Ego Notícias

Marketing promove indústria farmacêutica

Marketing promove indústria farmacêutica e conecta profissionais da área 

O mercado farmacêutico é um dos que mais cresce no Brasil. Para se ter uma ideia, um levantamento da consultoria Redirection International apontou que essa indústria movimentou mais de R$ 190 bilhões em 2023. Já dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa mostram que a venda de medicamentos no país gerou um faturamento de R$ 131,2 bilhões em 2022.

De acordo com a Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), um dos fatores que mais impulsionam a indústria farmacêutica são as vendas pela internet, colocando o mercado brasileiro do setor como o quinto maior do mundo. De fato, no cenário internacional, os Estados Unidos estão no topo do ranking de quem mais faturou com o mercado on-line.

Estratégica essencial

Nesse sentido, a farmacêutica Bruna Bergamin destaca a importância de uma boa comunicação e estratégia de marketing quando o assunto é mercado farmacêutico. Ela, que tem mais de 19 anos de atuação na área, defende que a combinação de conhecimentos em ambas as áreas é um diferencial significativo. “Um profissional com formação em Farmácia que também entende de marketing possui uma visão holística e estratégica, essencial para a promoção eficaz de produtos e serviços farmacêuticos”, pontua.

Marketing promove indústria farmacêutica e conecta profissionais da área 
Marketing promove indústria farmacêutica e conecta profissionais da área – Fotos: Freepik / Divulgação

De acordo com a especialista, a formação em Farmácia proporciona um entendimento profundo sobre a ciência dos medicamentos, suas formulações, mecanismos de ação, e os rigores dos processos de pesquisa e desenvolvimento. Enquanto os conhecimentos em Marketing fazem com que esses produtos alcancem os profissionais de saúde e, consequentemente, os pacientes. “E é aqui que entra o marketing, que vai além da promoção e venda. Ele envolve a compreensão das necessidades e comportamentos dos consumidores, o posicionamento dos produtos no mercado”, salienta Bruna.

os benefícios que o Marketing traz para a indústria farmacêutica e para os profissionais que atuam nela. Bruna explica que a mescla dessas duas expertises são essenciais para criar e disseminar conteúdo técnico e científico de alta qualidade em revistas especializadas, por exemplo. “Essas publicações são vitais para a educação contínua de profissionais de saúde, fornecendo informações atualizadas sobre novas pesquisas, avanços em tratamentos, e assim, inovações no desenvolvimento de medicamentos”, assegura.

Público-alvo

Somado a isso, está a capacidade de traduzir informações científicas complexas em mensagens claras e acessíveis: “Essa é uma habilidade importante na área da saúde. Por isso, profissionais que entendem de ambos os assuntos podem elaborar artigos, white papers, e materiais de propaganda médica que informam e engajam o público-alvo, como médicos, farmacêuticos ou outros profissionais de saúde.”

As revistas científicas e técnicas facilitam e engajam a comunidade farmacêutica, servindo como veículos para a disseminação de novos conhecimentos e práticas. Quando editadas ou geridas por profissionais com conhecimento em farmácia e em marketing, essas publicações ganham uma nova dimensão, tornando-se fontes de informação e ferramentas estratégicas de comunicação e educação, conforme explica a especialista.

RESUMO: Farmacêutica com formação em Marketing, Bruna Bergamin explica como a conexão entre as duas áreas atuam em prol do mercado da saúde.

LOCAL: Campinas, SP.

Sobre a profissional: 

Bruna Bergamin é bacharel em Ciências Farmacêuticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e tem MBA em Marketing. A profissional possui mais de 19 anos de experiência no segmento farmacêutico, ou seja, com destaque para pesquisa clínica, treinamento de equipes de saúde, desenvolvimento de produtos, visitação médica, preparação de materiais para propaganda médica e desenvolvimento de artigos científicos.

Com experiência na coordenação de departamentos técnicos para o desenvolvimento de revistas médicas e na pesquisa e desenvolvimento de novas formulações farmacêuticas, além disso, Bruna tem prática em consultoria farmacêutica para farmácias de manipulação e oferece treinamento especializado e orientação estratégica através de consultoria personalizada. No currículo, ela possui, ainda, formação em Gestão de Serviços de Saúde e MBA em Cosmetologia pela METROCAMP.

Fotos: Freepik / Divulgação 

Por: Bruna Bergamin

Leia mais! Marketing na promoção da indústria farmacêutica

Sair da versão mobile