Ego Notícias

Mercado de franquias é oportunidade de negócio

Mercado de franquias é oportunidade de negócio para jovens empreendedores.

Com a grande taxa de desemprego que atinge o Brasil, o empreendedorismo se tornou a opção mais desejada entre diversas pessoas, principalmente aqueles que estão começando a se inserir no mercado de trabalho. Não é à toa que o número de jovens empreendedores está cada vez maior no país. De acordo com o último levantamento realizado pelo Sebrae, cerca de 57% dos jovens brasileiros possuem um empreendimento em fase inicial.

Mercado de franquias é oportunidade de negócio certo.

Em contrapartida, boa parte desses negócios não se desenvolvem e são finalizados em pouco tempo. Um dos principais motivos está relacionado a falta de experiência desses jovens que ainda não possuem bagagem suficiente para lidar com todos os pontos relacionados ao empreendimento. Exatamente por isso, o universo das franquias se tornou uma das opções mais atraentes para este público.

O especialista em gestão estratégica de negócios e gerente de rede da Franquia Empresta Bem Melhor, em Belo Horizonte, comenta que a possibilidade de investir em um negócio que já possui marca e processos de operação estabelecidos no mercado chama a atenção dos empreendedores em início de carreira. “Assim como em qualquer segmento, ainda é preciso dedicação, pesquisa, planejamento e paciência. Mas, diferente de um empreendimento que começa do zero, as franquias contam com total suporte, além de ajudar os franqueados a identificarem o melhor caminho para começar”, explicou.

Mercado de franquias é oportunidade de negócio
Foto Divulgação

Oportunidades

Outro ponto a favor deste mercado, para quem está começando, refere-se às oportunidades que podem ser criadas no meio. “Os jovens, geralmente, gostam de lidar com novidades. As franquias permitem que eles possam expandir o negócio para outros locais ou em formatos diferentes, como nos casos das microfranquias, franquias home office, entre outros. Portanto, eles conseguem colocar a ‘mão na massa’ e, ao mesmo tempo, ter o suporte necessário para não correr riscos desnecessários”,acrescentou.

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Douglas Andrade, gerente de rede de franquias Empresta BH. Formado em Ciência Contábeis, com MBA em gestão estratégica de negócios e gerenciamento de projetos.

Leia também: Home Staging: conceito americano de Marketing Imobiliário chega ao Brasil e já é sucesso

Sair da versão mobile