Ego Notícias

Mês de Conscientização do Autismo

Mês de Conscientização do Autismo é celebrado no Floripa Shopping

Mês de Conscientização do Autismo

O Floripa Shopping, que há alguns anos abraça a causa das crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), vai dedicar o mês de abril às pessoas com autismo e às famílias com pessoas portadoras da síndrome. Com a ideia de conscientização, o evento ainda tem o intuito de alertar e esclarecer a sociedade, contra preconceitos e ajudar a diagnosticar a doença logo cedo.

A abertura do evento será no dia 31/03 com a palestra de Rodrigo Tramonte, que é autor do livro Humor Azul – O lado engraçado do Autismo. Rodrigo tem 38 anos é cartunista e caricaturista profissional, formado em Artes Plásticas pela UFSC e especialista em Produção Multimídia pela Cesusc. Ele foi diagnosticado com espectro autista apenas com 30 anos e hoje usa a linguagem dos quadrinhos com muito humor para trazer conhecimento e, ainda, quebrar a barreira do preconceito.

Também a partir do dia 31 de março será possível conferir a exposição “Almas”, no piso L1 do Floripa Shopping, ao lado da loja Panvel Farmácias, realizada pela ONG Autonomia. A exposição, realizada pelo fotógrafo Leonardo Rizzaro, apresentará a vivência e o dia-a-dia do autismo transpostas em imagens, captando a essência e a alma das crianças e adolescentes que participam do projeto. A ONG Autonomia, muito atuante em Florianópolis, recebe pessoas com qualquer tipo de deficiência. É uma organização que faz um importante trabalho de inclusão social desde 2009.

Outro projeto de sucesso e que continua a cada mês, dentro do Floripa Shopping, é a Sessão Azul. No dia 13 de abril, às 11h, terá uma edição especial, gratuita, no Cinemark, com o apoio do “Eu Faço Cultura”. Durante toda a sessão, a sala de cinema ficará com as luzes acesas, o som mais baixo e a plateia poderá andar, dançar, gritar e cantar à vontade. O objetivo principal da iniciativa é que as sessões funcionem como uma extensão ao trabalho terapêutico realizado em crianças com TEA, e aumentem o engajamento dos pais no processo de tratamento e a adaptação dos pequenos a novos ambientes. O filme escolhido, para essa sessão especial, foi “O Parque dos Sonhos”. Para participar basta entrar no site www.sessaoazul.com.br e ficar por dentro das informações e distribuição dos ingressos que começa dia 09/04 (terça-feira), a partir das 20h.

No dia 07 de abril teremos um bate-papo com Ana Alves Maykot (mamãe da Clarinha de Laço), Priscila Carpes (mamãe do Vicente) e Aline Venturi (mamãe do Davi) que falarão da relação familiar com o autismo, através de uma conversa leve e cheia de informação. O bate-papo é gratuito e será realizado no espaço da exposição (piso L1 ao lado da loja Panvel Farmácias).

No dia 24 de abril, o cartunista, Rodrigo Tramonte, voltará para uma sessão de autógrafos, do livro Humor Azul.

Além disso, será lançada uma camiseta exclusiva da exposição “Almas”. A parceria é da ONG Autonomia com a marca Rockfella. A venda da camiseta no dia 31/03 será revertida integralmente, para a ONG e após esse dia será revertido 10% da venda. O valor da camiseta será R$99,00.

O evento acontece até o dia 30 de abril, será totalmente gratuito e terá parceria com a ONG Autonomia, Rockfella, Rafa Som, Sementinha de gente e Centro Evolvere.

O estacionamento do shopping é gratuito de segunda a sexta-feira (exceto feriados), até às 14h. A programação completa do evento pode ser conferida no site www.floripashopping.com.br e nas redes sociais do Shopping.

Confira a programação do evento:

Domingo (31/03) – 14h

Abertura da exposição Almas

Domingo (31/03) – 17h

Palestra do cartunista, Rodrigo Tramonte

Domingo (07/04) – 17h

Bate-papo com as mamães Ana Maykot, Priscila Carpes e Aline Venturi.

Sábado (13/04) – 11h

Sessão Azul gratuita no Cinemark, com o filme “O Parque dos Sonhos”

Quarta-feira (24/04) – 18h

Sessão de autógrafos com o cartunista, Rodrigo Tramonte

Leia+:Tratamento para a cura dos vícios vem provando há 5 anos sua total eficácia

Jornalista:Vanessa Martinelli

noticia
Foto Divulgação

Mês de Conscientização do Autismo

Sair da versão mobile