Saúde e Bem-Estar

Medicina integrativa será debatida no VI Encontro Brasileiro de Portadores de Câncer

Inscrições gratuitas para esse evento que será realizado dias 27 e 28 de novembro, no Hotel Cambirela, em Florianópolis

Portadores – Como foco principal o controle do câncer associado à medicina integrativa. A Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC) promove. VI Encontro Brasileiro de Portadores de Câncer dias 27 e 28 de novembro, no Hotel Cambirela, em Florianópolis (SC).

Amucc - Banner divulgação cancer portadores encontro florianopolis
Amucc – Banner divulgação

Existem mais abordagens que podem minimizar os problemas decorrentes dos tratamentos disponíveis. Hoje e que causam tanto sofrimento aos pacientes. O objetivo da terapia convencional é eliminar a doença. Enquanto a medicina integrativa propõe uma parceria entre médico e seu paciente para a manutenção da saúde. Nesta parceria, a medicina integrativa reúne profissionais de diversas áreas e formações. Defendendo que a interdisciplinaridade é essencial para cuidar da pessoa.

Na palestra de abertura, na manhã do dia 27, o médico cirurgião Alberto Peribanez González abordará o tema. “Nova visão sobre fisiologia e medicina integrativa”. González é autor do livro “Lugar de médico é na cozinha”. E durante o evento vai lançar mais uma publicação: “Cirurgia Verde. Conquiste a saúde pela alimentação à base de plantas”.

No período da tarde, será realizado o painel “Desmistificando a Medicina Integrativa”. Com a participação de pacientes e profissionais de saúde. E mediação do médico Rogério Rita.

Já na terça-feira (28), entra em pauta os desafios dos cânceres digestivos. Com o renomado oncologista clínico, Dr Luiz Alberto da Silveira.  Também Diretor da Oncologia na Clínica Florianópolis e autor de livros técnicos em oncologia. E demais livros incluindo “O Sentido da Vida” e “Escolha Ser Feliz”.

Também terá destaque no evento um debate sobre o Novembro Azul, com o painel sobre câncer de próstata: “O que realmente dá para fazer para reduzir a mortalidade?, com a presença do Dr. Francisco Norberto M. da Silva, Coordenador Nacional de Saúde do Homem da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Brasília, e do Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia em Santa Catarina, Dr Rodrigo Moneratt.

Ainda para encerrar o evento, uma exposição de depoimentos de exemplos de vida e superação da doença, com destaque para o depoimento do centroavante do Botafogo (RJ), Roger Rodrigues, que recentemente superou um câncer nos rins, diagnosticado em setembro passado.

O público-alvo do evento são portadores de câncer, ex-pacientes, familiares, profissionais da saúde, voluntários, organizações da sociedade civil, conselhos profissionais que interagem com o portador de câncer, integrantes dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, Regionais de Saúde de Santa Catarina, estudantes da área da Saúde e do Direito, Imprensa e todos os interessados na discussão de temas relacionados ao controle do câncer.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da AMUCC:  www.amucc.org.br

Mais informações pelo telefone (48) 3025 7185 ou pelo e-mail amucc@amucc.org.br

Veja todos os temas que farão parte do encontro:

  • Nova visão sobre fisiologia e medicina integrativa;
  • Desmistificando a Medicina Integrativa: o que é oncologia integrativa e como integrá-la ao tratamento convencional;
  • Como tratar o câncer de maneira mais eficaz e menos tóxica;
  • Importância do Tratamento Multidisciplinar em Câncer de Cabeça e Pescoço. ●Painel elaborado e apresentado pela Associação Câncer Boca e Garganta (ACBG): o que deveríamos saber sobre o câncer de cabeça e pescoço;
  • Câncer do aparelho digestivo – Por que o Câncer Colorretal está crescendo tanto?
  • Ambiente regulatório da Pesquisa Clínica: qual a importância da pesquisa clínica para o paciente? Papel da Pesquisa Clínica – onde precisamos avançar? A importância do controle social da pesquisa com seres humanos;
  • Câncer de mama – o que há de novo?
  • Câncer de próstata – Novembro Azul: ações eficazes para reduzir a mortalidade;

“Direito de Tentar” e “Direito de Escolha” dos pacientes. Controvérsias sobre a Fosfoetanolamina.

 

centraldemultas.net.br
centraldemultas.net.br

Deia Sell

Jornalista, Pedagoga, Turismóloga, Pós-Graduada em Gestão Escolar em Nível Superior. Comunicativa e sempre antenada em tudo. Já assinou colunas de moda e de turismo com dicas de locais Friendly entre outros assuntos variados. Divulgar o Turismo, a Gastronomia e a Cultura fazem parte de seu currículo. Formadora de opinião e ótima interlocutora. Faz parte da equipe do EgoNoticias desde o seu início.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo