabalho remoto poderão passar a apoiar essa atividade, se conseguirem provar a si que funciona. É realista imaginar que o trabalho remoto poderá se tornar mais habitual daqui para frente”, afirma Eduardo Ferreira.

ACOM

A analista de testes da ACOM, Alana Graziela de Jesus, conta que sua rotina mudou bastante por conta da pandemia, e que para trabalhar em casa utiliza de alguns recursos para poder se concentrar. “O fone de ouvido me ajuda bastante, evita a distração com os ruídos que não são comuns como em um escritório. O bom é que não preciso pegar ônibus para ir trabalhar e ao fim do expediente já estou pronta para minhas atividades particulares em casa”, conta.

Manter os costumes de quando ia trabalhar no escritório da empresa é o que tem feito o desenvolvedor de sistemas da ACOM, Diogo Jesus. “Coloco o despertador para tocar 45 minutos antes de começar a trabalhar. Assim posso acordar e tomar café da manhã com tranquilidade antes de iniciar. Limpo o local de trabalho com álcool em gel, regulo a cadeira de modo que fique confortável, e fecho a porta para trabalhar”, fala Diogo.

Milhões de brasileiros estão trabalhando em casa

A orientação de especialistas, é que para se ter um bom desempenho no trabalho remoto, disciplina é fundamental, assim como criar um espaço confortável e exclusivo para o trabalho. 

Confira então, 07 dicas para ter um bom desempenho home office:

Chef Rodolfo Bracali – E-book Assessoria Gastronômica

FotosACOM – Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Engenharia de Comunicação
Engenharia de Comunicação

Coronavírus no Brasil, pânico ou exagero? E agora?.https://egonoticias.com/coronavirus-no-brasil-panico-ou-exagero-e-agora/

Sair da versão mobile